Saiba como inserir o seu pequeno negócio no mercado digital

Com o avanço tecnológico cada vez mais rápido, estar presente na internet é algo fundamental para todas as empresas. Essa é uma forma de ser facilmente encontrado pelo seu público-alvo, além de conseguir melhores resultados na captação de clientes e, consequentemente, um maior número de vendas. Isso tudo elevará os seus lucros de forma muito positiva em relação às empresas que não estão presentes nas plataformas digitais.

Porém, mesmo com todos estes benefícios, muitos empresários que possuem pequenos negócios ainda não estão no mercado digital, seja por julgarem um investimento muito alto ou pela falsa impressão de que este tipo de ação é voltado apenas para grandes empresas. Diferente de tudo isso, uma presença no mercado digital pode representar um melhor controle de gastos com marketing, além de ser algo imprescindível para todas as empresas, independente de seu tamanho.

Assim, não é incomum encontrar donos de pequenos negócios com dificuldades em suas finanças por não estarem presentes no mercado digital, sendo deixados para trás por seus concorrentes, graças ao uso da internet. 

Outra dificuldade alegada por alguns donos de pequenos negócios é a de não saberem como colocar o seu empreendimento no mercado digital, algo que pode ser muito mais fácil do que se imagina.


Os passos para colocar seu pequeno negócio no mercado digital

Confira, a seguir, alguns passos simples para inserir o seu pequeno negócio no mercado digital e começar a usufruir de seus benefícios, como maior captação de clientes e aumento de vendas:

1 – Tenha um blog para o seu negócio

O primeiro passo para inserir o seu negócio no mercado digital é fazer um blog para a sua empresa, para que possa compartilhar conteúdos a respeito de seus produtos e serviços. Assim, ao estar na internet com seu blog, o seu negócio já estará pronto para receber uma melhor divulgação entre as pessoas que compõem o seu público-alvo.

Porém, não basta apenas fazer um blog e esperar as pessoas conhecerem sua empresa apenas pelo fato de estar na internet. É preciso ter um trabalho de marketing de conteúdo, uma das principais estratégias do marketing digital.

No marketing de conteúdo, você deverá postar conteúdos em seu blog que façam os seus visitantes perceberem a importância de seus produtos e serviços e a forma como sua empresa pode lhes ajudar em seu dia a dia. Desta maneira, por meio de conteúdos de qualidade, você começará a gerar leads para a sua empresa, ou seja, captar clientes que podem consumir o que você tem a oferecer.

2 – Utilize o e-mail marketing para divulgar ainda mais a sua empresa

Outra maneira bastante eficaz de inserir o seu pequeno negócio no mercado digital é a utilização de estratégias de e-mail marketing, por meio do qual você enviará conteúdo a respeito de sua empresa, seus produtos e serviços diretamente para o seu público-alvo.

Muitas pessoas podem afirmar que o e-mail marketing não apresenta mais os bons resultados de antigamente, mas este erro não poderia ser maior, pois o e-mail é, ainda hoje, uma das principais formas de contato entre empresas e clientes. Assim, ao enviar conteúdo diretamente para os seus clientes, você cria uma impressão melhor de sua empresa, o que aumenta as chances de que estas pessoas comecem a comprar na sua loja.

No entanto, o e-mail marketing é uma estratégia que requer algum cuidado para que não se torne invasiva, pois os clientes podem considerar um envio excessivo de mensagens, por exemplo, como algo negativo. Desta forma, crie maneiras para que os clientes se inscrevam em seu blog ou site para receberem seus e-mails, mas não abusr da quantidade de mensagens. O ideal é que enviar apenas um ou dois e-mails por semana, para que haja uma fixação de sua marca para o público, mas sem se tornar repetitivo e gerar uma antipatia por seu conteúdo.

3 – Esteja presente nas redes sociais

Para que o seu pequeno negócio esteja presente de verdade no mercado digital, é preciso estar também nas redes sociais, pois são estas plataformas que concentram praticamente todo o seu público, de forma que sua marca pode se tornar conhecida e acessível mais rapidamente.

Além disso, nas redes sociais é possível realizar uma diversificação de conteúdos, para que a sua empresa se torne ainda mais atrativa para o público, com o compartilhamento de textos, vídeos ou fotos, por exemplo.

Porém, para um melhor aproveitamento de todos os recursos das redes sociais, é importante se adaptar às funcionalidades de cada uma delas, bem como ao público que utiliza estas plataformas. No Facebook, por exemplo, é possível postar textos mais extensos, que são complementados, ou não, por imagens ou vídeos. 

Já no Instagram, as imagens devem ser o principal foco de sua página, pois é uma plataforma voltada para a postagem e compartilhamento de imagens e pequenos vídeos. Assim, nesta plataforma, os infográficos podem ser um importante diferencial a seu favor, pois farão com que o público desta plataforma se identifique melhor com a sua empresa, além de consumir seu conteúdo de forma mais fácil.

4 – Interaja com os seus visitantes e seguidores

O sucesso de sua presença no mercado digital passa diretamente pela forma como você interage com os seus seguidores e os visitantes de suas páginas. Isto é fundamental para que exista uma proximidade maior de sua marca com os clientes, de forma que seus resultados possam ser ainda melhores.

Assim, deixe sempre aberta a possibilidade de que seus seguidores façam comentários e sugestões para a sua empresa, e busque responder a todos eles, para que os visitantes se sintam importantes para a sua empresa. Outra possibilidade que pode contribuir muito positivamente para a sua presença no mercado digital é utilizar as mensagens em redes sociais ou em seu blog para realizar atendimento a seus clientes, o que otimiza este serviço, em especial para as pequenas empresas.

Com estes passos e um trabalho dedicado para as plataformas digitais, o seu pequeno negócio poderá obter resultados muito melhores graças à sua presença no mercado digital, que concentra a maior parte das negociações e vendas atualmente.

Para que suas páginas e blogs tenham maior sucesso, um conteúdo de qualidade, que consiga unir atratividade, relevância e informações para o seu público-alvo é fundamental para o sucesso no mercado digital. Para garantir sempre o melhor conteúdo para os seus seguidores, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis, com a escolha por aquele que melhor se adequa às suas necessidades no mercado digital!