Blog Monitoramento de redes sociais: conheça 13 ferramentais essenciais

Monitoramento de redes sociais: conheça 13 ferramentais essenciais

homem e mulher monitorando redes sociais pelo computador

O monitoramento de redes sociais é uma atividade importantíssima para qualquer empresa ou marca que busca sucesso no universo online e, atualmente, não basta compreender o que estão falando por aí. O negócio precisa explorar as outras métricas para conseguir informações valiosas para obter bons resultados.


Logo, conhecer algumas ferramentas para monitorar as mídias sociais, é essencial, certo? Então, acompanhe essa postagem com atenção e descubra que recursos são esses. 


Boa leitura! 



1. Brand24


Para o monitoramento de redes sociais eficiente, a Brand24 é essencial, uma vez que dá informações sobre o que dizem da marca em diversas plataformas e, diferentemente da concorrência, a ferramenta dá auxílio para empresas de muitos portes. 


Assim sendo, quem deseja ter acesso fácil às menções e saber o que é dito sobre a marca para agir em tempo real, pode contar com a Brand24.


A plataforma deixa em evidência um gráfico com tudo aquilo que falam do negócio para que seja possível resolver os eventuais problemas.  


A ferramenta faz a classificação dessas menções em categorias:


  • Positivo;
  • Negativo;
  • Neutro. 


A Brand24 monitora as principais redes sociais, bem como fóruns, sites e blogs.


2. Mention


Outra ferramenta indispensável para o monitoramento de redes sociais é a Mention e essa opção oferece recursos interessantes, tais como:


  • Assimila a marca;
  • Investiga a concorrência;
  • Estuda a campanha;
  • Entende o que pode dar certo no setor;
  • Contrasta as conversas online;
  • Desenvolve conteúdo considerando as percepções de redes sociais. 


Além disso, é possível responder qualquer interação no Twitter, Facebook e Instagram da empresa. 


3.  Iconosquare


Previamente, a ferramenta de monitoramento de redes sociais era conhecida como Statigram e disponibiliza dados importantíssimos de um perfil do Instagram, dado que essa plataforma não oferece um painel analítico. 


Por meio do Iconosquare, dá para analisar:


  • A escala de comentários e de curtidas;
  • O comportamento dos fãs;
  • O número de usuários que não se enquadram como fãs, porém, chegaram até o perfil devido à atividade de outras pessoas. 


4. mLabs


O mLabs é uma ferramenta do Brasil e possui diversos recursos, sendo assim, é bem completa. A opção permite:


  • Administrar os perfis nas principais redes sociais;
  • Responder as mensagens de qualquer seguidor;
  • Gerar relatórios do Facebook, Instagram, Twitter e, até mesmo, do Google Analytics;
  • Examinar as métricas.


Ademais, a mLabs possibilita conseguir gráficos sobre a performance dos concorrentes, portanto, a marca tem em mãos a possibilidade de ultrapassá-los, especialmente quando o objetivo é ganhar destaque no mercado. 


Outrossim, a ferramenta para monitoramento de redes sociais permite o gerenciamento de vários perfis em uma única conta.


5. Keyhole


A Keyhole é interessante, já que permite monitorar a performance de hashtags tanto do Instagram, como também do Twitter, sendo assim, quem estiver monitorando, consegue compreender impressões, alcance e tópicos a cada hashtag gerada. 


Além disso, disponibiliza quem são os usuários mais prestigiados e onde esses indivíduos estão.  


6. Reportei


De modo geral, a Reportei é um recurso de monitoramento para negócios que trabalham para outros empreendimentos, especialmente para quem desempenha serviço que exige a divulgação de relatórios.


É comum que o processo de coleta de informações, assim como a produção de relatórios seja uma atividade que demande tempo, principalmente ao realizar de forma manual.


Desse modo, a Reportei pode entrar em ação, já que a ferramenta resolve esse problema de produção. Afinal, o processo é otimizado, ok? 


Os recursos são responsáveis por reunir as informações das redes sociais examinadas e realizar relatórios se baseando nesses dados. 


7. Agorapulse


Saiba que para ter sucesso no monitoramento de redes sociais é importante concentrar todas as informações em um único local e é justamente isso que o Agorapulse faz, colocando-o em destaque quando entre as ferramentas essenciais para realizar essa atividade. 


Outrossim, o Agorapulse fornece recursos incríveis, tais como:


  • Análise de relatórios;
  • Programação de postagem;
  • Painel com menções, mensagens e comentários conforme a rede social que está sendo trabalhada. 


Ou seja, a ferramenta vai além do monitoramento, não é mesmo? Essa é uma opção para monitorar: Instagram, Youtube, Twitter e o LinkedIn


8. Klout


O Klout é uma alternativa interessante, pois permite aos usuários compreender o índice de influência nas principais redes sociais. Assim sendo, dá para saber qual é a nota do perfil recebendo uma nota de 0 a 100. 


Além disso, o programa dá conselhos para melhorar as práticas com o propósito de ganhar ainda mais relevância. Também disponibiliza o dashboard de performance para que seja possível conhecer onde o trabalho está sendo mais percebido.


9. Social Bakers


Entre as ferramentas de monitoramento de redes sociais, a Social Bakers recebe destaque, uma vez que a análise da audiência nas plataformas da empresa é automatizada de maneira que mapeie a persona baseada nessas informações. 


Isso significa que dá para desenvolver as melhores estratégias de marketing. Além disso, disponibiliza recursos para agendar, monitorar e gerenciar mensagens. 


A opção também avalia a performance de campanhas de publicidade e amplia a influência de defensores da marca. 


10. Google Analytics


Ainda que essa ferramenta seja famosa pode analisar a performance de sites, o Google Analytics também oferta várias métricas para o monitoramento de redes sociais. 


Dessa maneira, dá para ter conhecimento sobre a quantia de usuário que chegaram no site por meio de redes sociais ou quais são os blogs que proporcionaram mais acesso para uma empresa. 


11. Hootsuit


Entre as opções já citadas, o Hootsuit é uma das mais conhecidas e usadas por quem precisa monitorar redes sociais. A ferramenta oferta suporte para as plataformas mais usadas em território nacional, como: 


  • Instagram;
  • Youtube;
  • Pinterest; 
  • Twitter;
  • Facebook;
  • LinkedIn. 


O que diferencia esse serviço dos demais é a possibilidade de acompanhar menções ao perfil da marca em tempo real e poder delegar atividade para cada colaborador do time. Ademais, o recurso acelera respostas para os clientes.


Quem conta com o Hootsuite também vai poder agendar as postagens, gerenciar e avaliar o conteúdo, e dar impulso aos posts. 


12. IceRocket


Também é possível contar com o IceRocket para o monitoramento de redes sociais, uma vez que a ferramenta é bem completa e quem usa o recurso pode:


  • Monitorar as principais redes sociais da empresa/marca;
  • Acompanhar o conteúdo de blogs;
  • Exportar gráficos de resultados;
  • Personalizar e adaptar os relatórios gerados conforme o período escolhido. 


13. Sprout Social 


Por fim, a Sprout Social é uma das ferramentas mais imprescindíveis, visto que é bem simples de usá-la e oferta avaliações certeiras que vão ajudar qualquer rede social a atingir as estratégias precisas.


Essa plataforma permite:


  • Programar publicações;
  • Seletar menções e mensagens;
  • Encontrar tendências; 
  • Consultar dados antigos. 


É uma ferramenta para monitoramento de redes sociais essencial, pois, todas as funções estão bem organizadas em uma interface totalmente intuitiva, ou seja, não há segredo ao usar.


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