5 melhores dicas para impulsionar o sucesso do seu blog

Nos dias de hoje, ter um blog se tornou cada vez mais comum. Influenciadores digitais e empresas de diversos ramos utilizam essa ferramenta web para promover suas ideias, serviços, produtos e conteúdos em geral. 

Os blogs já fazem parte das estratégias de marketing digital há um tempo, sendo uma das plataformas mais antigas no universo web. Atualmente, são bastante usados como um complemento no planejamento de marketing, que se utiliza de redes sociais, sites e YouTube, atrelando-os aos blogs de alguma maneira.

No blog, a possibilidade de escrever diversos conteúdos, inserir imagens, vídeos e músicas traz uma flexibilidade para quem o utiliza, além de agradar diversos públicos em um só canal.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, ter um blog requer dedicação e disciplina. A concorrência é grande e, para se destacar em meio ao segmento do seu blog, é preciso planejamento e um bom conteúdo, focado no seu público-alvo. Além disso, você precisa gerar identidade e ter uma “marca” para o seu blog, seja de acordo com o seu segmento ou com alguma característica sua ou da sua empresa.

Com certeza, o conteúdo é uma das partes mais importantes para a construção e sucesso do seu blog. É a partir dele que a sua mensagem será passada e você irá se comunicar com o seu público. O conteúdo gera identidade e desperta o interesse do leitor em continuar acompanhando suas publicações. Por isso, precisa ser planejado, voltado para o seu público-alvo, atualizado e original.

Mesmo construindo um bom conteúdo, outras estratégias podem ser usadas para impulsionar o sucesso do seu blog. Confira algumas dicas que preparamos para você:

Defina e conheça bem o seu nicho

Antes de colocar em prática um blog, independentemente do ramo e da finalidade do mesmo, é preciso definir qual é o seu nicho e o seu público-alvo. Para quem já tem uma empresa ou uma atuação bem definida, basta seguir o mesmo nicho e oferecer conteúdos relacionados e atualizados sobre ele.

Já para quem está iniciando um blog de forma separada e do zero, identifique o que você faz ou sabe de melhor - um assunto que você goste - e comece a pesquisar sobre esse nicho, ou seja: qual é o público do mesmo; o que ele demanda; o que a concorrência está fazendo; quais são as últimas novidades desse nicho; a linguagem ideal, etc.

Criar personas ou perfis semifictícios do seu “leitor ideal” pode lhe ajudar a identificar o seu público, o que ele deseja ler e como melhor se comunicar com ele.

Escolha bem a sua plataforma

O espaço digital onde o seu blog será construído é o que chamamos de plataforma. Atualmente, existem muitas gratuitas e que entregam layouts bem bacanas para diversos tipos e segmentos de blog. Dentre as principais, temos o Blogger, WordPress, Tumblr, Medium e o Linkedin

O que as diferencia é em relação à possibilidade de customização, usabilidade, suporte, responsividade, estilos de layout, agilidade na abertura de páginas, entre outros fatores relevantes para a disposição do conteúdo e para a experiência do usuário. É preciso que a plataforma suporte postagens constantes de conteúdos de diversos tipos, como fotos mais pesadas, vídeos, podcasts, etc.

Devido à facilidade de customização de layout, usabilidade, suporte e responsividade, a plataforma WordPress ainda é a mais recomendada para fazer o seu blog.

Não se esqueça de registrar o domínio do seu blog, que nada mais é que o endereço do mesmo (que observamos na URL) e que o diferencia dos demais. De preferência, insira o nome do seu blog ou empresa, ou uma palavra-chave importante para o seu nicho, que caracterize o tipo de conteúdo que será exibido.

Planeje seu conteúdo

Após definir esses itens anteriores que são básicos e primordiais, chegou a hora de pensar o que vai fazer do seu blog uma plataforma interessante: o conteúdo. Todo leitor entra em um blog buscando um conteúdo diferenciado, original e que responda às suas dúvidas sempre, seja por meio de conteúdo escrito, vídeos, podcasts, entre outros formatos.

Para isso dar certo, é preciso planejar o seu conteúdo. Muitos blogs fazem a escolha das pautas, a linguagem e as publicações em si sem seguir um planejamento. Isso acaba por gerar descredibilidade e a “bagunçar” o seu blog! 

Por isso, é preciso se organizar agora mesmo, a começar pelo estudo de palavras-chave relacionadas ao seu nicho que devem ser inseridas em suas publicações. Você pode selecioná-las a partir de um estudo sobre as palavras que seu público mais utiliza para buscar conteúdos semelhantes aos que você pretende publicar.

Além de ser útil para o rankeamento do seu blog nas ferramentas de busca, como o Google, por exemplo, esse é um instrumento que organiza a previsão de pautas que serão trabalhadas no blog, ou seja, relaciona os artigos a serem produzidos e em quais datas publicá-los. 

A periodicidade das publicações é algo muito importante, pois aqueles leitores mais assíduos irão esperar pelo seu conteúdo, já sabendo quando ele será publicado. Ou seja, a organização do cronograma de publicação é essencial e muito importante para ambos os lados. Assim, o blogueiro também consegue se organizar e se precaver fazendo conteúdos antecipadamente quando necessário. Para ajudar, crie um calendário editorial, com todas as datas e textos que serão postados.

Não se esqueça de definir que tipo de conteúdo você vai criar (blog posts, infográficos, imagens, vídeos, e-books, entre outros), sempre de acordo com o perfil do seu público. É bom sempre variar os formatos e apostar naqueles mais dinâmicos, como os vídeos curtos, por exemplo.

Invista em SEO

Hoje em dia, o Search Engine Optimization é um termo bastante comum no marketing digital. Trata-se de um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados. Fatores on page e fatores off page devem ser trabalhados frequentemente no seu blog para poder melhor posicioná-lo na busca e alcançar mais clicks!

Ande lado a lado com as redes sociais

Hoje em dia, é preciso conversar as mídias para gerar maior engajamento. Sendo assim, o seu blog deve caminhar lado a lado com as redes sociais para alcançar ainda mais público e propagar os seus conteúdos.

Para isso, crie um perfil relacionado ao seu blog nas redes sociais, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outros, e compartilhe as publicações do seu blog nesses locais. Com certeza a conversão para o seu blog será bastante positiva e o compartilhamento também ajudará na divulgação do mesmo.

Você também pode estimular o compartilhamento pelo próprio usuário do seu blog. Para isso, estimule seus leitores a compartilharem seus conteúdos inserindo na página botões de compartilhamento social.

Precisa de ajuda com o conteúdo do seu blog? Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564, caso queira assinar um plano.