Saiba como gerar leads no Facebook

Você quer saber como gerar leads no Facebook? Afinal, esta plataforma é ainda a rede social mais usada no mundo e um canal que pode gerar muito valor para as empresas. Porém, existem muitos desafios de fazer uma estratégia dentro dela.

Acima de tudo, existe a competitividade. No Facebook, você não está apenas competindo com outras empresas, mas com os amigos, familiares do usuário e tudo mais que ele tem interesse. 

Ou seja, o maior desafio é conquistar sua atenção, com algo que seja realmente valioso. Por exemplo, o alcance orgânico dos posts está cada vez maior, visto que a rede prioriza interação entre os usuários e seus amigos.

Então, enquanto ainda certamente vale a pena gerir campanhas e estratégias de produção de conteúdo no Facebook, é preciso ser inteligente ao fazê-lo. E é isso que este post vai mostrar. 

Continue a leitura e entenda como gerar leads no Facebook de forma eficiente.

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Fale com a pessoa certa

A melhor forma de ser eficiente é falando com a pessoa certa. Ou seja, focando os esforços em quem mais tem chance de converter. Antes de mais nada, é preciso aplicar o conceito de persona, de modo a abordar os assuntos que ela mais se interessa, ter uma linguagem adequada e tudo mais.

Focando mais especificamente no Facebook, é preciso dominar bem as ferramentas de segmentação. Neste caso, existem as opções de segmentação por: 

  • Perfil; 
  • Interesse; 
  • Geográfica; 
  • E qualquer outra. 

De qualquer forma, explore as ferramentas para encontrar o ponto de equilíbrio ideal.

Ainda no que se refere à persona, é interessante falar no horário certo. Busque publicar em um horário em que o seu usuário visita a rede, de modo a aumentar as chances de ser visto por ele.

Entenda o comportamento do usuário em relação ao Facebook

Um ponto que as empresas erram ao tentar usar o Facebook é não pensar em como é o comportamento do usuário na rede. Dois conceitos se destacam neste sentido: os micromomentos e o mobile.

Há algum tempo, o Facebook estava passando por um problema. O público estava migrando para os smartphones e os anúncios da plataforma no PC, não apareciam. Por isso, durante mais ou menos um ano, Zuckerberg proibiu os funcionários da empresa de pensarem no desktop. Foi assim que surgiu a ideia dos posts patrocinados, que salvou o negócio.

A sua empresa precisa pensar da mesma forma. Facebook é mobile. São mais de 90% dos usuários que acessam o Facebook por smartphone.

Outro ponto importante é em relação aos micromomentos. Pense em como você mesmo usa o Facebook. Provavelmente, é apenas naqueles momentos em que você está de folga e fica olhando os posts na rede. Também pode ser durante a novela, ou quando está vendo alguma coisa na TV. 

Ou seja, os usuários acessam muito o Facebook, mas passam pouco tempo nele ou não estão com a atenção totalmente nele. Na verdade, é mais fácil pegar o celular 60 vezes e ficar 1 minuto cada vez, do que pegar uma vez para ficar uma hora direto.

Isso traz um enorme desafio, que é a dificuldade em chamar atenção do usuário. No mobile, seu post tem menos de 2 segundos para chamar sua atenção. Ou seja, sua oferta precisa ser muito boa.

Como chamar atenção e entregar valor para o usuário?

A partir das duas informações acima, é possível começar a pensar melhor como gerar leads no Facebook. Isso depende muito da sua estratégia e do motivo pelo qual você está na rede.

Por exemplo, se você está na rede apenas para criar autoridade de marca, os seus posts precisam apenas ser valiosos. É claro que este é um termo muito amplo, e seu usuário que decide o que é valioso ou não.

Se o seu objetivo é mais diretamente envolvido na captação de leads, significa que você quer pegar o seu contato em troca de algo. Vamos dar um exemplo. 

Uma das estratégias de geração de leads é oferecer um ebook que seja do interesse da persona. Quando ele clicar no anúncio, é direcionado para uma landing page, de modo a colocar seu e-mail e receber o material.

A partir deste exemplo, podemos aplicar tudo que vimos acima. Primeiro, é preciso conhecer bem sua persona para entender qual é sua dor. Segundo, quando for fazer o post, é preciso ter em mente que você tem muito pouco tempo para chamar sua atenção, ou seja, despertar nele o interesse pelo eBook. 

Neste caso, é preciso ser o mais direto possível, garantindo que chama a sua atenção para a landing page.

Como construir um post no Facebook?

Como você tem pouco tempo e precisa chamar a atenção do usuário, a maneira como constrói os posts é essencial. Portanto, se você se preocupa como gerar leads no Facebook, precisa se atentar a anatomia de um post.

Em primeiro lugar, a imagem. Este é naturalmente o primeiro elemento que o usuário vê. Portanto, é o que mais chamará sua atenção. O ideal é ter algo na imagem que remeta como resolver a sua dor, ou pelo menos que a aborde, pois é isso que o fará ir para a landing page ou clicar no link do post.

Nos outros elementos, você pode trazer mais contexto, com outros argumentos para fazer com que ele clique. 

Caso exista um link, por exemplo, o título da página é o segundo elemento que ele vê. Portanto, sempre que for pensar em um título, lembre-se de que esta é uma ferramenta para atrair o usuário.

Por fim, a descrição da página é o elemento “menos” importante, no sentido que é a última informação absorvida. Contudo, também é importante.

Outra boa dica é evitar repetir informação. Se você já disse algo na imagem, procure não dizer no título ou na descrição. Aproveite o pouco espaço que você tem para trazer mais elementos que convençam o usuário a interagir com o seu post, de modo a capturar o lead.

Meça resultados e faça teste

Por fim, é importante ter estas preocupações. Você pode fazer testes A/B, por exemplo, explorando diversos elementos dos seus posts para entender o que converte mais. O comportamento do público é imprevisível e inexplicável, o que significa que um certo título ou certa imagem podem ter uma performance melhor, sem um motivo muito claro. A única forma de saber é testando.

Para testar, você precisa mensurar resultados. O Facebook Ads traz diversas métricas focadas em conversão para você entender quando os posts, de fato, geram leads para o seu negócio. É crucial usá-las, de modo a sempre otimizar suas campanhas e geração de leads.

Ficou claro que como gerar leads no Facebook não tem uma resposta tão fácil. Existem muitas particularidades e dificuldades em usar a rede. 

Então, acesse o site da RedaWeb ou entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 para otimizar sua produção de conteúdo e converter ainda mais!