Saiba o melhor momento de utilizar o LinkedIn

Enquanto uma plataforma que reúne informações maciças sobre o mundo corporativo, fonte de oportunidades de emprego e networking, o LinkedIn é considerado a maior rede social profissional existente, ultrapassando a marca dos 600 milhões de usuários no mundo. 

Se, antes, o LinkedIn era utilizado principalmente como uma forma de disseminar o currículo, em busca de visibilidade profissional, hoje, é considerado uma poderosa interface de comunicação entre empresas e profissionais.

Além disso, a plataforma permite se atualizar sobre o que acontece no mercado. É uma forma de conexão com recrutadores e especialistas e, ainda, funciona como uma ferramenta para a geração de negócios online e estratégia de marketing.

Para a pessoa física, estar no LinkedIn também representa a oportunidade de manter contato com os colegas de trabalho atuais e as pessoas com quem já trabalhou. Isso torna ainda mais importante o cuidado com o que se publica e seus posicionamentos, já que pode colocar em xeque a sua imagem e reputação.

Então, para ajudá-lo a usufruir dessa poderosa rede social, descubra a seguir qual o melhor momento de utilizar o LinkedIn.

Para a pessoa física

Ainda que você não esteja de olho no mercado em busca de novas oportunidades, é importante manter um perfil ativo no LinkedIn. 

Ao se conectar com pessoas que conhecem o seu trabalho, por exemplo, é possível que elas façam boas recomendações sobre o seu desempenho e qualidades profissionais que ficarão expostos no seu perfil, assim como você também pode avaliar os seus colegas.  

Assim, a partir da sua rede de contatos, é possível descobrir as conexões entre pessoas em comum, que se mostram como 1°, 2° ou 3° grau de proximidade, podendo facilitar uma possível abordagem, a fim de conseguir uma indicação ou contato com outro objetivo.

E para quem busca por vagas de emprego, o LinkedIn é ainda mais imprescindível, graças ao LinkedIn Jobs, que disponibiliza oportunidades de trabalho no mundo todo. Basta selecionar os requisitos desejados para ter acesso à lista que contempla posições com contratos formais, trabalhos temporários e freelancer. 

Além do mais, muitas dessas vagas são divulgadas por perfis comuns, de pessoa física, o que favorece um possível contato por mensagem ou uma solicitação de conexão.

Qual o melhor momento de utilizar o LinkedIn?

Se o conteúdo do seu perfil não está à altura das suas competências, você pode estar perdendo oportunidades. Visto que o LinkedIn funciona como uma vitrine para o mercado, é imprescindível utilizar esse recurso de forma adequada, a fim de usufruir de todos os benefícios que essa rede proporciona.

Sendo assim, em primeiro lugar, você sempre deve deixar o seu perfil atualizado, se atentando aos momentos que surgirem novas experiências profissionais. Então, seja uma nova competência que se desenvolveu, uma mudança de cargo ou de atribuições, assegure que seja incluída nas suas experiências profissionais. 

O mesmo vale para um curso que a empresa lhe proporcionou ou que você fez por conta própria, treinamentos ou qualquer atividade que tenha relação com a sua capacitação profissional. 

O bom uso do LinkedIn não se limita a acessar notícias do mercado, do universo corporativo, fazer conexões e networking, mas está diretamente ligado à produção de conteúdo, como artigos, e no compartilhamento de informações (fundamentadas e reais), cooperando para a troca dessa rede, fazendo todos consumirem e produzirem conteúdo relevante. 

A produção de artigos é uma das formas mais eficientes de manter o seu perfil ativo e à vista. Assim, você pode criar certa autoridade em determinado assunto e, muitas vezes, ser acompanhado por um grupo de seguidores, ganhando relevância nessa rede, com uma ascensão que pode alcançar níveis inimagináveis.

Portanto, aposte na qualidade do que você publica, em específico nessa rede que é repleta de perfis de empresários, especialistas e referências, além da sua própria rede de conexões, que poderão ter acesso ao seu conteúdo e perfil constantemente.

Para empresas

O LinkedIn para empresas também pode contar com uma página própria, assim como o perfil para pessoa física, e desfrutar de oportunidades que resultam em vantagens para o negócio, em especial quando se trata de B2B.

Além de poder apresentar a sua empresa em detalhes e vincular seus funcionários a ela, é possível que você relacione na sua página os seus produtos e serviços. Com isso, as principais vantagens do LinkedIn para empresas são:

  • A possibilidade de se promover/visibilidade;
  • Aumentar as vendas e parcerias;
  • Mostrar autoridade no seu segmento ou no negócio;
  • Busca de talentos para contratação.

Além disso, a sua equipe de colaboradores pode atuar em favor da imagem institucional, compartilhando ações da empresa e aspectos do seu trabalho diário, passando, assim, suas impressões e a conduta da organização aos consumidores e parceiros.

Ademais, os funcionários ainda podem ser engajados a compartilhar e comentar as publicações oficiais da instituição, aumentando a disseminação das informações.

Montar a página da empresa e colocá-la para funcionar é fácil e intuitivo. Mas como consolidar, de fato, uma boa imagem institucional e se tornar referência no ramo de atuação?

Dois pontos são cruciais para criar a autoridade tão desejada, seja no LinkedIn ou qualquer outra rede social:

1 - A empresa deve sempre responder aos questionamentos dos seus clientes

Para manter um relacionamento de confiança com o seu público, a empresa deve conseguir conversar, se possível, com todos os que se manifestarem em relação ao seu negócio. 

Por isso, é imprescindível ter uma pessoa ou equipe, a depender do tamanho da empresa, altamente preparada para responder e argumentar, seguindo as normas e protocolos internos, de forma a suprir todas as dúvidas e amenizar conflitos. 

Entretanto, lembre-se de que as repostas automáticas ou generalizadas, que nada resolvem, não devem ser usadas pelas empresas que buscam por uma reputação na rede. A palavra-chave para ganhar audiência e respeito é personalização. E nada melhor do que trabalhar esse aspecto nas respostas da empresa, usando um formato e linguagem de acordo com o segmento de atuação.

2 - Produza conteúdo relevante constantemente

O marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes de criar autoridade nas redes sociais. Para isso, a empresa deve se atentar a alguns pontos que contribuam para a criação das postagens:

  • Estabelecer a sua persona (para quem é direcionado);
  • Objetivo de cada conteúdo;
  • Conteúdo relevante e original.

Além desses quesitos, considere fazer atualizações patrocinadas no LinkedIn. Apesar de em um primeiro momento parecer um custo alto, se feito de forma bem segmentada e com conteúdos que valham à pena, o retorno sobre investimento costuma ser bastante satisfatório.

A frequência ideal para postagens de conteúdo exclusivo é semanal, podendo usar outros dois ou três dias da semana, por exemplo, para repostar notícias interessantes ou que tenham relação com o seu negócio. 

E, por fim, para saber o melhor momento de utilizar o LinkedIn para fazer as postagens, a dica é, primeiramente, testar. Solte cada postagem em um horário diferente e observe como o número de interações muda. 

Outra forma bastante utilizada é por meio da ferramenta Instagram for Business, em que você tem acesso às

métricas mais importantes para a tomada de decisões, como o melhor horário para as postagens.

De forma geral, especialistas apontam a sexta-feira e o sábado como os dias mais propensos a conquistar curtidas no post. Mais especificamente, sábado às 14h seria o ideal. Para conseguir mais comentários, a quarta-feira tem se mostrado o dia mais eficiente.

Enfim, consolidar a sua imagem no Instagram e se tornar referência requer um trabalho elaborado em conteúdo, análise de dados e muitos testes. Então, mãos à obra!  

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