Redes sociais aliada ao e-commerce: saiba como gerar resultados

Atualmente, as redes sociais tomaram conta de praticamente metade da população mundial. Dados indicam que existem mais de 3 bilhões de usuários nas mídias sociais. Essas redes sociais promovem uma maior interação entre amigos e até mesmo novas pessoas de todas as partes do globo. E cada curtida, comentário ou conversa por inbox podem ajudar nas decisões de compras. 

É muito normal que as pessoas procurem por marcas que lhe agradam e sigam suas redes sociais. A internet promove uma maior interação entre empresas e clientes, e inclusive implantou a possibilidade de criação do e-commerce. 

Um e-commerce nada mais é do que um comércio eletrônico. É uma venda feita totalmente pela internet. Existem lojas virtuais que trabalham apenas com essa possibilidade de venda eletrônica, mas também lojas físicas já trabalham com isso para aumentar sua gama de clientes em outros estados brasileiros, por exemplo, já que a venda online ultrapassa as fronteiras físicas. 

A 4ª edição do NuvemCommerce 2018: relatório anual de comércio eletrônico, uma pesquisa feita pela NuvemShop, demonstrou que, naquele ano, 21% das vendas online aconteceram através das redes sociais. Especialistas acreditam que esse número pode crescer ainda mais no ano de 2019. 

Mas, para que a venda não presencial seja efetiva para o seu comércio, é preciso alinhar bem uma posição dentro das redes sociais, criando uma conexão com clientes fixos e com o novo grupo de clientes em potencial que as redes oferecem. 

Além disso, marcar presença nas redes sociais também pode ajudar a gerar um destaque maior para o seu e-commerce. Afinal de contas, todos os dias surgem novas lojas online que podem gerar uma concorrência direta ou indireta com a sua empresa. 

As redes sociais de um e-commerce devem ser estruturadas para proporcionar um atendimento diferenciado ao seu público, criar uma interação natural e também oferecer um conteúdo relevante. Tudo isso pode ajudar no destaque online da sua marca. 


Usando as redes sociais para o seu e-commerce

As redes sociais geram, quase de forma automática, um engajamento com a empresa. Mas, para que isso aconteça, é necessário começar aos poucos. A primeira dica é compartilhar um conteúdo de qualidade, que seja útil para o seu público-alvo. Gerando um alto número de curtidas e comentários, é possível que esses clientes engajados recomendem a sua marca para todos os seus contatos da rede social. E um compartilhamento orgânico da postagem pode, às vezes, gerar mais resultados do que um anúncio pago dentro da plataforma. 

Uma dica para a criação de um conteúdo de qualidade é renovar. Converse sobre o seu produto e conte a história da sua marca, mas traga novidades. Faça pautas que sejam relevantes para o seu público e que, ao mesmo tempo, sejam indiretamente relacionadas com o produto que você está vendendo. Assuntos da atualidade podem gerar ainda mais engajamento, em compartilhamentos e curtidas. 

Para criar um conteúdo de qualidade, é necessário conhecer o seu público-alvo, saber sobre o que ele gostaria de ser informado, qual a característica principal da sua personalidade e quais as suas expectativas com o seu produto. Assim, é possível criar um vínculo e se aproximar ainda mais do seu cliente. Uma tática é sempre humanizar a sua marca na hora de responder comentários. 

Outra possibilidade dentro das redes sociais para um e-commerce é a possibilidade de visualizar absolutamente todas as menções feitas a marca dentro da mídia social. Com isso é possível monitorar todos os elogios e até mesmo as críticas que forem feitas a sua empresa. Ajudando assim, no caso de reclamações, a resolver a crise antes que outras pessoas vejam a postagem, gerando uma imagem positiva da sua marca. 

Uma forma para mensurar resultados das campanhas de redes sociais é o uso de cupons. Por exemplo, ao liberar um cupom de desconto para a próxima compra, você saberá quantos clientes chegaram ao seu site através das redes sociais. É importante lembrar que a internet pode te auxiliar a criar uma imagem forte e positiva da sua empresa e-commerce. 

 

Escolhendo as redes sociais para o seu e-commerce

Usar todas as redes sociais para tentar criar uma campanha talvez não seja a melhor estratégia. É preciso conhecer o seu público-alvo e saber em quais redes sociais ele se mostra mais ativo. Não é necessário escolher apenas uma para investir em conteúdo, mas é bom optar pelas redes que podem trazer maior resultado e mais pessoas para acessarem a sua loja virtual. 

A primeira e, atualmente, mais famosa rede social é o Facebook, com cerca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. A rede está se revolucionando todos os dias para manter os usuários interessados. A possibilidade de ganhar visibilidade de seus clientes dentro do Facebook é muito grande. 

Os benefícios do Facebook são muitos, além da notabilidade de uma empresa na rede, a mídia possibilita novidades para os e-commerce. Como por exemplo, a possibilidade de Ads, a ferramenta conhecida como Gerenciador de Negócios, que auxilia na hora de impulsionar algumas publicações. Publicações impulsionadas são pagas, mas o Facebook direciona esses conteúdos para pessoas que possam apresentar um real interesse na sua loja, ou seja, seu público-alvo. 

Além disso, já existiam tantos grupos de venda dentro do Facebook que foi criada uma página específica dentro da plataforma: o Marketplace. Em geral, serve para vendas entre usuários, mas também podem contar com anúncios de produtos de páginas comerciais. Ou seja, as redes podem fazer mais do que apenas gerar visibilidade para o seu negócio e vender dentro do Facebook pode ser muito mais fácil. 

Uma segunda rede social a ser notada é o Instagram. O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos na soma de usuários da plataforma. A rede social foi criada com foco no visual, ou seja, para divulgar fotos e pequenos vídeos, mas agora o Instagram também trouxe novidades para os comerciantes que usam a plataforma. 

O uso do stories, por exemplo, é uma forma de criar um contato direto com os seguidores, já que a publicação desaparecerá do feed em 24 horas. Dentro do stories também é possível divulgar links de compartilhamento, levando o usuário diretamente para o seu e-commerce.

Dentro do Instagram também é possível usar as hashtags, um ponto alto dentro da rede. Essas hashtags permitem que o usuário siga diretamente seus interesses, então dentro das publicações da marca é essencial fazer uso dessa ferramenta. 

Ainda conta com a possibilidade, assim como o Facebook, do Instagram Ads. Que também funciona como o impulsionamento das publicações para o público-alvo da marca, a fim de gerar maior engajamento para o perfil comercial. E também, dentro de um perfil comercial da plataforma, é possível acompanhar estatísticas diretas dos anúncios e outras publicações. 

Assim, é possível perceber que, além de gerar uma notabilidade para a sua marca, as redes sociais podem te ajudar a alcançar uma nova gama de clientes, gerando mais acessos para a sua loja virtual. E para isso, é importante pensar no conteúdo que deverá apresentar em cada rede social, de acordo com a sua empresa e seu público-alvo.

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