Você sabe por que é necessário o engajamento para o marketing de conteúdo?

O engajamento é, para o marketing de conteúdo, um dos principais mecanismos que são utilizados nas estratégias desenvolvidas para atrair a atenção dos clientes em potencial. 

Quando os usuários dos sites de sua empresa interagem com os conteúdos publicados, as chances de que eles realizem a compra são maiores. Existe uma série de estudos que comprovam os resultados positivos que um bom índice de engajamento pode trazer para qualquer negócio.

Nos tópicos a seguir, o nosso intuito é apresentar em maiores detalhes qual a importância que o engajamento apresenta para os recursos de marketing de conteúdo nos dias de hoje e de que maneira esta maior interação proporciona resultados positivos para o estabelecimento.

Acompanhe a leitura e confira!

A importância do engajamento nos ambientes virtuais da marca

A aplicação das estratégias de marketing de conteúdo voltadas para um maior grau de engajamento dos usuários acompanha a drástica mudança no comportamento dos consumidores que vem acontecendo nos tempos recentes.

Com o uso cada vez mais consolidado da internet e dos ambientes virtuais, é imprescindível que as empresas pensem em maneiras de fazer com que sua presença online seja marcante e significativa para os seus possíveis clientes.

Dentro dos parâmetros atuais de forte uso das redes sociais, os usuários têm a expectativa de que as marcas signifiquem mais do que os produtos e/ou serviços que elas oferecem. 

Nesta perspectiva, o engajamento se torna ainda mais importante para as estratégias de marketing digital e de marketing de conteúdo. 

Criação de um vínculo de identificação

A interação com os usuários, quando bem elaborada e direcionada de acordo com um mapeamento apurado do público alvo da marca,  gera um interesse maior dos clientes. 

Quando o cliente se sente mais atraído pela marca e pela proposta representada pelo estabelecimento, o seu relacionamento com o mesmo se torna mais significativo e duradouro. Em termos de taxa de conversão, isso significa um aumento bastante considerável no número de vendas realizadas.

Para alcançar o maior engajamento possível com os usuários navegantes do site de uma determinada marca, é imprescindível que a empresa junte esforços com a equipe de marketing para criar uma espécie de confiança com o seu público.

Esta “troca de confiança” consiste em um fator determinante para o vínculo de identificação entre os consumidores e a marca. 

A partir do momento em que a empresa em questão consegue, por meio das estratégias de marketing de conteúdo, estabelecer uma ligação deste tipo, os resultados obtidos em termos de vendas e taxas de conversão são sentidos de forma duradoura e em longo prazo.

Desenvolvimento de planos e metas para o engajamento

Agora que, de maneira geral, apresentamos qual o grau de importância e quais os desdobramentos positivos que um maior índice de engajamento pode trazer em longo prazo para uma empresa, mostraremos como estes recursos podem ser aplicados na prática no dia a dia do empreendimento.

Antes da implantação das estratégias que visam gerar engajamento, é preciso que a equipe de marketing realize um planejamento detalhado e assertivo, envolvendo aspectos importantes, como as informações chave do público-alvo e quais são as metas a serem atingidas em conjunto com estes usuários.

Para que a fase de planejamento seja ainda mais efetiva, os profissionais de marketing devem desenvolver com precisão os elementos de persona da empresa e a linguagem escolhida para interagir com os clientes.

Uma ferramenta que serve como linha auxiliar para o desenvolvimento de modos de engajamento é a realização de pesquisas no site da marca. 

Estas pesquisas permitem que a empresa aprenda maiores detalhes sobre o comportamento dos usuários, o que pode dar um direcionamento mais apurado para as estratégias de captação de leads e as respectivas taxas de conversão.

Outro aspecto crucial para os recursos que têm como intuito gerar mais engajamento é o chamado “call to action” (CTA). 

Esta “chamada para a ação” (em tradução livre do inglês) é representada por frases de efeito curtas e rápidas, que têm o objetivo de direcionar de maneira orgânica os passos do usuário dentro do site.

Um CTA pode servir para convidar o possível cliente a conhecer mais sobre o produto ou serviço oferecido pela marca, a assinar uma newsletter, a responder a uma pesquisa, a preencher um formulário, etc. 

As possibilidades de aplicação dos call to actions são amplas e dependem do objetivo de engajamento elaborado pelo setor de marketing digital/marketing de conteúdo da empresa.

Outros exemplos de aplicação na prática de recursos de call to action são frases que chamam o usuário a baixar e-books sobre os conteúdos que estão relacionados com o produto/serviço vendido. Este tipo de estratégia aproxima ainda mais a empresa de seu público.

Para demonstrar mais proximidade, a empresa também pode oferecer um canal de atendimento pelas redes sociais, como o WhatsApp, Instagram ou Facebook, como uma maneira de responder a dúvidas e questionamentos de seus clientes de uma maneira mais “informal”, rápida e direta.

Por falar em redes sociais, elas são elementos com destaque cada vez maior no cotidiano de vendas das empresas. 

Agrupar estratégias de marketing de conteúdo voltadas para este tipo de mídia faz a “presença online” da marca se tornar mais consolidada, o que se reflete em um maior nível de interação com os clientes.

Criação de conteúdos significativos e interessantes

Como estamos falando de estratégias de marketing de conteúdo, é muito importante que os profissionais envolvidos na criação dos textos para a marca se atentem às informações inseridas e ao tom de voz da empresa.

A criação de conteúdos que sejam efetivamente significativos e interessantes é um dos principais pontos a serem levados em consideração quando falamos em aumento de engajamento.

Em virtude de o objetivo da empresa ser o estabelecimento e a manutenção de um vínculo mais duradouro com os seus clientes, é preciso que os textos, e-books, publicações em redes sociais e demais linguagens do marketing de conteúdo estejam condizentes com o padrão de qualidade que o público espera da empresa.

Apenas a título de exemplo, vamos assumir hipoteticamente que o seu estabelecimento seja um restaurante que oferece refeições veganas e vegetarianas. 

Para estabelecer uma relação de qualidade com os frequentadores do seu local, é preciso que o blog da marca publique textos que mostrem as vantagens de uma alimentação natural, ou dicas valiosas de receitas rápidas e fáceis que não envolvam carne, por exemplo. 

Com textos relevantes como estes, o usuário se sente mais próximo da proposta do restaurante, e isso naturalmente os faz se sentirem mais confortáveis ao frequentar o local e a recomendá-lo para outras pessoas, o que pode se desdobrar em ainda mais clientes para a sua marca.