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Com o avanço das redes sociais as empresas começaram a prestar mais atenção no poder que elas exercem sobre as decisões de compra dos internautas. Nesse contexto, surgiu e se fortaleceu o uso de personalidades influentes como parte de uma estratégia eficaz de marketing digital com o objetivo de alavancar vendas.


As personalidades que exercem influência por meio das redes sociais vêm se tornando cada vez mais requisitadas pelas empresas que veem os bons resultados com uso dessas estratégias.


O que é Marketing de Influência


Segundo o Dicionário Michaelis, influência é o “poder de influenciar e modificar o pensamento ou o comportamento de outrem sem o uso da força ou da imposição”.


Nas redes sociais, a influência se traduz na capacidade de incentivar comportamentos e desejos de consumo em outras pessoas. 


Esse poder é a base das estratégias de marketing que usam as personalidades influentes na internet para tornar marcas mais conhecidas, aumentar seu engajamento e potencializar suas vendas.


Dessa maneira, podemos dizer que o Marketing de Influência é uma estratégia do Marketing Digital na qual criadores de conteúdo exercem influência sobre as decisões de compra de sua base de seguidores.


Quem são as personalidades influentes na internet


Os chamados “influencers” ou influenciadores digitais são pessoas presentes nas principais redes sociais que possuem uma quantidade considerável de fãs engajados e com um alto poder de influência sobre eles. 


O influenciador digital tem sua voz e opinião ouvidas, respeitadas e seguidas. Ele produz conteúdo útil na internet e cria uma relação muito íntima com seus seguidores.


Pode até parecer novidade, mas a influência sempre esteve presente nas ações de marketing e nas decisões de compra das pessoas.


No futebol, por exemplo, há muitos anos, grandes marcas de produtos esportivos utilizam jogadores famosos para usar seus produtos em público e, assim, influenciar os fãs do esporte. Afinal, quem não gostaria de usar a mesma marca que a chuteira do seu ídolo?


A dificuldade nessas estratégias com celebridades era que nem sempre os consumidores acreditavam. Era muito comum as pessoas duvidarem da Xuxa realmente usar Monange ou da Gisele Bündchen usar Pantene.


A questão não era sequer ser verdade ou não. A questão é que elas são mulheres inalcançáveis. Tão distantes que não parecem ser pessoas reais.


Com os influenciadores digitais nas redes sociais esse quadro começou a mudar. Os influenciadores são, antes de mais nada, gente como a gente. Pessoas que acompanhamos seu dia a dia, suas dificuldades, suas vitórias e acabamos nos sentindo próximos deles, como se fossemos amigos.


E se um amigo seu te indica um produto, as chances de você comprar são muito maiores, não é mesmo?


O “boca a boca” sempre trouxe um resultado muito efetivo para as empresas. As pessoas tendem a confiar mais em quem elas confiam e são próximas.


A diferença é que agora com os influenciadores digitais e as redes sociais, as indicações de produtos e soluções tomaram outras proporções e atingem milhares de pessoas ao mesmo tempo.


Benefícios de utilizar uma personalidade influente na internet


Público segmentado


Como os influenciadores digitais já contam com audiência formada, é possível encontrar personalidades que atuem com o público que você deseja atingir. Uma estratégia correta proporciona uma segmentação precisa e um bom retorno sobre o valor investido na ação de marketing.


Seguidores qualificados


As pessoas que chegam até a sua marca através da indicação de um influenciador não são simples seguidores, mas sim seguidores qualificados que já vieram alinhados com seu público-alvo e possuem grande probabilidade de se tornarem clientes.


Como criar uma campanha de marketing com um influenciador


Confira quais os passos para criar a estratégia de marketing de influência que trará resultados para sua empresa:


Estratégia


A estratégia da ação de marketing precisa ter objetivos claros e métricas a serem analisadas.


Antes de iniciar seu projeto com um influenciador digital, é preciso saber qual será o objetivo da sua ação de marketing, como: tornar a marca mais conhecida, levar leads para seu site ou vender um produto específico.


Encontrando o influenciador ideal


O próximo passo é encontrar o influenciador que melhor se encaixe na sua estratégia e no seu orçamento.


Público-alvo e nicho


Existem influenciadores de variados nichos como beleza, maternidade, fitness, literatura, dentre outros. Para sua ação de marketing ser frutífera, deve haver uma correspondência entre o público-alvo da sua empresa e o público que segue o influenciador.


Além disso, é necessário verificar quais tipos de influenciadores seus clientes costumam acompanhar nas mídias sociais.

Número de seguidores não é o suficiente


É comum vermos páginas com milhares e até milhões de seguidores, porém somente isso não é o suficiente para ter uma boa campanha de marketing. 


Infelizmente, hoje em dia é possível comprar seguidores que acabam sendo só um número no perfil do influenciador, pois nunca vão interagir e engajar de verdade com a página.


Portanto, se você deseja contratar um influenciador com base real e fiel de seguidores, é necessário analisar outras métricas.


Alcance e engajamento


As duas métricas que devem ser consideradas para escolher um bom influenciador são: o alcance e o engajamento.


Alcance é o número de pessoas que as publicações de um perfil nas redes sociais atingem. Se um influenciador tem 100 mil seguidores, suas publicações poderiam alcançar, em tese, 100 mil pessoas. Porém redes sociais, como Instagram e Facebook, possuem um algoritmo que faz com que somente uma parte dessas pessoas recebam as publicações. Isto é, somente as pessoas que realmente gostam e engajam com aquele conteúdo.


Dessa maneira, é necessário requisitar ao influenciador que ele forneça os dados que demonstre qual é o alcance médio de suas publicações.


A métrica de engajamento, por sua vez, pode ser ainda mais importante, pois além de mostrar quem é alcançado por aquela publicação, mostra quem gosta tanto daquele conteúdo que interage com ele, seja com curtidas, comentários ou compartilhamentos.


Autenticidade


Os números devem ser considerados, mas não somente eles. Ao escolher um influenciador, analise a sua autenticidade. Aquilo que só ele faz e não tem como ser copiado, o que realmente o conecta com seus seguidores. A autenticidade não pode ser comprada e é essencial nesse ramo.


Como potencializar suas vendas com marketing de influência


Toda empresa precisa vender. Afinal, é o lucro que a mantém funcionando dia após dia. Portanto, as estratégias de marketing devem ter como finalidade aumentar as vendas, mesmo que indiretamente. A venda é a consequência de uma ação de marketing bem estruturada.


Parceria de longo prazo


Se você deseja alavancar suas vendas utilizando o marketing de influência é interessante pensar em ações de longo prazo. Somente um post isolado pode não ser o suficiente. Uma série de publicações ao longo de meses onde o influenciador mostra que realmente usa aquele produto no dia a dia pode ter um resultado muito mais positivo.


Uma parceria duradoura com um profissional sério é positiva para ambos. E a boa notícia é que os influenciadores já perceberam seu poder e estão cada vez mais se profissionalizando e estudando técnicas de marketing para oferecer serviços com mais retorno para as empresas que os contratarem.


Respeite a liberdade criativa do influenciador


Para que o influenciador realize um bom trabalho, é essencial que a empresa forneça um bom briefing onde deixa claro tudo que deseja e o que é importante passar para seus seguidores.


Por outro lado, não adianta querer que o influencer use um texto pronto pois soará artificial para seus seguidores. A maneira como a mensagem será passada fica a cargo do influenciador. Se ele usar uma linguagem diferente do que usa no dia a dia com seus seguidores, eles vão perceber e a ação não terá o retorno esperado.


Marketing de conteúdo e as personalidades influentes na internet


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