Técnicas de marketing digital para sua loja virtual

Você vai conhecer, a partir de agora, algumas técnicas de Marketing Digital para sua loja virtual. Antes, porém, vale reiterar o que é e qual o propósito do Marketing Digital.

O Marketing Digital é o conjunto de políticas que você adota na internet para aproximar sua marca, sua empresa e seus produtos do seu público-alvo.


Definindo o público-alvo

O público-alvo é aquela fatia do mercado consumidor que você escolheu para chamar de sua. Em outras palavras, o propósito de um empreendimento bem-sucedido é escolher uma fatia do mercado para atender, que tenha algumas características-chave em comum, e empreender todos os esforços para atender a determinadas necessidades e expectativas desse público.


Definir o posicionamento

Determinar o público-alvo é parte do Marketing Estratégico. A outra parte é definir um posicionamento para a sua marca, o seu negócio, perante a concorrência. Para isso, é necessário que você estude as marcas e produtos concorrentes, obtendo informações acerca de:

  • seus produtos;
  • seu posicionamento mercadológico;
  • os principais players no segmento e o que eles fazem;
  • os preços cobrados pela concorrência;
  • como os produtos e marcas concorrentes são vistos pelo público;
  • as falhas na proposta de valor dos concorrentes;
  • os concorrentes indiretos, aqueles que produzem ofertas diferentes, mas que atendem às mesmas necessidades.

Seu posicionamento deve fazer com que você se diferencie dos concorrentes perante o seu público-alvo.

O posicionamento é a forma como você pretende ser visto pelo seu público, logo, ele deve determinar todas as suas ações de marketing, desde a definição do portfólio de produtos que você vai oferecer em sua loja à comunicação e ao atendimento.

Acima de tudo, invista em criatividade. Tente surpreender, mas lembre-se de que a criatividade só tem valor se for para instrumentalizar uma estratégia clara.


Crie uma marca e trabalhe-a exaustivamente

Para que o seu posicionamento seja reconhecido pelo mercado, é preciso que você crie uma marca, que sintetize essa visão, que seja capaz de comunicar seu estilo, seus valores e suas promessas.

Identidade Visual

Tudo começa pela criação de uma identidade visual que fale desse estilo, desses valores e das respectivas promessas a partir de um trabalho de design.

Caso você tenha a ideia de que design é um conjunto de técnicas para elaborar uma logomarca atraente, tome cuidado. Design é muito mais do que isso: requer um estudo de conceitos e valores da sua marca para, só então, criar uma identidade visual, que deve estar presente muito além da logomarca, mas nas cores e formas que integram a sua comunicação em todos os canais de contato com o cliente.

Isso significa dizer que sua loja deve seguir fielmente a identidade visual de sua marca, pois isso conferirá integridade à sua comunicação.

Estilo e tom

O estilo da marca é o que ela comunica intrinsecamente. Está no design e em todos os meios que a empresa usa para se comunicar.

O que você quer transmitir? Seu posicionamento é ser a loja que atende com exclusividade a homens maduros que investem em estilo e fazem questão de parecer modernos e atualizados?

Você precisa, em sua comunicação, falar com esses homens. Logo, deve saber tudo sobre eles:

  • quais produtos compram;
  • onde compram;
  • como compram;
  • com que frequência compram;
  • quais são seus valores e referências;
  • qual seu estilo de vida (que lugares frequentam, o que mais gostam de fazer).

Persona

A persona é o produto das respostas aos questionamentos acima. A partir delas, você constrói um personagem, que é com quem sua marca vai falar.

A persona vai orientar as pessoas que trabalharão o seu design, assim como aquelas que produzirão campanhas publicitárias e conteúdos para a internet.

Atendimento e serviços

O posicionamento deve estar refletido, também, nas políticas de serviço e atendimento. De nada adianta você definir o posicionamento, criar uma persona e não estruturar uma política de serviços e atendimento que seja compatível.

Acima de tudo, procure entender quais são as necessidades do seu público-alvo para desenvolver serviços que enriqueçam a sua proposta de valor e encantem aqueles que você quer ter como clientes.

Quanto ao atendimento, como você não tem um vendedor para explicar tudo sobre os produtos que estão em sua prateleira virtual, procure saber quais são as perguntas que seu cliente quer ver respondidas e transforme isso em informações sobre o produto.

Além disso, disponibilize um chat. Em alguns momentos, uma presença humana pode fazer toda a diferença.

Para completar, cuide da experiência do cliente em sua loja virtual em cada detalhe. Invista em navegabilidade, escaneabilidade, riqueza de informações, segurança, praticidade e multiplicidade de formas de pagamento.


Usar técnicas para aumentar as vendas de sua loja virtual

Agora que você já dominou todos os requisitos para ter uma loja capaz de converter usuários em clientes, vamos falar sobre algumas técnicas de marketing digital para sua loja virtual.

Publicidade no Google Ads

A forma mais eficaz de atrair pessoas para a sua loja virtual é, sem dúvida alguma, o Google Ads. Você pode investir, também, no Facebook Ads. Ambos são formas de publicidade paga.

Ambas direcionam a sua campanha diretamente ao seu público-alvo, de modo a reduzir as distâncias entre sua loja e os consumidores.

Parcerias digitais

Faça parcerias com produtores de conteúdos para que eles divulguem o seu produto. Procure influenciadores que trabalhem para o mesmo nicho, mesmo que não falem exatamente do mesmo assunto.

É uma ótima forma de atrair novos clientes.

Marketplace

Inscreva-se nos grandes Marketplaces, como Amazon, Carrefour, Magazine Luiza, Netshoes, B2W, Saraiva e Walmart. Eles expõem seus produtos e, em troca, recebem uma comissão sobre as suas vendas.

Quando o cliente faz uma compra, eles disparam o pedido para você fazer a entrega.

Redes Sociais

Crie páginas nas redes sociais que seu público frequenta e alimente-as com dicas de produtos, estilo, conteúdo etc. Produzir vídeos sobre a sua marca, falando da empresa e seus valores é uma excelente forma de atrair as pessoas.

Blog

Caso consiga transformar o seu blog em uma mídia de sucesso, você ganha o mundo, porque terá uma mídia exclusiva trabalhando para a sua loja virtual, associando o conteúdo do blog aos seus produtos.

Uma boa forma de obter resultados mais rápidos com menor investimento é criar um blog compartilhado. Você pode dividir o blog comercialmente com outras empresas que atendem ao mesmo público, mas que não sejam concorrentes.

Essa é, inclusive, uma forma pouco explorada e bastante eficaz de engajar o público ao falar diretamente a ele sobre seus problemas, seu estilo, as coisas que gosta e suas expectativas de consumo.


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