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Saiba como aplicar o link patrocinado em sua estratégia de conteúdo

Saiba como aplicar o link patrocinado em sua estratégia de conteúdo

Não é nenhuma novidade que para atrair e reter clientes as empresas precisam investir em sua presença na internet. Para isso, caprichar em um bom conteúdo é essencial, o que vem tornando o marketing de conteúdo cada vez mais importante no marketing digital. Com o conteúdo digital de qualidade, a sua empresa comunica a mensagem que necessita, cria laços com seus clientes, engaja seus leads e alcança maior visibilidade.

Uma estratégia de conteúdo é composta por diversos elementos que, juntamente com uma boa escrita, ajudam no sucesso dessa ferramenta. Exemplo disso são os links patrocinados, capazes de potencializar a visibilidade e conversões da empresa. Os links patrocinados são uma excelente opção para atrair o seu público-alvo, mesmo sendo uma propaganda simples.

O que são links patrocinados?

Também conhecidos como anúncios pagos, essa é uma estratégia que aparece para os internautas constantemente em páginas de buscas, em forma de textos simples. Os links patrocinados são aqueles que aparecem logo no topo da busca a partir das palavras-chave escolhidas para fazer parte das campanhas de links patrocinados das empresas.

O link é inserido em sites de busca a partir do momento em que as empresas pagam uma taxa por clique de palavras-chave do seu respectivo negócio, para as ferramentas que oferecem esse serviço, como é o caso do Google Ads.

Assim, quando alguém digita uma palavra-chave no buscador, os links patrocinados aparecem juntamente com os resultados da pesquisa. Há também a opção de aparecer como banners em sites parceiros dessas ferramentas de links patrocinados, auxiliando ainda mais na divulgação e visibilidade da empresa que contratou esse serviço. 

As redes sociais também oferecem esse serviço para divulgação em suas redes, como o Facebook e Instagram Ads. Essas são excelentes opções para links patrocinados, pois conseguem selecionar de forma mais segmentada o público que irá visualizar os anúncios, como por profissão, estado civil, idade, escolaridade, localidade, etc.

O custo desses links nas plataformas com o Google Ads, geralmente se diferencia de acordo com o alcance que ele consegue proporcionar, ou seja, de acordo com a sua modalidade. Confira as principais:

  • CPC (custo por clique): a cada clique no link, o anunciante paga;
  • CPM (custo por mil impressões): quando o anúncio atinge mil visualizações, ou impressões, o anunciante paga;
  • CPA (custo por ação): só é cobrado quando o usuário realiza alguma ação no site do anunciante;
  • CPV (custo por visualização): um valor é pago para cada pessoa que ver o anúncio.

Depois disso, a definição dos valores depende das palavras-chave escolhidas pelo anunciante e do modelo do anúncio. Tal sistema de cobrança é uma forma de garantir que o seu investimento em links patrocinados não seja em vão, ou seja, não será um investimento sem retorno, que é o que mais preocupa o marketing digital.

Sem dúvidas o Google Ads é uma das principais plataformas escolhidas para investir em links patrocinados. Dependendo do tipo de serviço ou produto oferecido, e do objetivo da campanha de marketing do anunciante é possível escolher anúncios entre rede de pesquisa, rede de display ou ambos. 

O sistema de rede de pesquisa direciona os anúncios para usuários que estão ativamente procurando por aquele produto ou serviço que está sendo anunciado, ou seja, são leads de qualidade maior, o que proporciona um retorno mais assertivo e leads mais qualificados. 

Já a rede de display inclui o seu anúncio em vários sites parceiros do Google, relacionado ao que o internauta está vendo ou lendo nesses sites ou nas buscas anteriores, mesmo que não queiram determinado produto ou serviço naquele exato momento. Isso gera uma espécie de gatilho para que o usuário crie e volte a ter interesse em seu site.

A importância dos links patrocinados em sua estratégia de conteúdo

Com toda a certeza, os links patrocinados dominam o tráfego dos visitantes de um site. Podemos confirmar isso com um estudo realizado pela HubSpot, em que mais de 40% dos cliques vão para os três primeiros resultados do Google. 

Por isso, apostar em links patrocinados tem sido uma estratégia inteligente, uma vez que esse é o primeiro contato entre cliente e empresa.

O retorno é bem rápido, já que a visualização é fácil e o interesse em adquirir um produto que já é exposto logo de cara também aumenta. O investimento costuma ser baixo perto do retorno proporcionado.

Os anúncios, quando bem feitos, atraem pessoas que realmente têm intenção de comprar, os chamados leads. Por isso, se ele for bem trabalhado e atrativo, as chances desse retorno ser ainda maior são grandes.

Em decorrência, os links patrocinados auxiliam o marketing de conteúdo no fortalecimento da marca juntamente com o conteúdo publicado. 

Isso porque, ao observar links patrocinados da sua empresa nas buscas, os usuários irão facilmente identificá-la e isso irá gerar maior credibilidade ao seu negócio. Ou seja, os benefícios são diversos, só é preciso saber colocar em prática.

Como colocar em prática?

Como já mencionado, as palavras-chave são o que irá determinar o aparecimento do seu link patrocinado para quem pesquisou. Dessa forma, escolher a palavra-chave ideal para o seu conteúdo e para as buscas do seu público se faz essencial. 

Destaca-se aqui a necessidade de levar em conta sua estratégia de conteúdo, as palavras-chave que você já utiliza e suas personas. Assim, você poderá escolher palavras que realmente sejam buscadas pelo seu público e que tenham a ver com o conteúdo que está sendo entregue. 

Se a escolha da palavra-chave é o elemento mais importante para esse sucesso, é preciso saber como escolher com sabedoria. Confira algumas dicas:

Relação

É preciso, antes de qualquer coisa, que as palavras-chave dos seus conteúdos tenham relação direta com o seu negócio. Ou seja, com o produto ou serviço que está sendo oferecido em determinada publicação. Para isso, procure analisar o que a sua empresa oferta para seu público e procure entender quais são os interesses dele. Olhe para os seus produtos e pense em quais palavras o interessado poderia utilizar para achá-lo.

Termo relacionado

Escolher palavras-chave exatas é algo positivo para atrair realmente o público que você deseja, porém, investir somente nelas não é inteligente para a estratégia de link patrocinado. 

Opte também por termos relacionados ao seu negócio, isso aumenta a possibilidade de que o seu conteúdo seja encontrado nas buscas e não restringe tanto o seu público. Às vezes, um internauta não busca exatamente por um determinado produto ou serviço, mas acaba chegando ao seu por estar relacionado.

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