Blog O LinkedIn como ferramenta para o marketing pessoal

O LinkedIn como ferramenta para o marketing pessoal

O LinkedIn como ferramenta para o marketing pessoal

O marketing é uma ferramenta muito conhecida por sua importância para que as empresas consigam conquistar um maior número de clientes, tornar sua marca conhecida e se destacar de seus concorrentes, de modo que obtenham melhores resultados e lucros ainda maiores.

Porém, o que muitas pessoas deixam passar despercebido é que o marketing é uma ferramenta não apenas de uso exclusivo das empresas, mas que também pode ser muito útil para que os profissionais de diferentes áreas consigam melhores oportunidades de trabalho e possam alavancar as suas carreiras, com a atração de grandes empresas de seu ramo que podem vir a se interessar por seu trabalho.

Embora possa parecer algo muito complicado e trabalhoso, fazer um bom marketing pessoal pode ser mais fácil do que se imagina, e algumas ferramentas digitais oferecem uma facilidade ainda maior para esse tipo de estratégia, como é o caso do LinkedIn, uma rede social voltada exclusivamente para atividades profissionais.

Diferente das outras redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, o LinkedIn não é uma plataforma para compartilhar curiosidades e ações do dia a dia, mas para que se possa destacar as suas habilidades profissionais e competências, e se consiga destacar entre os profissionais de seu ramo. O que pode lhe render melhores oportunidades de emprego em grandes empresas de seu segmento.

Porém, é importante que não se confunda o LinkedIn com um currículo online, pois não basta apenas estar presente na rede social e preencher suas informações em seu perfil. É preciso também se fazer presente na plataforma, com o compartilhamento de conteúdo, interação com páginas e outros profissionais, entre outras ações que permitam se fazer um bom marketing pessoal por meio do LinkedIn.

É comum que muitas pessoas encontrem dificuldades em fazer seu marketing pessoal com o LinkedIn por não compreender completamente o uso desta plataforma e deixar de realizar ações fundamentais para ter melhores resultados em sua estratégia.


Como otimizar o seu marketing pessoal no LinkedIn?

Confira, a seguir, algumas dicas que podem lhe ajudar a conseguir realizar um marketing pessoal muito mais efetivo no LinkedIn, para obter maior destaque entre os profissionais da sua área:


1 - Utilize fotos que transmitam profissionalismo

A primeira impressão que o seu perfil no LinkedIn irá transmitir aos visitantes é aquela que será obtida pela visualização das imagens, tanto de perfil quanto de capa. Isso torna muito importante a escolha dessas imagens, que serão responsáveis pelo primeiro impacto causado por seu perfil para os demais usuários da plataforma.

A foto de perfil deve demonstrar profissionalismo e seriedade, nada de imagens de festas, viagens, entre outras ações extremamente pessoais. Da mesma forma, a imagem de capa deve ser neutra, de forma que se tenha uma impressão de tranquilidade e seriedade em seu perfil.


2 - Mantenha suas informações completas e atualizadas

Embora possa parecer uma informação muito simples, esse é um erro comum entre os usuários do LinkedIn, que se esquecem de atualizar e completar as suas informações pessoais e profissionais. Isso gera um aspecto descuidado e arranha a sua imagem profissional, comprometendo completamente o seu marketing pessoal nesta plataforma.

Dessa maneira, verifique sempre suas informações e acrescente dados necessários, como cursos realizados, por exemplo, para que sua página esteja sempre de acordo com a sua realidade e possa transmitir um aspecto muito mais sério e profissional.


3 – Compartilhe conteúdo na rede social

Uma das maneiras mais eficientes de destacar o seu perfil no LinkedIn é por meio do compartilhamento de conteúdo, para que as pessoas e empresas possam visualizar e, assim, conhecer as suas habilidades profissionais.

Assim, busque sempre produzir e compartilhar conteúdos que possam demonstrar o seu nível profissional e agregar conhecimento para as suas conexões. Assim, você ganha maior relevância dentro da rede social, o que eleva as chances de sucesso para o seu marketing pessoal.


4 – Faça parte de grupos relacionados ao seu segmento profissional

Para que seu marketing pessoal no LinkedIn tenha maior efeito positivo, é preciso que seu perfil seja visualizado por outros profissionais e pelas empresas de seu ramo de atuação, pois somente assim você irá atingir o público certo para conseguir elevar as suas chances de chegar a melhores colocações profissionais.

A melhor maneira de fazer isso nesta rede social é por meio dos grupos relacionados ao seu trabalho, nos quais estarão presentes outros profissionais da mesma área e representantes de empresas, muitas vezes os responsáveis por recrutamentos, o que aumenta ainda mais a importância de seu marketing pessoal nestes grupos dentro da plataforma.

As conexões também são fundamentais para o sucesso de seu marketing pessoal. São elas que receberão os conteúdos compartilhados por você, de modo que com melhores conexões, seu destaque na plataforma irá aumentar consideravelmente, e contribuir para melhores oportunidades profissionais.


5 – Dedique algum tempo diariamente para seu marketing pessoal no LinkedIn

Um bom trabalho de marketing pessoal é o resultado de tempo e dedicação, o que significa que será preciso dedicar algum tempo de maneira diária para trabalhar seu conteúdo dentro dessa rede social, pois deixar sua página por vários dias sem atualização pode comprometer sua estratégia e passar a impressão de um profissional pouco comprometido para as demais pessoas que visitam seu perfil.

Tenha sempre algum período do dia reservado para compartilhar conteúdo ou interagir com suas conexões no LinkedIn, para que sua presença seja percebida pelas suas conexões todos os dias, com uma melhora de seu aspecto profissional dentro dessa plataforma.

Além disso, é preciso compreender que o sucesso de seu marketing pessoal será resultado de um trabalho em médio e longo prazo, no qual haverá a sua consolidação como um profissional que se destaca entre os demais de seu ramo. Isso significa que você deve ter paciência e dedicação para chegar a melhores resultados em sua carreira.

Com estas dicas e uma estratégia bem trabalhada de marketing pessoal, o LinkedIn pode ser a plataforma certa para você alavancar sua carreira, de modo que as melhores empresas tenham interesse em contar com o seu trabalho.

Para que o seu LinkedIn tenha sempre o melhor conteúdo e possa se destacar ainda mais dentro desta rede social, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis, com a escolha por aquele que melhor se encaixe em sua estratégia de marketing pessoal! 

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