Social media na prática
As redes sociais se transformaram em plataformas praticamente obrigatórias para as grandes, médias e até mesmo pequenas empresas nos dias atuais. São nestas plataformas que a maioria dos clientes passa a maior parte de seu tempo.
Assim, as redes sociais são o principal canal de comunicação entre os clientes e as empresas. Essa interação é ainda mais intensificada devido às informações a respeito de novos produtos, preços, promoções, entre outras, que são todas obtidas pelo público por meio desses canais.
Isso significa, para uma empresa que deseja inserir ou manter sua marca no topo de seu segmento e ser uma referência para os clientes, que estar presente no Facebook, Instagram e Twitter é o primeiro passo para atingir esse objetivo.
Dessa forma, com a crescente e já importante relevância das redes sociais para as empresas, foi necessário que surgisse um novo profissional, voltado exclusivamente para cuidar das redes sociais de uma empresa: o social media.
Este profissional é cada vez mais conhecido – inclusive pelo público, que já observou a importância atribuída ao social media de suas marcas preferidas. No entanto, quando se pergunta qual a função e as responsabilidades de um social media, ainda existem algumas dúvidas, mesmo entre os profissionais.
As responsabilidades do social media na prática
Para acabar de uma vez por todas com as dúvidas a respeito da função do social media e as suas responsabilidades na prática, confira a seguir quais são as ações atribuídas a esses profissionais:
Elaborar estratégias para atingir o público-alvo
Em qualquer estratégia de marketing, seja para empresas grandes ou pequenas, é essencial conhecer o seu público-alvo e encontrar maneiras de pensar como ele, de modo a oferecer aquilo que as pessoas esperam.
De forma geral, isso é feito por meio da criação de personas – função que, nas redes sociais, cabe ao social media, que deve elaborar estratégias para atingir estas personas em cada uma das plataformas sociais da empresa. Isso permitirá um maior alcance da marca, bem como uma melhor aceitação devido a esta proximidade entre a empresa e o modo de pensar de seu público.
Criar conteúdo relevante para os seguidores
A base para o sucesso nas redes sociais é a criação e postagem de um conteúdo que seja interessante para os seguidores, que atraia sua atenção e transmita a mensagem desejada pela empresa.
Com um conhecimento mais aprofundado sobre cada rede social e sobre a melhor maneira de se comunicar com seus seguidores, também é responsabilidade do social media na prática a criação de um conteúdo que atenda a esta necessidade. É possível, assim, elevar a relevância de sua página para conquistar o maior número de seguidores possível, além de mais interações por meio de curtidas ou comentários a cada nova postagem.
Interação com o público
Um dos maiores benefícios que as redes sociais proporcionaram – e também uma grande mudança – foi a forma como as pessoas interagem com as empresas e marcas das quais são clientes. É possível enviar mensagens diretas, comentários em postagens, além de curtidas e compartilhamentos que expressam a sua opinião a respeito de determinada empresa.
Essa interação é muito importante, pois pode aproximar ainda mais o público de sua marca, e não deve jamais ser desprezada. Tal interação também é responsabilidade do social media, que deve manter sempre o tom de voz da marca, de forma a criar um padrão.
Monitorar as menções ao nome da empresa
Outra possibilidade aberta por meio das redes sociais é o compartilhamento de experiências, sejam elas positivas ou negativas, que as pessoas possuem com as empresas das quais são clientes.
Não é difícil encontrar nas redes sociais postagens a respeito de compras feitas em mercados, produtos de grandes marcas e vários conteúdos semelhantes. Em praticamente todos esses conteúdos, são citadas as marcas dos produtos e os locais nos quais eles são adquiridos, o que pode gerar um aspecto bom ou ruim para a marca.
O social media deve estar sempre a par das menções à empresa para solucionar o mais rapidamente possível as menções negativas, visando manter uma boa saúde de sua marca, sem que nenhum prejuízo seja causado pelas críticas.
Acompanhamento de métricas
Assim como nas campanhas de marketing, a presença nas redes sociais gera uma constante atualização de métricas, as quais devem sempre ser observadas para conhecer o alcance da marca, o número de interações, a aceitação do público, o custo por visualizações, entre outras.
Essas métricas também são uma das funções do social media na prática, pois seu trabalho depende muito dos resultados obtidos, seja para dar continuidade ao trabalho realizado ou para aplicar mudanças que visem corrigir erros. O objetivo é que não exista prejuízo, especialmente da saúde da marca, por conta de conteúdos que não agradem o público da maneira esperada.
Anúncios e postagens patrocinadas
Uma das principais mudanças na forma como as empresas e marcas trabalham nas redes sociais aconteceu com a introdução da possibilidade de anúncios e postagens patrocinadas. Ou seja, por meio do pagamento de uma determinada quantia, é possível elevar o alcance do seu conteúdo, atraindo, assim, mais seguidores para sua página, os quais poderão se tornar clientes.
A avaliação da necessidade desse tipo de ação, ou de como introduzir as postagens pagas e anúncios nas plataformas em que a empresa está presente, deve ser realizada pelo social media, fazendo parte de seu trabalho na prática. É assim que se busca obter os melhores resultados para a página da empresa, sempre com o intuito de alavancar seu alcance e chegar a um maior número de pessoas.
É sempre importante ressaltar que o trabalho do profissional que atua como social media muito raramente é feito apenas por uma pessoa. Embora exista um profissional responsável por este tipo de trabalho e voltado unicamente para as redes sociais de sua empresa, há uma equipe que permite elaborar melhor as estratégias, o acompanhamento de resultados, as interações e demais pontos.
Assim, possuir uma equipe responsável pelo social media de uma marca é uma excelente maneira de fazer com que o público receba mais atenção e se sinta mais próximo de sua empresa, ampliando as chances de conquistar um maior número de clientes e elevando, por consequência, seus lucros.
Contar com um conteúdo de qualidade é essencial para o sucesso nas mídias sociais, pois atrai um maior número de pessoas e oferece uma impressão muito melhor a respeito de sua empresa para o público. Para dispor sempre do melhor conteúdo, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça os planos de produção de conteúdo disponíveis!