Tintas, desenhos e marketing digital: tudo o que seu negócio de tatuagem precisa

Você sabia que 70% dos brasileiros estão presentes nas redes sociais? Segundo um estudo da TIC Domicílios, 126,9 milhões de pessoas usaram a internet regularmente no ano de 2018 e essa tecnologia atingiu também a população rural e as classes mais baixas, como D e E.

Vendo desse ponto, é fácil entender por que todas as empresas investem tanto na sua imagem online. A internet abre portas para todos os tipos de públicos que se possa imaginar, todos ali só esperando o estímulo certo para tomar uma decisão.

Para os empresários do mundo da tatuagem, isso não é diferente. O Marketing Digital pode ser uma ótima ferramenta para aqueles profissionais que estão em busca de crescer neste ramo e ganhar destaque diante dos seus concorrentes.

O Marketing Digital é um conjunto de estratégias de comunicação que as empresas ou empresários individuais podem usar para atingir novos clientes, através da internet e outros meios, com o intuito de divulgar e vender o seu produto, como: 

  • Redes sociais; 
  • Aplicativos de conversas; 
  • Envio de e-mails e outras ferramentas.

Mas, neste caso, a estratégia de Marketing para um estúdio de tatuagem vai muito além de divulgar o trabalho do artista. Ajuda a alcançar possíveis clientes que estavam fora do radar desses profissionais.

Devido à crescente demanda por este serviço, muitas agências apostam no potencial do Marketing Digital e oferecem serviços personalizados, atendendo a necessidade de cada cliente e do seu negócio.

Mas, se o seu estúdio de tatuagem está começando agora, aqui vão alguns conselhos que podem ajudar na sua estratégia digital!

Esteja presente

Como foi dito no começo da publicação, 70% dos brasileiros estão na internet, então, o seu público-alvo também está online. Não apenas no Google, mas buscando por indicações na cidade, nas redes sociais, em grupos de mensagens e comunidades.

O ponto chave do Marketing Digital é estar presente nessas mídias, então, o empresário deste ramo deve investir na criação de conteúdo para redes sociais, como Instagram, Facebook, WhatsApp e até mesmo no Pinterest.

A presença online pode se fortalecer também com a possibilidade de investir em um site para o estúdio. O endereço será o seu espaço na internet, como o ambiente físico, o site carrega a essência da marca para o mundo virtual.

Nele, pode ser concentrado diversas informações sobre o estúdio de tatuagem, um portfólio do artista, as redes sociais, formas de contato, localização e até mesmo um blog para os clientes consultarem informações pertinentes sobre tatuagens.

Exposição da sua arte

A tatuagem é a sua arte. Use e abuse da criatividade ao expor o seu trabalho. Redes sociais são ótimos estandes para mostrar as suas criações e trabalhos realizados nos clientes do estúdio.

Mas fique atento à qualidade das fotos e as partes do corpo em que a tatuagem foi realizada. Algumas barreiras podem impedir a publicação ou até mesmo a qualidade do conteúdo criado, afetando o desempenho da estratégia de Marketing Digital.

Por isso, tenha em mente que apesar de todos os trabalhos contarem, nem todos podem ser compartilhados com o público. As redes sociais costumam barrar fotos e vídeos com conteúdos adultos.

Pense também na qualidade da imagem, o cliente quer conhecer o serviço do estúdio e quanto mais isso for caracterizado nas fotos que encontra nas redes sociais ou no site, mais confiança ele terá.

Uma dica importante para expor ainda mais a sua arte, é pedir apoio aos seus clientes. Incentive eles a compartilhar as novas tatuagens, marcar o estúdio nas redes sociais e indicar aos amigos. Afinal, qualquer obra de arte precisa ser vista!

Relacionamento com o cliente

A soberania das redes sociais e a atuação do Marketing de Conteúdo enfatizou a importância do relacionamento com o cliente. O que antes era tido através dos 0800 disponíveis por cada empresa, agora é feito abertamente nas redes sociais da marca, onde todos têm acesso.

No caso do seu negócio de tatuagem, isso também deve ser levado em consideração. Uma tática muito abordada por empresários desse ramo é direcionar os possíveis clientes aos aplicativos de mensagens para tirarem as suas dúvidas, como: 

  • Valores; 
  • Tamanhos; 
  • Disponibilidade; 
  • E outros.

Mas, conhecendo o público que tem, o empresário sabe que muitos vão recorrer a outros meios, como comentários ou e-mails. Fique sempre atento a essas notificações e busque responder ao máximo os seus fãs.

Falta de atenção pode ser considerado um ponto negativo e desmotivar possível clientes a escolherem o seu estúdio para fazer a tatuagem. Por isso, responda, interaja e esteja presente onde os seus públicos estão, criando um relacionamento real com o cliente, que demonstre que o seu interesse está além do ganho financeiro, mas também no bem-estar dele.

Marketing de Conteúdo

E, falando em estratégias de Marketing Digital, não podemos deixar de lado uma das estratégias mais relevantes: o Marketing de Conteúdo. 

Através dele, as empresas criam conteúdos relevantes e valiosos para suprir uma necessidade de informação que os consumidores possuem.

Pessoas que estão buscando por tatuagem não querem apenas saber onde fazer e o valor, querem inspirações, saber os locais do corpo onde a incidência de dor é maior, qual espaço é mais legal, quantos estilos existem, formatos de letras e muitos outros detalhes.

No seu negócio de tatuagem, por que não investir nessa estratégia? Desenvolva conteúdos para o seu público, tire as dúvidas que, como tatuador, já ouviu diversas vezes, faça pesquisas sobre outras perguntas frequentes do mundo das tatuagens, as pautas vão começar a fluir naturalmente.

A estratégia de Marketing Digital vai ter um resultado ainda melhor com a implementação dessa etapa. Os conteúdos criados vão suprir uma necessidade de um novo consumidor, que não tem interesse apenas na tatuagem, mas também de ter informações para tomar as suas decisões.

Investimento

O investimento nas estratégias de Marketing Digital não precisa ser elevado. Como dito no começo da publicação, a maior parte das ações são realizadas através de redes sociais e contato com os clientes pelas plataformas oferecidas.

Mas, para alguns empresários deste ramo, começar sozinho a investir na sua presença online pode ser um pouco desafiador. São muitas tarefas para gerenciar no estúdio, clientes para atender e outros planejamentos a serem desenvolvidos.

Uma dica é trabalhar com um assistente que tenha conhecimento nessa área, pois ele pode ajudar a administrar melhor as estratégias e aumentar os desempenhos das redes sociais do estúdio. A pessoa também pode ficar responsável pelo contato com os clientes e da criação de conteúdo.

Mas, para aqueles que preferem uma estratégia mais ampla, com um planejamento prévio e um apoio técnico para alcançar suas metas, agências de comunicação especializadas em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo podem ser a grande aposta.

A RedaWeb oferece diversos planos de produção de conteúdo e serviços de Marketing de Conteúdo que podem ajudar o seu estúdio de tatuagem a se destacar no mercado. Quer conhecer mais? Acesso o nosso site ou ligue no 0800 750 5564 para mais informações!