Blog Evite os principais erros em SEO

Evite os principais erros em SEO

Evite os principais erros em SEO

O SEO – Search Engine Optimization – é uma das maneiras mais práticas – e gratuitas – de fazer com que seu site se destaque e esteja entre as primeiras escolhas de um usuário. No entanto, existem alguns erros em SEO que muitas empresas cometem e que poderiam ser facilmente resolvidos.

Há quem acredite que o Google – e os outros buscadores – foca-se apenas nas palavras-chaves. Isso até acontecia no passado, porém, agora a análise feita nos sites é muito mais completa. Se você tem conteúdo legal, trabalha bem a keyword, porém peca em algo simples, como a disposição dos parágrafos, já está perdendo posições no ranking de resultados de busca.

Conheça agora quais são os erros mais comuns em SEO e o que você deve fazer para evitá-los:


Conteúdo pobre e sem qualidade

O algoritmo do Google consegue identificar quando um conteúdo não tem nada a agregar e não possui qualidade. Se o assunto é irrelevante, tem poucas palavras (não chega nem a 300 palavras, o mínimo para que o algoritmo considere o texto atrativo) ou não apresenta imagens, pode ser classificado como conteúdo de baixa qualidade.

Para evitar este erro, procure deixar seus conteúdos o mais completo possível, de forma a cumprir o que o título promete. Adicione imagens, subtítulos e descrições, para facilitar a leitura do usuário e tornar a estrutura do texto mais clara.


Ignorar as meta tags

Quando seu site é indexado nos buscadores, ele precisa aparecer de forma amigável e as meta tags podem ajudar. Tudo começa no link. Se ele apresenta apenas números ou letras, você já está cometendo erros de SEO. O mesmo acontece quando não há atenção ao title tag, meta descrição e ao header.

O ideal é que todas essas informações mostrem exatamente do que se trata a página e esclareçam o máximo possível do que se trata o link. Assim, o usuário clica e percebe que aquele resultado atendeu suas expectativas. 

Por exemplo: 

  • Link: www.site.com/erros-de-seo
  • Title Tag: Erros de SEO | Tudo que você precisa saber
  • Meta Descrição: Saiba quais são os principais erros de SEO que você deve evitar em seu site.


Escolha da palavra-chave errada

Escolher a palavra-chave não é uma tarefa fácil, porém, é ela que vai garantir que seu site esteja dentre os resultados. Não é algo que pode ser suposto ou inventado, é preciso pesquisar e entender o que as pessoas vêm procurando sobre assuntos ligados ao que você fala em seu site.

Para evitar o erro, basta contar com algumas ferramentas que ajudam na escolha das Keywords, como o Google Keyword Tool e até mesmo o Google Trends.


Ignorar o design responsivo

Enquanto posiciona um site no ranking de SEO, o Google leva em conta se o design é responsivo. A verdade é que a maioria dos acessos à internet atualmente são feitos diretamente dos dispositivos móveis, então, se você ignorar esta ideia, está cometendo erros em SEO.

O indicado é que qualquer usuário consiga navegar tranquilamente em seu site, seja pelo acesso no desktop, no celular ou em um tablet. Ou seja, seu site precisa se adaptar a diferentes formatos de tela, sem perder a qualidade.


Não estar presente nas redes sociais

Quando realiza uma busca no Google ou em outro buscador, você já reparou que os primeiros resultados são das redes sociais? Estar presente no Facebook, Instagram, LinkedIn ou outras redes ajuda seu site a ganhar mais peso nas buscas. 

Então, é um erro não ter uma página em pelo menos uma rede social e mantê-la atualizada. Além de atingir ainda mais pessoas, você vai ganhar mais credibilidade e melhorar seu ranqueamento SEO.


Conteúdo duplicado

Ao falar em conteúdo duplicado, muitas pessoas ligam imediatamente ao plágio. Porém, os buscadores vão muito além, e você pode estar cometendo este erro, mesmo ao produzir conteúdo original. 

Aqui a dica é prestar atenção aos links que levam ao seu site, usando o redirecionamento 301, para que, mesmo quando existem diferentes formas de chegar ao seu site, para o buscador seja considerada apenas a principal. Além disso, a canonical tag também pode ajudar.

De resto, evite repostar algum conteúdo de outra página. Ao invés disso, prefira escrever algo novo, tendo como base aquele link que você gostou e linkando para este outro site. Assim, os buscadores não identificam conteúdo duplicado e ainda observam este comportamento com bons olhos, já que você está fazendo link building.


Excesso de palavras-chaves

Você certamente já ouviu falar que quantidade não é sinônimo de qualidade, e isso é válido também no caso de SEO. As palavras-chaves servem para ajudar as pessoas a encontrarem seu site, porém, não devem ser utilizadas em excesso. E sim, os buscadores sabem quando você está “forçando a barra”.

Use as palavras-chaves de forma natural (o mais indicado é trabalhar mais de uma) e pense em um número ideal de repetição, como se você estivesse lendo o texto. Três a cinco vezes para uma mesma palavra é o indicado. Além disso, aposte também em variações.


Deixar de lado as heading tags

Heading tags são aquelas utilizadas nos intertítulos de um texto em um site. Essas ajudam a tornar a estrutura de um conteúdo mais interessante e fácil de ler. No momento em que você não as utiliza, seja por fazer um texto corrido, sem intertítulos ou por se esquecer de colocar o H2, H3, H4, já perde algumas posições no ranqueamento dos buscadores.

Quando estiver montando seu site (as heading tags não aparecem apenas nos blogs) tome cuidado com o uso destas tags. E não se esqueça de que deve ter apenas uma H1.


Não fazer linkagem interna

Uma das formas mais fáceis de fazer um usuário permanecer mais tempo em seu site é através da linkagem interna. Sugestões de outras páginas que podem interessar e que valem a leitura. O Google observa se isto é feito em um site e vê como positivo quem trabalha bem a linkagem interna. Por outro lado, quem se esquece de fazer isso pode estar sendo penalizado.

A dica é sempre buscar linkar um texto ou uma página com outra que tenha um tema semelhante. Se você tem um blog, pode direcionar as pessoas para a página principal e até para um produto específico. Ou, se preferir, linkar com outro texto que fala de um tema parecido.

Agora você já sabe quais são os principais erros em SEO que pode estar cometendo e o que deve fazer para evitá-los. Observe se não precisa mudar nada em seu site e comece esta mudança ainda hoje. Caso precise de ajuda com a produção de conteúdo, pode contar com a RedaWeb. Visite nosso site ou ligue para nós no número 0800 750 5564 e conheça nossos planos.

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