Saiba qual algoritmo do Google pode afetar as buscas e o SEO de seu site
Na internet, temos muitas informações disponíveis, sobre todos os assuntos que podemos imaginar. Tudo o que precisamos saber podemos encontrar no mínimo uma prévia por ela, fazendo até mesmo uma rápida pesquisa no Google, o maior buscador da internet e mais usado. Nele, podemos encontrar diversas opções de matérias e artigos relacionados ao assunto desejado.
Porém, sempre que uma pessoa faz essa pesquisa na ferramenta, ela busca um retorno objetivo, o mais próximo possível do assunto que procurou, obtendo respostas rápidas. Com isso, normalmente ela clica nas primeiras opções encontradas, logo na primeira página da busca.
Para as empresas, é muito importante conseguir essa posição de primeira página no Google, pois assim, terá diversas visitas orgânicas, podendo garantir novos clientes. Mas, para que ocorra tudo isso, é necessário entender melhor sobre o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, e também o algoritmo do Google, de tal maneira que melhore a sua posição e apareça com mais frequência nesse seleto grupo.
O algoritmo do Google é nada mais do que as fórmulas e processos dos computadores, que são capazes de pegar a sua pergunta e transformar em uma resposta. De modo inteligente, ele associa a pergunta colocada no buscador a uma resposta através de uma série de fatores envolvendo milhares de sites, para que a pessoa tenha o melhor conteúdo disponível logo na primeira página.
Por essa atividade, existe uma investigação totalmente automática, que é realizada em todo o material que for publicado na web. Então, de acordo com os termos de buscas procurados, é classificado um grau de importância dos retornos obtidos.
Em todo esse processo realizado pelo Google, mais de 200 pistas diferentes podem determinar uma procura, incluindo alguns termos em sites e também a atualização de todo o conteúdo, além do PageRank do portal.
PageRank
Como já citado, a tendência é que, ao fazer uma busca, a pessoa acesse os primeiros portais encontrados, logo na primeira página do Google. O que determina quem ficará nessa posição é um sistema automatizado, que se baseia na posição do site de acordo com a pesquisa, como quais portais têm o assunto mais relevante e os que são mais ricos em informações, além de também os portais mais confiáveis, tudo julgado por esse ranking.
Com tudo isso, os portais, matérias e artigos que forem avaliados com uma classificação elevada, atendendo à pesquisa feita, ocuparão essas posições iniciais, sendo sempre a primeira opção nos resultados.
Com isso, a PageRank é cada vez mais concorrida, e os portais buscam se aperfeiçoar, cada um no seu setor, para conseguir o máximo possível de conteúdo nas primeiras páginas das buscamos.
Para chegar a isso, os sites devem ser bem elaboradores, com um carregamento rápido, sem travamento; contar com um conteúdo realmente relevante, de qualidade e único; além de utilizar o fator SEO, sendo estas as principais características a se trabalhar no algoritmo do Google.
SEO
O Search Engine Optimization, bem conhecido como SEO, é a otimização voltada aos mecanismos de buscas, que inclui diversas técnicas para configurar as páginas da web, alcançar um ranking maior e, assim, gerar tráfego orgânico ao seu site, além de autoridade.
O sistema de otimização de sites tem uma infinidade de opções e, com isso, pode melhorar muitos fatores, sempre buscando uma melhor experiência ao leitor, claro. Portanto, o Search Engine Optimization é uma atividade muito importante dentro de um portal, mas temos que lembrar que é um englobamento geral, não adianta apenas ter um bom SEO e um conteúdo fraco em qualidade.
Algoritmo do Google
Toda vez que o algoritmo do Google é atualizado pode ter variações em diversos sites, pois os portais precisam entender e compreender todas as mudanças.
No segundo semestre de 2018, a empresa anunciou mais uma dessas atualizações e, com isso, principalmente os sites YMYL - ou na tradução, Seu Dinheiro Ou Sua Vida - puderam perceber alterações nos rankings de pesquisas, variando como negativos para uns e positivas para outras.
Essas páginas são principalmente para os sites que falam sobre o bem-estar, saúde e nutrição, além dos que envolve diretamente o segmento financeiro.
O próprio Google nos dá alguns exemplos de YMYL, como os de compras e transações financeiras; informações financeiras; médicas; legais; ou páginas que tenham informações oficiais, como as públicas.
Todos os sites que tratam de assuntos considerados sensíveis, como a saúde humana ou relacionado a dinheiro, devem ser feitos apenas por pessoas que tenham um amplo conhecimento sobre o assunto, de preferência, com formação na área. Dessa maneira, é possível evitar que os usuários caiam em erros, sendo esse o maior objetivo do Google com a atualização, prevenir essas falhas.
Portanto, todos que tem sites nos segmentos citados, devem ter muita atenção para que não sofram um impacto negativo em seu portal, e perca todo o seu trabalho já desenvolvido, o que muitas vezes pode significar anos e mais anos.
Para os portais que forem afetados, outra opção é sempre ir buscando formas para melhorar e validar a sua reputação. Por exemplo, se for um site de vendas, as avaliações positivas dos clientes atendidos é um bom diferencial, assim como as avaliações em redes sociais, como nas páginas do Facebook do portal, e também as do próprio site, que são bem frequentes nos sites grandes.
Outro fator determinante é realmente garantir que os autores das postagens em seu site tenham a formação na área e, além disso, uma boa reputação, sempre assinando o conteúdo publicado.
Atendendo a esses requisitos, com atenção aos detalhes, mesmo que o seu site tenha sido prejudicado, você poderá se reerguer, mostrando que realmente trabalha sério e assim garantindo um bom lugar nos posicionamentos de busca de pesquisas do Google.
Fale com quem entende do assunto!
Para todo esse processo de algoritmo do Google, PageRank, SEO e tudo mais, deve-se sempre procurar por empresas capacitadas, corretas, que entendem do assunto e que realmente podem colocar o seu negócio entre os principais nos mecanismos de busca, e para isso é fundamental um marketing de conteúdo.
De olho nisso, a RedaWeb, uma agência especializada e com ótimos planos especiais para cada tipo de negócio, se coloca à disposição para te ouvir e ajudar o seu negócio a decolar de vez na web.
Quais são as formas de trabalhar o algoritmo? O redator pode incluir mais tópicos se achar necessário. Por fim, é preciso lembrar que o marketing de conteúdo é essencial para esse processo e que a RedaWeb é uma agência especializada e com planos especiais para cada tipo de negócio.
Acesse o site da RedaWeb ou ligue para nós, através do número 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.