Utilize o LinkedIn como ferramenta para a construção da sua carreira

O Linkedln é a maior rede social voltada exclusivamente para o profissional, com mais de 300 milhões de membros pelo mundo, sendo 20 milhões só no Brasil. Cada vez mais abrangente e com ferramentas que permitem aprimorar as conexões, ela vai muito além de um depósito de currículos e torna-se uma oportunidade para construir uma carreira de sucesso. 

A rede vem ocupando um papel considerável nas contratações de empresas, inclusive de multinacionais. A maior parte dos recrutadores busca no local pessoas que possuam o perfil desejado para a vaga, mas também avaliam como se comportam nas interações propostas no Linkedln. Além de ser um excelente espaço para ampliar o networking, atualizar-se sobre as tendências do mercado e aprender. 


Um rico espaço de oportunidades

Similar ao Facebook em sua formatação, o Linkedln oferece ao seu usuário a criação de um perfil e uma rede ampla de conexões, grupos de discussões, eventos, ofertas de emprego e muito conteúdo especializado. O foco é o networking, no qual pessoas que não se conhecem, mas que apresentam atividades afins, podem se aproximar, trocar informações e até fazer negócios. 

Embora tenham uma estrutura semelhante, o Facebook e o Linkedln têm mais diferenças que compatibilidades. Enquanto o primeiro é baseado na informalidade e no entretenimento, no Linkedln é fundamental criar um perfil mais sóbrio e objetivo, voltado para suas especializações, experiências e objetivos profissionais. 

Como grande parte dos recrutadores recorrem ao Linkedln em busca do seu profissional desejado ou consultam o perfil de quem está em seleção, o cuidado com a criação do perfil é a chave para se destacar entre eles. Mas, não basta apenas usá-lo como um currículo eletrônico, é importante ampliar as possibilidades com publicações de textos relevantes da sua área, recomendações de chefes e colegas de outros empregos, etc. Ter um perfil atraente, atualizado e dinâmico pode chamar a atenção positivamente. 

Esse cuidado em manter as informações atualizadas e estar sempre em dia com as conexões faz muita diferença. Isso porque muitos usuários criam um perfil, escrevem um ligeiro resumo do seu currículo e acreditam que isso seja o bastante para chamar a atenção de alguma empresa. Ou mesmo não percebem o grande potencial da rede e abrem mão dessa grande oportunidade. Há perfis que sequer apresentam uma fotografia e esses já são descartados em primeiro lugar. 


Emprego e não valorização

O Linkedln é bastante valorizado por empresas afinadas com o marketing digital, por identificarem na rede um público diferenciado. A média dos profissionais com perfis na rede possui mais de uma graduação, inclusive especializações, doutorado, línguas, cursos adicionais e estão em busca de vagas em cargos que lideram outras pessoas. 

A rede não é apropriada apenas para quem está procurando um emprego, mas é um ótimo espaço para quem já tem uma carreira, um trabalho remunerado e quer se manter atualizado. As publicações, as conexões e grupos de discussão são excelentes para o networking e o aprendizado sobre os mais variados temas ligados ao trabalho. 

As empresas também não estão mirando apenas em profissionais disponíveis para o mercado de trabalho, mas expandindo o marketing digital para a rede. Afinal, com um público ainda mais segmentado que as outras redes, elas podem atingir o consumidor final, fornecedores e a concorrência ao mesmo tempo. 


Como fazer seu perfil ganhar destaque

A velha máxima de que “quem não é visto, não é lembrado” ganha destaque nas redes sociais e com o Linkedln não é diferente. Para quem deseja construir uma carreira utilizando a rede, antes de mais nada, é necessário saber se projetar nela e ganhar destaque positivo para chamar atenção de quem interessa. 

O Linkedln é um ótimo espaço virtual para se construir uma carreira, até mesmo para quem não tem experiência. Diante de toda sua potencialidade, é preciso saber aproveitar as ferramentas disponíveis para se destacar na multidão. A seguir, oferecemos dicas valiosas para tornar o seu perfil campeão:

1 - Capriche no perfil

Coloque uma boa foto de perfil, nítida e discreta, com boa resolução. Aproveite o espaço para a foto de capa e publique uma imagem que tenha significado para seu perfil profissional, bom senso e possa representá-lo. 

Nas informações, exponha suas especializações, experiências, cursos adicionais e referências, mas seja objetivo ao falar sobre suas habilidades e anseios. Cuidado com palavras usadas em todas as definições de perfil, como “determinado” e “ambicioso”, consideradas vazias e que nada falam a respeito dos aspectos profissionais. 

2 - Coloque-se disponível

No Linkedln, se colocar disponível é usar palavras-chave que estejam ligadas à sua área de atuação. Use também os mesmos adjetivos em seu resumo e descrição, para facilitar na hora da pesquisa. 

Personalize a sua URL, na área de configurações. 

3 - Siga influenciadores

Faça conexões com amigos e, principalmente, com pessoas com as quais gostaria de trabalhar e admira. Há, na rede, influenciadores que publicam artigos, abordam temas relevantes em várias áreas ligadas a carreiras que podem ser curtidas e comentadas. 

4 - Coloque o Linkedln na sua rotina

De nada adianta caprichar no perfil e criar boas conexões se não entrar nele sempre. Atualize as solicitações, responda as mensagens, leia os conteúdos e interaja. Só assim o seu perfil se manterá em destaque e poderá ser visto.

5 - Acompanhe os profissionais

Acompanhar as mudanças de emprego, promoções e fim de cursos de especialização é ótimo para avaliar a concorrência e buscar se valorizar ainda mais a fim de atingir seus objetivos. 

6 - Publicações

No Linkedln, é possível publicar trabalhos acadêmicos e outros materiais. A rede é o lugar ideal para esse tipo de publicação, onde formadores de opiniões e recrutadores poderão ler sobre seus estudos, pesquisas e pensamentos. 

Nesse espaço, são apropriados conteúdos que falem sobre carreira, economia, comportamento, política, tecnologia, marketing e outros temas afins. 

7 - Encontre o emprego desejado

Há um espaço valioso no Linkedln, destinado à exposição de oportunidades no mercado de trabalho. São inúmeras vagas, para as mais variadas áreas e tipos de empresas, que podem ser selecionadas por palavras-chave. Ao clicar na vaga de interesse, há a sua descrição, pré-requisitos e um link para efetuar a inscrição. 

8 - Valorize sua individualidade

A rede social oferece ferramentas para que o seu perfil seja personalizado e tenha uma aparência que se identifique mais. Elementos como título e foto de capa podem ser o chamariz para a criatividade. 

Muitas pessoas já descobriram que o Linkedln é uma ótima oportunidade para encontrar oportunidades de empregos. Mas, a rede social vai além e pode representar um espaço de construção de carreira e de credibilidade profissional, essencial para voos mais altos na carreira. 

Quer melhorar o conteúdo do seu LinkedIn e alavancar seu negócio? Então entre agora mesmo em contato com a RedaWeb. Somos especializados em marketing de conteúdo! Acesse o site ou ligue para 0800 750 5564!