Três homens trabalhando na frente de um computador

Sabemos que um dos principais objetivos de uma empresa no mercado, é gerar competitividade. Contudo, para que esse objetivo seja concretizado de maneira eficiente, é necessário dispor de estratégias para promover a marca de forma eficiente. 


Em um contexto de grande crescimento tecnológico, podemos perceber o quanto mudou o comportamento do consumidor. Através da acessibilidade à internet, as pessoas tendem a se relacionar com empresas e marcas através no meio online, especialmente em redes sociais. Dessa forma, é possível comprar produtos e contratar serviços sem sair de casa. 


Entendendo esse novo comportamento de consumo, as empresas estão percebendo a necessidade de digitalizar suas atividades, a fim de garantir uma presença digital. Nesse ponto, surge a oportunidade de um excelente profissional entrar em cena: o Social Media. Sendo totalmente adaptado para a modernidade digital, esse especialista tende a movimentar a sua marca nas redes sociais e fazer com que os usuários engajem com a sua empresa. 


Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o profissional Social Media. 


Afinal, o que é um Social Media? 


Também conhecido como Analista de Redes Sociais, o profissional Social Media acaba sendo inteiramente responsável pela gestão de diversas plataformas de redes sociais de uma empresa. Esse processo pode parecer muito simples, mas, na verdade, não é!


Sendo assim, mesmo que se trate de uma profissão que está relacionada às mídias digitais, e logo, a postagem de publicações e engajamento com usuários, existem muitas responsabilidades. 


E quem está de fora, não consegue perceber as atividades minuciosas que esse tipo de profissional costuma entregar. Grande parte dessas atividades — além do próprio monitoramento e engajamento — envolve também a análise de pesquisas para desenvolver ações mais estratégicas para a marca. 


No decorrer da jornada de um Social Media, sabemos que ele pode encontrar diversos desafios e frustrações ao longo de seu trabalho, sobretudo pelo fato de acharem que qualquer pessoa pode administrar uma página no Instagram ou Facebook de forma eficiente e estratégica. 


Dessa forma, podemos entender que o principal objetivo de um Social Media é repassar ao público que está nas redes sociais a principal essência de uma marca. Logo, sua função é deixar claro a essência da marca no meio digital. 


Ou seja, que tipo de empresa é essa? Qual é a sua principal diferenciação com base na concorrência? Como ela tende a se posicionar? 


Assim, notamos que os próprios conteúdos publicados, bem como a oferta do produto ou serviço, irão se transformar em uma consequência positiva quando uma estratégia é realizada com o respectivo propósito e uma compreensão ainda mais embasada em relação à audiência. 


Na prática: o que faz um social media? 


Conforme vimos anteriormente, a análise e publicação de conteúdos é apenas uma das diversas funções que um social media realiza. 


Por esse motivo, listamos abaixo as principais atividades que esse profissional tende a realizar em uma empresa, assim você consegue visualizar de forma prática como essa profissão de fato funciona:


1. Faz planejamentos 


Quando um social media fecha acordos com o cliente — ou a empresa em que ele trabalha — a primeira coisa a ser feita, é o planejamento e a respectiva criação das redes sociais do cliente. Logo, esse tipo de planejamento vai englobar diversos dados e informações da marca que servirão para processos estratégicos, tais como principais concorrentes, público-alvo, números internos, entre outros processos relacionados. 


Em outras palavras, é nessa primeira etapa onde é criado o branding da empresa, ou seja, a sua identidade visual. Dessa forma, o social media consegue estabelecer diretrizes, a fim de dialogar com os seguidores, criar a estratégia de campanha, e muito mais. 


2. Produz conteúdos estratégicos 


Quando um social media realiza o planejamento de uma empresa, nessas informações coletadas contém dados que irão oferecer um norte ao profissional durante a sua jornada de relacionamento com a marca. 


Logo, quando ele produz um post, por exemplo, o social media irá se certificar de que todo o conteúdo está embasado em inúmeros processos que são advindos de resultados de análise de dados e longas pesquisas mercadológicas. 


Dessa forma, entendemos que a questão da produção de conteúdo em si, é o resultado de diversos processos. Ou seja, quando eu entendo como minha marca atua, o que ela deseja oferecer ao público, a imagem que eu quero passar para as pessoas, a linguagem e o tom, os conteúdos são embasados nesses critérios, a fim de que a experiência do cliente seja a mais promissora possível. 


Além disso, é crucial que o Social Media trabalhe com agenda — seja por semana, por quinzena ou até mesmo por mês — e realizar a publicação dos conteúdos de forma estratégica, e acima de tudo, observando os melhores horários e dias da semana para isso. 


3. Faz relatórios


Existe uma pergunta que constantemente passa pela cabeça de um social media: será que as redes sociais administradas estão oferecendo os resultados desejados? 


Assim como qualquer outro profissional que trabalha na área do conhecimento, o Social Media também é um especialista que tende a trabalhar com base nos números. Por esse motivo, é de suma importância demarcar um prazo regular para fazer relatórios e analisá-los. É bastante comum que esses tipos de documentos sejam gerados no início de cada mês! 


Nesses relatórios, o Social Media irá analisar as métricas que foram incorporadas para gerar alcance, comentários, compartilhamentos, curtidas, mensagens no direct, e até mesmo informações sobre cidade, gênero e idade do público-alvo. 


Além de fazer a exposição desses números, uma análise do tipo quantitativa também costuma enriquecer ainda mais o guia e relatório profissional de uma maneira mais prática, a fim de preparar as métricas para os próximos meses. 


No entanto, caso os números não estejam bons, esse profissional precisa formular perguntas como: o que fazer para melhorar os resultados? O que fazer para tornar o período que está por vir seja ainda mais escalável? Compreendendo as respostas, esse profissional tem uma direção ainda melhor para focar.


4. Se relaciona com o público 


Existe um termo que tem crescido bastante no meio empresarial: o conceito SAC 3.0! Você sabe o que significa? Caso seja um termo ainda desconhecido, vamos te explicar agora mesmo o que significa. 


Como bem sabemos, a forma em que as empresas atendem os clientes mudou muito no decorrer do tempo, especialmente em consequência das redes sociais, que se desenvolveram no mundo inteiro.


Logo, nos contextos atuais, as redes sociais são uma das formas em que os clientes utilizam para entrar em contato com empresas. Sendo assim, quando uma marca não investe nessa área, as reclamações irão aumentar ainda mais, visto que o negócio não oferece nenhum tipo de abertura para que as pessoas possam entrar em contato para conversar, tirar dúvidas, obter suporte, ou qualquer outro objetivo específico. 


Portanto, o Social Media percebe a necessidade de comunicar-se constantemente com o público, a fim de resolver seus problemas, converter leads, gerar conversões, e não menos importante, constituir uma imagem positiva da empresa no mercado digital.


Conclusão


Conforme vimos, o Social Media oferece um papel importante para as empresas, especialmente aquelas que desejam gerar competitividade em seu mercado de atuação. Portanto, invista em uma presença digital e em estratégias nas mídias sociais para converter ainda mais clientes. 


Agora que você já sabe a importância de um Social Media em uma empresa, que tal conhecer ainda mais sobre o assunto? Então acesse o site da RedaWeb ou entre em contato conosco através do telefone 0800 750 5564 para entender como a produção de conteúdo pode escalar seu site rumo ao topo das pesquisas!