Blog Saiba qual erro que está arruinando seu blog corporativo

Saiba qual erro que está arruinando seu blog corporativo

mulher triste na frente do computador

Um blog pode contribuir para que uma empresa alcance seus objetivos com maior velocidade. Agregar valor à marca, ampliar o alcance do negócio, conquistar mais clientes e elevar o número de vendas são alguns dos propósitos que ele pode ajudar a alcançar. 


No entanto, tudo isso só pode ser conquistado caso ele seja gerido adequadamente. Do contrário, a empresa poderá não alcançar os objetivos previamente definidos. 


Para que acerte na gestão do seu blog e faça com que obtenha sucesso, preparamos este post para apresentar os principais erros cometidos pelas empresas. Conhecendo-os você pode tomar decisões no sentido de fazer com que seu negócio siga pelo caminho do êxito. 


Confira! 


Não contar com um planejamento para seu blog


Hoje, a maioria das empresas possui um blog. Isso se deve ao fato de que atualmente os gestores sabem da importância de investir em marketing de conteúdo como uma forma de garantir o crescimento do seu negócio. Afinal, é uma estratégia que oferece vários benefícios a uma organização, como: 


  • Consolidação da empresa no âmbito digital; 
  • Agrega valor aos produtos e serviços da organização, assim como à marca; 
  • Estreita o relacionamento entre empresa e clientes; 
  • Ajuda a organização a alcançar mais clientes e fazer mais vendas. 


Todavia, um erro comum percebido em muitas organizações é que elas não planejam as ações em seu blog e, por conta disso, não alcançam os resultados almejados. Um blog é como uma pequena empresa, ou seja, necessita de atenção para que consiga conquistar seus objetivos. 


Para gerir um blog, é preciso mais que apenas publicar conteúdos. É necessário definir estratégias, contratar recursos humanos qualificados, produzir conteúdos de valor e adotar um calendário editorial, além de acompanhar os resultados por meio de indicadores de desempenho. 


Ter um blog desatualizado


Além de ser necessário investir em um planejamento, é fundamental também atualizar frequentemente o blog, para que sua empresa não passe a imagem de que não cuida desse espaço. 


Ao ter um blog atualizado, certamente, é possível atrair e conquistar um público fiel, que visitará esse espaço sempre que uma nova publicação for feita. Sugere-se publicar conteúdos em um blog ao menos 3 vezes na semana ou, dependendo de sua audiência, mais de uma vez ao dia.  


Existem blogs que, sem dúvida, requerem maior atenção, pois além de garantir a valorização dos produtos e serviços de uma empresa, contam com receita própria, vinda de suas ações no âmbito do marketing digital, como a formalização de parcerias com organizações que atuam no mesmo setor. 


Contar com um blog não alinhado com sua empresa


Para que seu blog tenha sucesso, não caindo na ruína, é essencial também que ele esteja devidamente alinhado ao seu negócio. Como assim? Além de ser necessário contar com um visual alinhado à sua marca, é essencial que os temas abordados no blog também tenham relação com a natureza do seu empreendimento. 


Por exemplo, não faz o menor sentido apresentar um conteúdo sobre pedras preciosas em seu blog se o seu negócio faz parte do ramo de saúde. Os conteúdos precisam estar diretamente ou indiretamente relacionados com o seu negócio, para que o blog seja capaz de produzir os resultados almejados. 


Investir em conteúdos sem valor para seu público 


Não basta apenas ter um blog para alcançar sucesso. É essencial investir na produção de conteúdos de valor, que sejam capazes de agregar algum benefício à vida de quem o lê, que pode ser seu cliente, mas também um visitante ou qualquer outra pessoa que tenha curiosidade sobre o assunto versado. 


Como produzir conteúdo de valor? Não existe uma receita pronta para criar um post de valor informacional. Contudo, o que podemos dizer é que um conteúdo de valor possui algumas características que valem a pena conhecer:


  • Citam dados baseados em pesquisas ou estudos científicos ou de mercado;
  • Citam discursos de autoridades no assunto. Por exemplo, a Fundação Getúlio Vargas é uma instituição reconhecida pelas pesquisas de mercado que produz; 
  • O conteúdo é formulado levando-se em conta o perfil do público que se busca atingir. Ou seja, o conteúdo não é direcionado a qualquer pessoa, mas a um perfil específico, que pode ser, por exemplo, o gestor de marketing de uma empresa;
  • O conteúdo é apresentado de forma organizada, isto é, as ideias são colocadas considerando sua ordem de importância para o assunto. 

Não divulgar o blog


O blog é, normalmente, uma ou mais páginas integradas ao site de uma empresa. Geralmente é possível encontrar no site de uma organização o nome “blog” e, ao clicar sobre ele, o leitor é levado diretamente para uma página específica. Então, para garantir que este não seja o único caminho que leva o consumidor para o blog, por que não investir em outras formas de divulgação? 


Muitas organizações não consideram isso e, devido a isso, não alcançam os resultados esperados. Por exemplo, é possível colocar o link do blog nas redes sociais, como no Instagram, Facebook, Twitter e em outras mídias sociais utilizadas pela organização. 


Além disso, no final de um texto a empresa pode adotar comandos de ações sugerindo que o cliente acesse o blog para conferir mais conteúdos. É uma estratégia que pode elevar o tráfego orgânico desse espaço. 


Não aplicar técnicas de SEO no conteúdo


Outro erro bem comum na gestão de um blog é não utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em português, otimização de mecanismos de busca) nos conteúdos produzidos. Existem diversas técnicas que podem ser inseridas em um conteúdo a fim de que ele se torne mais relevante do ponto de vista do algoritmo do Google. Abaixo conheça as mais importantes: 


Palavras-chave: usar palavras-chave pode ajudar o conteúdo a ser melhor ranqueado pelos motores de buscas do Google. Afinal, normalmente as pessoas usam palavras-chave para procurar assuntos ou produtos que as interessam. 


Linkagem interna e externa: usar links em um conteúdo agrega valor ao assunto e expande a experiência do leitor, assim como também faz com que seja melhor ranqueado pelo Google. 


CTA ou Comando de Ação: é uma técnica que consiste em determinar um comando que pode ser seguido pelo leitor. Por exemplo: “Acesse nosso site e saiba mais!”


Conhecer os principais erros cometidos pelas empresas na gestão do seu blog é uma estratégia que pode fazer com que sua organização adote ações mais eficazes, que a leve a alcançar seus objetivos com rapidez, como diferenciação no mercado. 


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