Como otimizar o software de marketing e vendas com as melhores ferramentas de automação

Hoje, a automação de marketing e vendas se tornou uma estratégia indispensável para a marca que deseja maior eficiência e produtividade em suas operações e, consequentemente, melhores resultados.

Para que você tenha uma noção, recentes estudos apontaram que empresas que adotam a automação como estratégia para potencializar seu marketing e suas vendas têm um aumento de leads qualificados em até 451%. Resultado que oportuniza, na prática, novas possibilidades de negócios. Quanto mais leads há, mais possíveis clientes teremos ao nosso alcance.  

Mas, afinal, como otimizar o marketing e as operações de vendas utilizando a automação? Saiba continuando a leitura deste conteúdo! Antes, que tal entendermos melhor o que é a automação e a sua importância para a sua empresa?


O que é automação?

É o processo pelo qual se busca automatizar as operações ou processos que fazem parte de uma empresa, buscando conferir a ela maior eficiência, economia de tempo, produtividade e melhores resultados.

Nas palavras dos especialistas, a automação pode ser entendida como a possibilidade que uma marca tem para tornar seus processos de marketing e vendas mais ágeis e assertivos — quando voltada para essas áreas. 

No entanto, vale mencionar que hoje é possível automatizar praticamente quase todas as operações de uma organização, além das áreas que foram citadas. 

Assim, podem-se automatizar processos na área fiscal, de produção, documentação, entre outras. Um exemplo nesse sentido são as indústrias de automóvel. A maioria delas automatizou seu processo de produção, entregando às máquinas a responsabilidade de fabricar veículos de ponta. 

Isso, de modo geral, traz eficiência operacional, ajuda a organização a reduzir custos e a minimizar erros humanos, os quais são, na maioria das vezes, os principais responsáveis pela improdutividade da marca. 


Qual a importância da automação para a sua empresa?

A automação de marketing e de vendas se tornou uma ação indispensável nos dias de hoje para a marca que deseja aumentar o seu diferencial competitivo e se manter, assim, líder em seu mercado de atuação. 

A automação, como dissemos, traz a eficiência que a empresa precisa para fidelizar os clientes já existentes e conquistar novos. 

A título de informação, recentes estudos apontaram que a automação já é uma realidade no mercado, o que significa dizer que a organização que não adotar essa estratégia a tempo pode, sem dúvida, ficar para trás. 

As pesquisas apontaram que, das empresas analisadas, 53% usam tecnologias de automação para potencializar suas estratégias de marketing e de vendas e 37% delas disseram estar planejando adotá-la. A sua marca está inserida nessas estatísticas? Caso sim, maravilha! É hora de pensar fora da caixa para não ter a sua receita afetada. 

Ainda conforme os estudos, 98% concordaram que adotar a automação de marketing é, hoje, um fator fundamental para a empresa que busca se tornar bem-sucedida em longo prazo. 

Isso porque, segundo as pesquisas, a automação garante que a organização consiga estreitar seu relacionamento com os seus públicos e conquistar novos clientes — como dissemos —, o que colabora para o aumento de suas vendas. Inclusive, 27% delas afirmaram firmemente que a automação contribuiu para alavancar suas vendas nos últimos anos. 


Como automatizar o marketing e as vendas de sua empresa?

Alguns estudiosos afirmam que a automação do marketing e de vendas consiste em três fases, a saber: 


1. Mapear os canais de comunicação entre a empresa e seus públicos ou clientes em potencial

Aqui, busca-se rastrear todos os pontos de contatos que a empresa utiliza para se comunicar com os seus diversos públicos, como: e-mail, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, WhatsApp, Telegram, etc.), blog, site, anúncios, ligações, em suma, todos os canais que, juntos, contribuem para formar a imagem da organização na cabeça do consumidor ou potencial cliente e fazê-la vender mais. 


2. Planejar a automatização das ferramentas midiáticas

Feito o rastreamento dos principais canais, fica bem mais fácil identificar quais podem ser automatizados e quais as melhores ferramentas para conseguir isso. Hoje, existe um amplo leque de tecnologias voltadas para a automatização de marketing e de vendas, tanto gratuitas como pagas. Confira algumas: 


Active Campaign

A Active Campaign analisa o comportamento dos consumidores na web, oferecendo à empresa possíveis caminhos de interação com eles. Um de seus principais destaques está no fato de que ela consegue saber em que local o lead estava quando recebeu, por exemplo, um e-mail de publicidade da marca. 

Isso facilita na hora de se pensar em uma estratégia relacionando a localidade em que ele se encontra e os produtos ou serviços oferecidos pela organização. Inclusive, no que diz respeito à linguagem. É mais fácil estabelecer uma comunicação com o público que desejamos utilizando aspectos linguísticos da localidade em que ele se encontra. 


Mailchimp

O Mailchimp é focado, basicamente, na automação de e-mail marketing. Mas não pense que ele desempenha apenas essa função. Além dessa, oferece possibilidades de automação que contribuem para que a empresa nutra seus leads, retenha mais clientes e consiga convencer os potenciais clientes a não abandonarem o carrinho de compras. 

Fora essas, conta com uma função específica que monitora os leads, verificando quais campanhas ele acessou. Com essa informação, é possível direcionar conteúdos, anúncios e campanhas que estejam relacionados com a sua experiência na web. O melhor: ela é gratuita. 


Mautic

A Mautic é uma das mais completas do mercado. Além de oferecer a função de automatizar o envio de e-mail marketing, conta com soluções que analisam os perfis dos leads e os interesses de cada um — informação que consideramos de essencial importância na hora de produzir conteúdos e estratégias personalizadas. 

Contribui também para a criação de conteúdos tendo em vista a posição que o lead se encontra no funil de vendas e para uma gestão automatizada completa em relação às mídias sociais que a empresa possui, com funções como agendamento de publicação de posts, por exemplo. 


3. Gerir o processo de automatização a partir de relatórios gerados sobre as ações executadas

A terceira etapa consiste em gerir o processo de automação do marketing e vendas, de modo a visualizar se a estratégia adotada ofereceu os resultados que a empresa previa.

A maioria das ferramentas de automação de marketing e vendas fornece relatórios de gestão que constam os resultados das ações adotadas. Como por exemplo, quantas pessoas visualizaram certa publicação, engajamento do cliente em um post, etc.

Isso garante que a marca saiba se suas ações estão surtindo o efeito que ela espera e permite que possa implementar melhorias diante de possíveis situações negativas. 

Observou como é simples automatizar suas estratégias de marketing e vendas? Agora que sabe o caminho que deve seguir, não perca mais tempo e faça isso o mais rápido possível: mapeie seus canais de comunicação, veja se é possível automatizá-los e gerencie com eficiência as ações de automação que adotou. 


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