Veja como atrair clientes para sua loja de carros com as redes sociais

Investir em presença digital faz toda a diferença para o sucesso das empresas, nos dias de hoje. Temos à disposição uma infinidade de ferramentas e equipamentos tecnológicos para divulgar produtos e serviços, alcançar mais clientes, engajá-los e até mesmo vender online. Tudo para encurtar a ponte entre cliente e empresa e proporcionar um maior volume de vendas.

Lojas de carros, por exemplo, que antes anunciavam somente através do marketing tradicional, em TV, revistas e jornais, agora podem contar com as redes sociais para alavancar suas vendas. Usando técnicas do Marketing Digital, é possível reter muitos clientes e levá-los diretamente para o ato final: a compra.

Facebook e Instagram são as redes mais acessadas atualmente, proporcionando um tráfego intenso de leads e um canal mais direto com os consumidores. Nelas, a empresa pode optar por diferentes formatos de conteúdo, como: 

  • Fotos; 
  • Vídeos; 
  • Textos; 
  • Podcasts. 

E ainda usufruir das ferramentas dessas redes, como anúncios pagos, monitoramento de resultados etc.

Apesar de ser bastante recorrente, o uso das redes sociais para atrair mais clientes e alavancar o negócio ainda gera bastante dúvida, principalmente para quem está iniciando no meio digital. 

Para que uma loja de carros consiga converter mais clientes, é necessário colocar em prática algumas técnicas de Marketing Digital. Confira:

Crie páginas ao invés de perfis

Uma das funcionalidades mais interessantes das redes sociais para empresas é poder criar páginas profissionais. Assim, a empresa se conecta mais facilmente com os consumidores e ainda pode usufruir de mais funcionalidades práticas para a sua campanha digital, como:

  • Número ilimitado de seguidores;
  • Criação de anúncios segmentados;
  • Integrações com blogs e sites;
  • Guias e abas personalizadas.

Assim, a sua empresa poderá contar com um serviço de rede muito mais completo e segmentado para suas necessidades e ainda interagir profissionalmente com os leads. 

Além disso, acaba separando seu perfil pessoal do profissional, evitando confusões por parte dos usuários e facilitando a administração da sua presença digital.

Invista em conteúdo de qualidade

Sua loja de carros pode abordar diferentes assuntos em seus posts, nos mais diversos formatos. Cada rede social tem suas características mais específicas, em relação aos formatos. O Instagram, por exemplo, é bem mais visual e prioriza uma galeria com imagens e vídeos, com textos menores. O Facebook, por sua vez, também permite esses formatos, mas abre espaço para textos mais robustos.

Por ser mais visual, o setor de veículos tende a fazer mais sucesso com conteúdos visuais, como vídeos e fotos, sempre acompanhados de um texto para introdução. Seja no Instagram ou no Facebook, esse formato pode ser mais atrativo e trazer mais credibilidade à sua loja.

Essa é uma excelente estratégia para demonstrar os veículos da sua loja, com riqueza de detalhes e, com uma linguagem visual atrativa, que valorize seus produtos. De preferência, insira profissionais da sua loja para apresentar o vídeo e seus carros, dando todas as explicações técnicas do mesmo e, literalmente, “vendendo” o veículo para os visitantes da sua rede social.

Ao publicar fotografias e vídeos, atente-se para a qualidade das imagens. Invista em câmeras semiprofissionais ou profissionais e estude pelo menos o básico sobre luz, sombra e melhores ângulos para suas fotos e vídeos. 

Vídeos devem ser curtos, de no máximo 2 minutos, a fim de proporcionar uma rápida visualização e não perder o interesse do lead.

Você também pode optar por conteúdos escritos em formato de artigos, que abordem temas relacionados ao nicho de automóveis, como: 

  • Dicas; 
  • Especificações de peças; 
  • Melhores modelos e marcas; 
  • Novidades no setor. 

Entre outros temas relevantes, sempre levando o lead a conhecer os carros da sua loja!

Atente-se sempre a oferecer conteúdos que sejam relevantes e úteis para o seu público-alvo. Para isso, faça um estudo sobre as principais buscas no seu setor e o que os consumidores mais se interessam. Assim, você poderá elaborar pautas interessantes e conteúdos ricos, seja em vídeo, foto ou texto. 

Otimize a busca com SEO

O uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é capaz de potencializar suas estratégias de Marketing Digital nas redes sociais. Isso porque as técnicas implementadas nos conteúdos conseguem otimizá-los e aumentar o seu alcance e taxa de engajamento, influenciando positivamente nos algoritmos dos buscadores.

Além disso, outros fatores como curtidas, compartilhamentos e demais interações são fortes indicativos da relevância da sua marca no ambiente digital, o que tem peso no SEO. 

Assim, ao criar e compartilhar conteúdos relevantes, de qualidade, originais e que sigam algumas técnicas de SEO, como palavras-chave, hashtags, heading tags, intertítulos, meta description, títulos, URL, entre outras, você encoraja a audiência a compartilhar sua marca, aumentando o alcance e visibilidade. Consequentemente, o seu perfil será encontrado nas primeiras páginas de busca, gerando mais visitas e conversões dos seus leads.

Organizar a página da sua empresa também é um fator importante para um bom ranqueamento. Para isso, utilize uma foto de perfil que representa bem a sua marca e uma bio que deixe claro quem a sua empresa é para seus visitantes. 

Aproveite para usar esse espaço para um Call to Action (CTA), incluindo um link em seu perfil. Você pode direcionar o visitante até a página inicial do website da sua loja, por exemplo.

Peça depoimentos dos seus clientes

Grande parte dos usuários da internet busca produtos e serviços nas redes sociais, visualizando páginas profissionais e seguindo recomendações de outros usuários. Um forte fator decisivo para seguir e comprar é observar depoimentos e recomendações positivas da sua loja de carros.

Para isso, reserve uma parte da sua rede social para colher esses depoimentos. O próprio Facebook oferece uma aba de avaliações, em que os clientes podem adicionar seus depoimentos.

Procure sempre oferecer bons serviços, tanto no ambiente digital como no presencial, para obter depoimentos positivos e boas avaliações. Assim, novos clientes vão enxergar a qualidade dos seus serviços e vão procurá-los. 

Além disso, a indicação de outras pessoas tem um peso muito grande na hora do cliente contratar serviços.

Invista em anúncios pagos

Redes como Facebook e Instagram já oferecem plataformas particulares para as empresas fazerem e divulgarem anúncios nas redes. O Facebook e Instagram Ads funcionam de maneira paga, oferecendo diversas opções de anúncios, para diversas finalidades.

Anúncios nas redes sociais são importantes para potencializar as ações de comunicação e alcançar mais conversões. Com a mídia paga nesses canais, é possível melhorar também o desempenho orgânico das suas publicações, sempre respeitando as particularidades de cada rede social.

A precisão na definição dos objetivos da campanha é determinante para o sucesso ou fracasso da sua estratégia. Eles podem ser para conversão, consideração ou conscientização do público em relação à sua marca.

Conte com a gente para alavancar suas publicações com conteúdos de qualidade! Acesse nosso site ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.