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A captação de clientes é algo essencial para os bons resultados de qualquer empresa, independentemente de seu segmento comercial, pois isso é o que faz mais pessoas conhecerem o seu trabalho, produtos e serviços, de modo que passem a comprar de sua empresa e lhe renda lucro.


No entanto, existe um ponto que acaba deixado de lado por muitas empresas e profissionais, que são os clientes inativos. Ou seja, as pessoas que já compraram com você em algum momento, mas que não retornaram ao seu negócio, de modo que deixaram de lhe gerar lucro por conta desta inatividade.


Em muitas empresas o número de clientes inativos pode ser muito grande, de forma que se deixe de ganhar muito dinheiro com as vendas que poderiam ser realizadas a estas pessoas e gerar maiores ganhos. Assim, não considerar esta parcela de público é um erro muito grave e que pode comprometer completamente os seus resultados.


Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, recuperar clientes inativos e otimizar as suas vendas com isso é algo que pode ser muito mais simples até mesmo em relação à captação de novos clientes. Dessa maneira, além da otimização de seus resultados, isso ainda pode representar uma boa economia a seus gastos e despesas com a captação de seu público-alvo, de modo que se tenha números ainda mais positivos.


Saiba o que fazer para recuperar os seus clientes inativos


Mesmo que seja algo que pode ser feito sem tanta dificuldade, é essencial que se saiba quais são as diferentes maneiras de conseguir recuperar os seus clientes inativos, para que voltem a comprar em sua empresa e lhe render lucro. Com este conhecimento, será possível definir estratégias mais assertivas de acordo com o seu segmento e seu público-alvo.


Assim, confira a seguir quais são algumas das melhores maneiras de se conseguir recuperar clientes inativos e otimizar os seus resultados por meio deste tipo de ação:


Ofereça informação e conteúdo a seus clientes inativos


Uma das melhores maneiras de conseguir fazer com que os seus clientes inativos sejam recuperados e voltem a comprar com a sua empresa é por meio da oferta de conteúdos informativos a estas pessoas. Estes conteúdos devem ser relacionados com o seu segmento, mas não apenas como uma forma de publicidade, e sim como um material que forneça conhecimento a respeito de um determinado assunto a estas pessoas.


Com estas informações e conhecimentos, os seus clientes inativos poderão saber da importância de seus produtos e serviços, de maneira que voltem a enxergar a sua empresa como algo essencial em seu dia a dia, graças às formas como podem ser ajudados ao comprar em sua empresa.


Desta forma, investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, na qual os clientes associem a sua empresa como uma marca que oferece conhecimento, informação e sabedoria, e não apenas conteúdos publicitários e propagandas vazias pode ser um importante diferencial para elevar os seus resultados.


Ofereça promoções e condições especiais de pagamento a estes clientes


Um dos motivos que mais contribui para que clientes se tornem inativos é a falta de ofertas e condições especiais na compra de determinados serviços ou produtos. Isso faz esse tipo de gasto não se adequar ao seu orçamento e as pessoas passem a cortar este tipo de compra de seu cotidiano.


Embora isso possa representar um problema em um primeiro momento, é algo que pode ser utilizado a seu favor na missão de recuperar clientes inativos e, assim, otimizar os seus resultados. Para isso, basta que se inclua estas pessoas em promoções especiais, ou que se ofereça algum tipo de benefício na compra de determinados produtos.


Com este tipo de atenção especial, estes clientes inativos se sentirão mais atraídos a voltar a comprar em sua empresa, até mesmo por conta da possibilidade de que estas compras sejam mais facilmente adequadas à sua realidade financeira, por conta da possibilidade de pagamentos facilitados.


Crie uma comunicação mais próxima com os seus clientes inativos


Outro fator que pode contribuir para que seus clientes se tornem inativos é a falta de proximidade com a sua empresa ou sua marca, de modo que estas pessoas se sintam apenas mais um número em seus resultados. Felizmente, isso pode ser facilmente solucionado, pois existem muitas formas de aproximar a sua empresa de seus clientes por meio da comunicação digital.


Uma das melhores maneiras de se fazer este tipo de aproximação é por meio da utilização de estratégias de e-mail marketing, os quais podem utilizar uma linguagem mais voltada a seu público, além de conter diferentes tipos de conteúdos, como promoções, informativos, infográficos, entre muitas outras possibilidades.


Além disso, o uso das redes sociais é outra maneira de gerar uma aproximação com os seus clientes inativos, de modo que tenha chances ainda maiores de recuperá-los e otimizar os seus resultados. No entanto, é preciso que se tenha a definição de qual a plataforma mais ideal para realizar este tipo de contato mais próximo com o seu público.


Neste caso, no uso das redes sociais como forma de aproximação de sua empresa para com seus clientes inativos, é preciso definir qual a mais utilizada por estas pessoas, pois públicos de diferentes idades, gêneros, ou mesmo de acordo com os seus interesses podem estar presentes em diferentes plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outros.


Ou seja, conseguir recuperar clientes inativos e, assim, otimizar as suas vendas, é algo completamente possível, e que pode ser feito por qualquer empresa de diferentes segmentos, uma vez que não é algo que exige muito trabalho ou que represente qualquer dificuldade no seu trabalho cotidiano.


Porém, é importante que se defina qual o tipo de estratégia que apresenta mais chances de sucesso de acordo com o seu segmento comercial, bem como o público-alvo ao qual você deseja atingir com estas estratégias. Com a definição de estratégias mais assertivas, as chances de recuperação de seus clientes inativos serão ainda maiores, bem como a possibilidade de melhores resultados para a sua empresa.


Para garantir chances ainda maiores de sucesso na busca pela recuperação de seus clientes inativos, bem como na otimização de suas vendas, é importante sempre contar com conteúdo de qualidade em seu site, suas redes sociais e em todas as estratégias comerciais, desde e-mails enviados a seus clientes até às informações fornecidas em suas mensagens.


A melhor maneira de garantir que sua empresa conte com o melhor conteúdo digital, especialmente planejado para o seu segmento e o seu público-alvo é acessar o site da RedaWeb pelo www.redaweb.com.br/ ou pelo telefone 0800 750 5564 e conhecer todos os planos de produção de conteúdo que podem ser contratados de acordo com a sua necessidade!