Dicas para otimizar a atuação da sua empresa com o LinkedIn

As redes sociais são plataformas indispensáveis para o marketing digital atualmente. Muitas empresas já investem nas suas páginas no Facebook e Instagram para se conectar com os clientes. No entanto, são poucas que dão o devido valor a outra ferramenta útil para os seus negócios: o LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede social de negócios, naturalmente utilizada para conectar profissionais e empresas. Só que as utilidades vão além disso. Afinal, é uma plataforma capaz de alcançar milhões de usuários que podem não só se tornar colaboradores ou parceiros, como também clientes. 

Para conseguir este feito, o ideal é investir no LinkedIn para otimizar a atuação da sua empresa nesta rede social. Confira as nossas dicas e aprenda como aproveitar todo o potencial desta ferramenta.

Como o LinkedIn pode ser útil para o seu negócio?

Antes de falarmos sobre otimização do LinkedIn, precisamos esclarecer como que estar presente nesta rede pode ajudar o seu negócio a crescer. Até porque pouco adianta investir em um método sem compreender totalmente como ele pode agir em seu favor. 

Como uma rede social, o LinkedIn tem a possibilidade de alcançar pessoas ao participar dos mesmos canais que elas. São mais de 500 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo cerca de 35 milhões só no Brasil, o 4º país no mundo com mais usuários. 

Só que, diferentemente de outras plataformas, as pessoas estão mais dispostas a consumir conteúdo de organizações. Como consequência, o LinkedIn possui uma elevada taxa de conversão. Quando utiliza seus recursos adequadamente, você agrega valor à sua marca. 

Uma vez que este é um canal de negócios, conquistar seu espaço e se destacar significa conquistar autoridade dentro do mercado. São condições ideais para obter novos consumidores e funcionários qualificados simultaneamente.

Como construir uma boa página corporativa?

Todo o processo de atuação de uma empresa no LinkedIn começa com a criação de uma Company Page. É nela que você divulgará propriamente a sua organização para atrair mais oportunidades de negócios.

Os requisitos básicos

A fim de evitar fraudes, o LinkedIn possui certos requisitos para permitir a criação de uma Company Page. Antes de tudo, você precisa ter um perfil próprio e ativo (classificado pelo menos como intermediário), ser funcionário da empresa em questão e se declarar como representante oficial da mesma. 

A instituição também precisa ter um e-mail com seu domínio (nada de @gmail.com ou @hotmail.com). Por isso, certifique-se de cumprir estas condições antes de seguir adiante.

Showcase Page

Um recurso interessante de ser utilizado é a Showcase Page. Trata-se de uma página associada à Company Page que atua como uma vitrine do seu negócio. A ideia não é divulgar seus produtos diretamente, mas sim exibir a cultura e o profissionalismo da empresa.

Enquanto a Company Page funciona como uma introdução à sua instituição, descrevendo seu negócio e incluindo as vagas abertas, a Showcase foca nas publicações. É o canal ideal para mostrar conquistas, eventos e aparições na mídia, além de compartilhar informações e novidades. 

É possível ter até 10 Showcase Pages. Assim, você pode criar várias para fins diferentes, como uma só para falar dos eventos e outra para salientar as ações sociais da instituição. É uma maneira dos usuários poderem acessar o tipo de conteúdo que mais os interessa. 

Otimização da página

Usar o SEO faz toda a diferença para construir páginas corporativas atrativas e acessíveis. O primeiro passo é pensar na URL. É importante que ela seja curta e direta para apresentar a empresa e ser facilmente lembrada.

A descrição da companhia deve ser sincera e clara. É importante pensar nas palavras-chave que mais representam a sua marca e que o seu público-alvo procura. Usar esses termos no resumo da página é útil para buscas e para que os usuários entendam o seu trabalho.

O uso de fotos deve ser bem pensado. É importante usar uma logo clara e bem visível como imagem de perfil da empresa. Já a imagem de capa deve ser marcante e ainda expressar o propósito da marca. Afinal, é a primeira coisa que um visitante verá ao abrir sua Company Page.

Como aprimorar a presença da sua empresa no LinkedIn?

Ter a página corporativa é um passo importante para o uso do marketing digital. No entanto, apenas ter o perfil e o deixar parado não traz os resultados esperados. Para isso é essencial otimizar a atuação da empresa no veículo. 

Promova a participação dos colaboradores

Engajar os seus funcionários é tão relevante quanto engajar o seu público-alvo. Quando seus colaboradores descrevem que trabalham na empresa, se associando à página corporativa, você constrói uma rede do negócio. Isso aumenta a credibilidade da organização e cria mais oportunidades de cliques por meio do perfil dos funcionários. 

Explique no escritório como o LinkedIn pode ser útil para todos e estimule que eles compartilhem conhecimento na plataforma. Melhor ainda se eles seguirem as Showcase Pages. Lembre-se que participar da rede social não é obrigação de trabalho, então é importante despertar este interesse naturalmente.

Participe de grupos

Redes sociais são feitas para interagir. Uma das melhores formas de fazer isso no LinkedIn é por meio dos grupos. Procure os grupos nos quais a sua persona faz parte e participe deles. Estude estes grupos para identificar que tipo de conteúdo e produto o seu público se interessa. Use-os como uma forma de pesquisa de mercado. 

Uma vez que entenda o comportamento e gostos destes usuários, você poderá compartilhar suas próprias publicações que estejam de acordo com a proposta do grupo. É importante usar uma abordagem suave, que priorize o conhecimento e não a sua empresa. Como consequência, as pessoas irão espontaneamente seguir a sua página para aprender mais. 

É aconselhado também criar o seu próprio grupo. Neste caso, tente trazer uma proposta nova e que agregue valor aos usuários. Desta maneira, você pode criar uma comunidade para seus seguidores mais assíduos, contribuindo para a conversão deles em leads.

Produza conteúdo relevante

O principal combustível do LinkedIn é o conteúdo de qualidade. Diariamente, as pessoas criam, leem e compartilham artigos, entrevistas, gráficos e vídeos com informações ricas. Manter sua página ativa com conteúdo é indispensável para aumentar o alcance e a conversão de leads. 

Para facilitar, existe a plataforma LinkedIn Pulse, que funciona como um blog dentro da rede social. Você pode usá-la para compartilhar soluções para problemas comuns do setor, divulgar notícias e inovações, estimular debates, entre outros. É proveitoso variar nos formatos, já que imagens e vídeos quebram a monotonia dos textos e agradam o público.

É igualmente válido aproveitar para gerar engajamento. Crie enquetes e faça questionamentos aos usuários para que eles comentem suas opiniões. Caso seu conteúdo seja relevante e único, eles poderão até compartilhar, otimizando a sua divulgação orgânica.

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