Tudo o que você precisa saber sobre vídeo marketing

Geralmente, quando se fala em vídeo marketing, a primeira coisa que associamos são os famosos vídeos virais presentes nas redes sociais. Embora essa seja uma das grandes possibilidades de introdução dessa ferramenta nas campanhas de marketing, o conceito vai muito além. Neste texto você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre vídeo marketing.

De acordo com o último levantamento do IBGE, em 2016, o Brasil soma 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Mais do que fazer buscas e trocar mensagens com familiares e amigos, os internautas também fazem uso da web para assistir vídeos. Os vídeos que até alguns anos atrás eram somente uma forma de entretenimento, hoje são vistos como uma poderosa ferramenta de marketing.

Graças à plataforma YouTube e até mesmo ao Facebook, empresas de todo o mundo viram no conteúdo audiovisual não só uma forma de oferecer materiais diferenciados aos seus consumidores, mas também um meio para atrair novos clientes.

Mas, você já parou para se perguntar por que os vídeos funcionam melhor do que as demais formas de conteúdo (textos, imagens, gráficos, etc)? A resposta é simples: o conteúdo audiovisual é muito mais dinâmico, prendendo a atenção do internauta por mais tempo. As chances de uma pessoa deixar de assistir a um vídeo são menores do que ela deixar de ler um texto longo, por exemplo.

Outra forma de compreender o funcionamento do vídeo marketing é por meio da “teoria dos dois canais”, princípio que defende a ideia de que a transmissão de informações que utiliza dois canais – visual e oral – atinge um nível maior de atenção, pois há um melhor entendimento daquilo que é passado e maior memorização. 

Também é válido pontuar que, além da alta recepção por parte do público, existe uma série de estatísticas que comprovam que vídeos surgem como formato preferido para o mobile, proporcionam melhorias no SEO, elevam o tráfego da página, aumentam as interações e compartilhamentos nas redes sociais, e intensificam as vendas.

É isso mesmo! Mas isso não é nem a metade do que você precisa saber sobre o vídeo marketing. Ficou curioso (a) para descobrir mais? Basta continuar a leitura.

 

O que é o vídeo marketing?

A definição de vídeo marketing é simples: trata-se do uso de vídeos para promover e aumentar a visibilidade da sua marca, produto e/ou serviço, especialmente em meios digitais.

O conteúdo audiovisual é uma forte estratégia de marketing que pode servir de suporte para um produto/serviço, através de um material de apresentação; mostrar sua organização para prováveis compradores ou investidores, através de um vídeo explicativo; fazer uso de conteúdos recorrentes para atrair movimento, entre outras oportunidades.

Sob o contexto do vídeo marketing, é fundamental ter em mente que ao longo dos anos, o comportamento de compra do consumidor mudou. A ideia de que as compras por impulso são tendência, ficou no passado. Hoje, as pessoas buscam por mais informações e conteúdos relevantes – que serão responsáveis diretos pela decisão de compra.

Imagine todas as vezes em que, antes de fazer uma compra, o indivíduo fez uma busca na web a respeito do produto ou serviço que possui interesse (independente da aquisição ser direcionada a sua vida pessoal ou à empresa). Esse é o novo mercado, composto por consumidores mais inteligentes. É por essa razão que a geração de conteúdo e estratégias de marketing, tanto em formato de texto quanto de vídeo vem sendo empregada por empresas em todo o mundo.

Sendo assim, o vídeo marketing deve ser entendido como uma distinção das tendências do marketing digital, pois é ele que irá possibilitar ao seu negócio se posicionar à frente da concorrência. De modo geral, existem duas formas simples e eficazes de pensar a condição: o “marketing fazendo uso de vídeos” e o “marketing é vídeo”. Veja:

 

Marketing fazendo uso de vídeos e marketing em vídeo 

O principal objetivo de uma campanha de vídeo marketing é a venda ou apresentação de um produto e/ou serviço para o consumidor final. Esse formato de vídeo é característico de campanhas de websites e de e-mail marketing, com vídeos explicativos ou de vendas. Em outras palavras, esse tipo de conteúdo tem como meta auxiliar os consumidores que chegaram ao seu canal a compreender seu argumento de valor e sentirem confiança para efetuar a compra.

O marketing em vídeo por sua vez são os famosos conteúdos que se tornam virais. Trata-se de uma estratégia bastante efetiva para gerar tráfego e reconhecimento. É um tipo de vídeo ou até mesmo um canal que atrai público para seu negócio, viabilizando o aumento rápido nas vendas. A principal proposta desses vídeos é informar ou entreter a audiência com temas ligados, ao invés de tratar diretamente sobre seus produtos e serviços.

Por meio dessa abordagem, o material audiovisual é o carro chefe que vem acompanhado de textos e outros formatos de materiais. É por isso que é fundamental uma boa definição do público-alvo, ter um vídeo SEO adequado, uma boa divulgação dos vídeos em todas as plataformas disponíveis, além de investir na periodicidade para conquistar tração.

 

Afinal, por que apostar no vídeo marketing?

Ter o entendimento da distinção das aplicações do vídeo marketing é essencial, mas ainda mais importante é saber por que sua marca deve apostar em vídeo marketing. Para isso, nós listamos três razões:

  1. Elevam o tráfego orgânico: um material audiovisual faz com que a página da marca seja cerca de 50% mais sujeita a estar na primeira página dos sites buscadores como o Google, atraindo assim entre dois a três visitantes a mais.
  2. Aumentam o número de vendas: Dados apontam que de cinco internautas, três costumam assistir vídeos quando estão interessados em determinado produto e/ou serviço.  Outra informação interessante é que desses consumidores que efetuam uma compra, 52% diz que os vídeos sobre o produto ajudaram na tomada de decisão. Ao empregar o vídeo marketing em sua estratégia, boa parte do seu público irá assisti-lo ao visitar suas páginas e canais de comunicação.
  3. Valorizam o produto/serviço e marca

Um diferencial dos vídeos em relação aos demais formatos de conteúdo é que eles são a maior fonte de empatia e até mesmo autoridade. É muito mais fácil uma pessoa desenvolver empatia com a empresa através de vídeos, por conta de seu dinamismo e a possibilidade de construir conexões diretas, histórias envolventes e efeitos visuais.

Portanto, um material em vídeo sempre será visto pelos consumidores como um fator de distinção, uma vez que é resultado de um apurado processo de produção.

Isso é tudo o que você precisa saber sobre vídeo marketing. Para aplicar essa estratégia em sua empresa, faça uma análise do seu mercado, conheça o seu público e invista em produções audiovisuais de qualidade. Mas lembre-se que para obter resultados ainda mais satisfatórios, também é importante gerar conteúdos textuais para seu blog ou redes sociais. 

 

A RedaWeb é especializada na produção de conteúdos personalizados. Acesse nosso site e verifique qual plano melhor se encaixa para você e para sua empresa.