Blog Keyword planner: ferramenta pode te ajudar a expandir sua campanha de pesquisa

Keyword planner: ferramenta pode te ajudar a expandir sua campanha de pesquisa

Keyword planner: ferramenta pode te ajudar a expandir sua campanha de pesquisa

O Google Keyword Planner é uma ferramenta muito importante para expandir as campanhas de pesquisa da sua empresa. Até porque ela foi desenvolvida por um dos motores de busca de internet mais acessado pelos usuários: o Google. Diante disso, as marcas que almejam aparecer no ranking de busca desse poderoso navegador online, precisam compreender que o uso desse recurso é indispensável.

De fato, algumas empresas ainda têm dúvidas sobre as suas funcionalidades quando o assunto consiste em expandir as campanhas de pesquisa. No entanto, a plataforma é intuitiva, por isso não demanda conhecimentos muito aprofundados. Então, para ajudar a sua empresa nessa questão, elaboramos um artigo sobre o Keyword Planner. Aproveita a leitura!

Keyword Planner: o que é?

O Google Keyword Planner pode ser descrito como uma ferramenta potente e capaz de ajudar a trabalhar o SEO de forma saudável. Ainda mais porque a sua principal função consiste na pesquisa de palavras-chave adequadas a um volume de busca satisfatório. Afinal, por meio da identificação das expressões mais buscadas, o site da sua empresa poderá ser indexado e ranqueado com mais facilidade.

Dessa forma, é possível mencionar que o Keyword Planner é uma ferramenta essencial para todas as marcas que almejam fazer campanhas de Marketing Digital. Assim sendo, ela é indicada para os mais diversos objetivos. Portanto ela deve ser usada no plano de ação para obtenção de um tráfego pago e para a atração do tráfego orgânico.

Em outras palavras, por meio do Google Keyword Planner a sua marca poderá identificar as palavras-chave ideias a serem utilizadas nas campanhas online. Desse modo será possível aumentar as chances de obter resultados positivos. Por isso essa ferramenta é utilizada com frequência pelas empresas que ocupam as primeiras posições dos buscadores de pesquisa.

Quais são as vantagens do Google Keyword Planner?

Atualmente, a principal vantagem do Google Keyword Planner está na possibilidade de pesquisar e identificar as palavras-chaves mais indicadas para as campanhas da sua empresa. Além disso, outro benefício consiste no fato dessa ferramenta ter sido desenvolvida pelo Google. É inquestionável que essa gigante da tecnologia apresenta uma grande hegemonia no nicho de motores de busca.

Aliás, os algoritmos do Google foram feitos sob medida para que o site da sua empresa seja encontrado de forma rápida e eficiente pelos usuários durante as pesquisas online. Para isso, basta utilizar as palavras-chave mais adequadas nas campanhas a serem realizadas. De fato também existem outros planejadores de palavra-chave. Mas nos dias atuais o Keyword Planner está entre os mais completos e eficientes. A seguir, veja algumas vantagens proporcionadas por ele!

A pesquisa personalizada

Antes de tudo, é importante entender que quando digitamos um termo de pesquisa nas plataformas convencionais, na maioria das vezes, recebemos algumas ideias que são pouco interessantes. Até porque, dependendo as características do site da sua empresa, algumas palavras-chave relacionadas não proporcionarão um bem retorno. No entanto, a pesquisa personalizada do Keyword Planner é, por si só, uma grande vantagem. Ainda mais se levarmos em consideração que essa ferramenta oferece as palavras-chave adequadas a partir do endereço do site da sua empresa ou do concorrente.

A análise da concorrência por meio de referências

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do Google Keyword Planner consiste na possibilidade de descobrir as palavras-chaves utilizadas pela concorrência. Para isso, basta inserir na plataforma o endereço do site das empresas concorrentes. Dessa forma você identificará as expressões que estão gerando tráfego para essas organizações. De certo, essa possibilidade tornará o processo de tomada de decisões mais assertivo.

A pesquisa múltipla

A pesquisa múltipla é um recurso muito interessante, ainda mais para as marcas que exploram mais de uma segmentação de mercado. Então, para realizá-la digite as expressões desejadas na barra de pesquisa da plataforma. No entanto, elas devem ser separadas por vírgulas. Após isso, aperte o botão "obter ideias". Desse modo será possível encontrar diversos resultados.

Como usar o Google Keyword Planner?

O uso do Google Keyword Planner demanda a criação de uma conta no Google Ads. Desse modo, para fazer a pesquisa de palavra-chave na plataforma, é necessário acessar o menu na parte superior da tela. Em seguida, você precisará escolher a opção "palavras-chave". Vale a pena mencionar que essa plataforma é gratuita e pode ser utilizada por empresas de diversas segmentações.

Em 2016 essa ferramenta foi associada a uma plataforma para a gestão de anúncios do Google, alterando o foco central da sua funcionalidade. Desde essa época, ela deixou de ser um simples recurso de busca de palavras-chave, proporcionando funcionalidades mais complexas. Dessa forma, é possível trabalhar a gestão de companhas para diversos objetivos.

Como fazer o cadastro no Google Ads?

Mesmo que a sua empresa não almeje anunciar no Google, o cadastro no Google Ads é indispensável para acessar o Keyword Planner. Assim sendo, para navegar nessa plataforma é preciso criar uma conta no Google. Na sequência, ela será utilizada para fazer o login na ferramenta. Em outras palavras, a sua empresa precisará criar um e-mail no Google para se cadastrar no Google Ads.

Quais são as funcionalidades do Keyword Planner?

O Google Keyword Planner passou por modificações após algumas transformações ocorridas nas plataformas de Analytics. Atualmente, é possível desfrutar de muitas funcionalidades. Veja a seguir!

Volume das buscas e dados das tendências

Essa ferramenta mostra as informações relativas as tendências de uma palavra-chave ou expressão de pesquisa. Esses dados podem ser muito importantes para construir um plano de ação promissor. Com base nisso, os resultados das campanhas serão mais assertivos.

A procura por novas expressões

Sempre será possível incluir o alterar as expressões utilizadas nas campanhas da sua empresa por meio do Keyword Planner. Para isso será necessário clicar na opção "Palavras-chave" e, na sequência, escolher o grupo de anúncios ou a campanha em questão. Após isso, clique no botão "+" e digite a URL do site na barra de pesquisa correspondente. Por fim, basta inserir o serviço ou a mercadoria a ser explorada para obter novas palavras-chave.

A adição de palavras-chave negativas no Keyword Planner

De fato, a adição de palavras-chave negativas é crucial para as empresas que não almejam ser encontradas por pessoas que não apresentam o perfil do público-alvo. Então, para construir essa lista, basta clicar na opção "Palavras-chave negativas". Após isso, insira as expressões pelas quais a sua marca não deseja ser encontrada.

O uso de filtro por região

Uma das vantagens do Keyword Planner consiste na busca de palavras-chave por regiões. Aliás, essa funcionalidade é excelente para os negócios locais. Assim sendo, a ferramenta é capaz de oferecer sugestões para ampliar a sua pesquisa. Desse modo a sua empresa conseguirá aumentar o alcance das campanhas realizadas.

Se você tiver a intensão de fazer uma busca ainda mais específica, utilize o filtro de localização. Ele tem um mecanismo de ação similar ao do Google Maps. O Brasil é a região marcada por padrão. No entanto, é possível alterar a localização, do modo a ajustá-la ao perfil da sua empresa.

O Google Keyword Planner é uma ferramenta muito importante para alavancar o crescimento da sua empresa. Não é por acaso que ela vem sendo utilizada nas estratégias de Marketing Digital de muitas empresas. A sua não pode ficar de fora, certo? Gostou do post? Então aproveite para acessar o nosso site e conhecer os nossos serviços!

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