Conheça as vantagens de anúncios em redes sociais

Propaganda é a alma do negócio. A revolução digital transformou por completo todas as relações de consumo. É possível, antes de ir a uma loja física para adquirir algum produto ou serviço, buscar informações e referências a respeito da empresa para escolher com sabedoria. 

Anúncios em redes sociais desempenham um papel fundamental na difusão de informações relevantes e de qualidade sobre tudo o que é comercializado na rede.

Segundo o SPC Brasil, 97% dos brasileiros pesquisam online sobre produtos e serviços antes de comprá-los. Anúncios em redes sociais elaborados com qualidade e bastante conteúdo fazem toda a diferença para o cliente, uma vez que facilitam a escolha dos usuários, trazendo cada vez mais leads e aumentando as chances de efetuar uma venda.

É impossível pensar em empreender, nos dias de hoje, sem fazer uso massivo das redes sociais. Entenda as principais vantagens e não fique de fora.

Direcionamento específico de ações

Anúncios em redes sociais podem ser realizados de forma bastante característica, ao especificar certos parâmetros para transmissão, tais como: 

  • Faixa etária; 
  • Posição geográfica: cidade, estado, país etc.;
  • Interesses em comum; 
  • Etc. 

Com isso, é possível conhecer a fundo seu público-alvo e fornecer conteúdos publicitários de qualidade. Caso você possua, por exemplo, uma loja de roupas e acessórios direcionada ao público mais jovem, é possível realizar ações direcionadas especificamente a pessoas da faixa etária desejada. 

Sendo assim, estes usuários, eventualmente, encontrarão seu anúncio, enquanto mexem com o aplicativo, descartando audiências menos interessantes.

Este é um dos passos mais importantes para determinar seu público-alvo e, com isso, calcular as métricas publicitárias mais conhecidas para ter ideia do custo por lead (CAC) e do grau de fidelização e reincidência dos mesmos (LTV).

Quanto mais segmentadas forem suas ações de Marketing, melhor para seu negócio. Convém citar que você provavelmente levará algum tempo até concluir qual é seu público-alvo e como trabalhá-lo corretamente. Não se preocupe: isso é normal e faz parte do jogo.

É mais fácil calcular a eficácia

Métodos tradicionais de publicidade, como anúncios em TV, rádio, outdoors, panfletos etc., têm uma grave falha: não são facilmente mensuráveis. 

Não é possível determinar quantas pessoas realmente se interessaram pelo seu produto em um painel instalado em frente a uma avenida movimentada. No entanto, é possível calcular com precisão a quantidade de pessoas alcançadas pelas suas ações em anúncios digitais.

Redes sociais possuem sistemas bastante robustos, que permitem a você saber detalhes claros sobre: 

  • Número de cliques e/ou visualizações dos anúncios; 
  • Conversões; 
  • Engajamento, ou seja, curtidas, comentários, entre outros etc.; 
  • Entre outros detalhes fundamentais para determinar suas estratégias. 

Caso sua estratégia anterior não tenha rendido bons frutos, é possível comparar os resultados anteriores com os de sua nova iniciativa. Anúncios em redes sociais exigem certa experimentação até que atinjam os resultados desejados.

É possível falar diretamente com o público

Outdoors não conversam com os clientes, apenas transmitem uma mensagem. Anúncios em redes sociais, no entanto, podem e devem ser utilizados como um canal direto entre empresa e consumidor. 

Grandes marcas de computadores e notebooks, por exemplo, realizam campanhas publicitárias constantes e, nos comentários, ajudam a tirar dúvidas dos usuários. Caso alguém reporte problemas com o equipamento, profissionais encarregados de controlar as redes sociais da empresa orientam e direcionam o usuário ao departamento de suporte técnico.

Campanhas publicitárias interativas também podem ser realizadas para trazer à tona a opinião das pessoas. Enquetes, promoções e pedidos de sugestões dos usuários são excelentes pedidas para garantir interatividade, engajamento e sentimento de autoridade para a marca.

Afinal, quando somos bem recebidos em uma casa, somos mais inclinados a visitá-la novamente. O mesmo ocorre quando a interatividade nas redes sociais acontece de forma adequada.

Empresa e usuários identificam-se com mais intimidade

Já percebeu que anúncios de barbearias à moda antiga, hoje bastante famosas, costumam utilizar uma linguagem mais jovem, descolada? Isso ocorre porque esse tipo de negócio funciona melhor quando se comunica com a mesma linguagem de seu público-alvo.

Entender seu público-alvo significa que você precisa entender e aplicar a linguagem de suas audiências em suas ações publicitárias. Caso seu público seja mais formal e prefira uma linguagem mais sóbria, trabalhe em cima desse conhecimento. 

Contudo, se seu negócio abraça uma faixa etária mais jovem, pode ser uma boa ideia trabalhar de maneira mais informal, menos densa.

Anúncios pagos dão um empurrãozinho nas coisas

É importante desenvolver anúncios eficazes, de modo que gerem mais resultados orgânicos, seja por indicação direta dos usuários, com compartilhamentos ou depoimentos espontâneos sobre a qualidade do produto ou serviço. 

No entanto, a criação de anúncios pagos faz toda a diferença, sobretudo nos primeiros meses de vida do negócio, para trazer mais visualizações às redes sociais e, com isso, fortalecer sua marca.

O Facebook Ads é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para impulsionar publicações de marketing pagas. Por se tratar da rede social mais populosa no momento, costuma ser a mais eficaz, também.

No entanto, dependendo de seu negócio, pode ser que o Instagram, por exemplo, seja mais eficiente: venda de roupas e acessórios pode ter um resultado melhor nessa rede social, uma vez que seu principal foco é o apelo visual. 

O valor dos anúncios vai variar de acordo com a quantidade de pessoas que deseja alcançar, além dos filtros selecionados para segmentar os disparos.

Um erro bastante comum dos usuários é acreditar que anúncios direcionados de forma bastante generalista são eficazes. Isso não é verdade. Quanto mais informações você puder coletar antes de tomar suas decisões, melhor para seu negócio. Afinal, todo o dinheiro desperdiçado em ações publicitárias é prejuízo direto para sua empresa.

Caso o objetivo de sua marca seja aparecer para o público empresarial, anúncios no LinkedIn podem ser uma ótima ideia. Existem diversos filtros para impulsionamento pago de anúncios nessa rede social que fazem toda a diferença. Além dos filtros presentes no Facebook e no Instagram, é possível determinar o grau de formação e de especialização dos usuários, fazendo com que o anúncio atinja indivíduos bastante segmentados.

De tempos em tempos, é interessante investir algum dinheiro em anúncios pagos para ajudar no crescimento de seu negócio. A periodicidade vai depender do tipo de negócio que sua marca representa.

Conclusão

É impossível pensar em anúncios publicitários sem levar em consideração as redes sociais. Indivíduos podem estar isolados fisicamente, mas são as redes sociais as responsáveis por conectar a todos, por meio da enxurrada de conteúdos disponibilizados através delas diariamente. 

Cuidados básicos, como conhecer seu público-alvo e criar anúncios interessantes e bem segmentados, são fundamentais para garantir a saúde financeira de seu negócio.

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