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O marketing pode ser uma ferramenta para palestrantes

	O marketing pode ser uma ferramenta para palestrantes

O marketing é uma ferramenta essencial para qualquer tipo de negócio. Para palestrantes não seria diferente. O profissional que trabalha realizando palestras em lugares diversos precisa encontrar meios eficientes para se promover e fortalecer a sua imagem. 

Veja agora o que o marketing pode fazer para o palestrante ter mais sucesso no seu trabalho.

Marketing para palestrantes: por que investir

O trabalho do palestrante envolve o domínio de diversas habilidades. É preciso saber usar as palavras, fazer conexões, cativar o público, ser carismático, além de dominar aquele assunto sobre o qual ele se prontificou a falar.

O sucesso de um profissional que oferece os seus conhecimentos para uma plateia depende, então, da reunião de vários ingredientes que no final resultarão em um momento prazeroso e de grande aprendizado.

E onde é que o marketing entra nisso tudo? Ora, toda e qualquer empresa precisa saber se promover para garantir uma colocação no mercado, para se destacar da concorrência e fortalecer a sua marca, a sua imagem. Essa é a função do marketing.

Mesmo que um profissional tenha habilidades e características formidáveis para a execução de um excelente trabalho, sem visibilidade, sem ser conhecido pelo mercado consumidor, ele não saberá aproveitar as oportunidades e nem identificá-las quando surgirem.

Como o palestrante deve investir em marketing

Primeiro, vamos à definição de marketing. Marketing é um conjunto de diferentes estratégias que tem como objetivo fazer a promoção de um determinado produto, se adequando às necessidades do público consumidor.

O palestrante precisa aprender a vender o seu produto e, para isso, deve traçar o seu plano de marketing que nada mais é do que a definição de um objetivo e o que é preciso fazer para alcançá-lo.

Alguns desses objetivos podem ser:

  • A venda de produtos, por exemplo: palestras e livros.
  • Fortalecer a sua marca no mercado.
  • Trabalhar na prospecção de mais clientes.
  • Trabalhar o networking, conhecendo e estreitando relações com outros profissionais do ramo de palestras.

Depois de traçar o objetivo desejado, o próximo passo é listar as estratégias necessárias para alcançar o que deseja. Essas táticas podem variar e exigem posicionamentos diferentes do profissional. Escolha aquelas que melhor se encaixam no seu tipo de produto.

O passo seguinte consiste em colocar em prática as estratégias definidas. Para o sucesso real de todas elas, é preciso executá-las com precisão e cuidado para reduzir falhas e riscos. Também é fundamental fazer o controle de tudo que é executado.

Acompanhar de perto e de forma honesta as estratégias de marketing é primordial para identificar falhas, fazer ajustes e promover cada vez mais aquilo que está dando certo, o que está, de fato, cativando o público e trazendo o retorno que o profissional espera.

Assim, podemos definir de maneira rápida um passo a passo para o profissional que deseja investir em marketing:

  • Definir o seu objetivo principal.
  • Traçar as estratégias que podem fazê-lo chegar até aquele ponto.
  • Escolher as melhores táticas para alcançar o objetivo desejado.
  • Mensurar um prazo para obter resultados.
  • Fazer o acompanhamento de todo o processo. 
  • Analisar tudo que foi realizado a fim de identificar os pontos fracos e os pontos fortes do caminho traçado.

Marketing digital para palestrantes

O marketing digital é uma ramificação do marketing tradicional e é uma excelente e eficiente maneira de fazer a sua divulgação, com baixo custo e grande retorno. O marketing digital usa a força e o poder da internet para promover um produto ou serviço.

É um investimento de baixo custo devido à natureza própria dos meios de divulgação e porque o direcionamento das estratégias tem como foco principal o público consumidor daquele produto e não o mercado em geral. Assim, há uso eficiente dos recursos. 

O marketing digital tem alto retorno porque a internet é, atualmente, um ponto de encontro em massa de praticamente todas as pessoas, incluindo aquelas que compram o que você vende. Pessoas de todos os lugares do mundo têm a chance de saber quem você é, já que a divulgação online ultrapassa barreiras geográficas. Isso aumenta o seu mercado.

A internet ajuda as pessoas a conhecerem determinado produto, influencia o seu consumo, fortalece ou enfraquece a marca de uma empresa, estreita relações e ajuda na construção da autoridade da empresa sobre um determinado assunto. 

Sem contar que a internet é uma espécie de vitrine em que você deve estar exposto para que seja reconhecido no mercado. A máxima da publicidade que diz que “quem não é visto não é lembrado” ainda é completamente atual e válida para o marketing digital.

Estratégias de marketing digital

A seguir, algumas estratégias básicas de marketing digital que, se bem executadas, já garantem um ótimo retorno.

Redes sociais

Criar e manter um perfil nas redes sociais é fundamental para qualquer profissional. É lá que os usuários buscam entretenimento, conteúdos interessantes, indicações para consumo etc.

As principais redes nas quais você deve investir são:

  • Facebook: ainda é a rede social mais popular e com maior poder de compartilhamento de conteúdo. Perfeito para interagir e construir autoridade de marca.
  • Instagram: ideal para textos mais curtos e divulgações, sempre com uma imagem agradável e que chame a atenção do público.
  • LinkedIn: rede social de cunho profissional em que, além de montar um currículo online e conhecer oportunidades de trabalho, também é possível produzir conteúdo e fazer networking.

Produção de conteúdo

Conteúdo é essencial quando falamos em marketing digital. As pessoas usam a internet para aprender, para conhecer algo e gostam de ter todas as suas perguntas respondidas. É aí que o palestrante deve entrar com a criação de artigos que sejam do interesse do seu público e que tenham a ver com a sua profissão, claro.

Os conteúdos devem ser bem escritos, com informações completas e aprofundadas, com estrutura agradável à leitura e no tamanho certo, nem curto demais e nem muito longo. Esse conteúdo pode ser publicado nas redes sociais ou no blog. 

Blog

O blog deverá abrigar os conteúdos criados pelo empreendedor e, para prender a leitura, deverá ter um bom layout, de fácil acessibilidade, além de ser otimizado para acesso via smartphone, tablet e outras ferramentas digitais. Crie um blog profissional e mantenha-o sempre atualizado com bons conteúdos.

Dicas para não errar

  • Conheça bem o seu público-alvo. Saiba do que ele precisa e crie as estratégias de acordo com as necessidades dele.
  • Use hastags nas redes sociais para facilitar a sua localização na internet.
  • Apresente conteúdos dinâmicos com artigos interessantes, vídeos, lives, infográficos, dicas etc. E faça postagens frequentes. Crie um cronograma para agendar cada postagem para que o seu público não se sinta abandonado.
  • Interaja com o seu público. Converse, tire dúvidas, agradeça o contato. Estreitar as relações é fundamental para criar vínculos.
  • Solicite depoimentos de seus clientes, pessoas que já assistiram às suas palestras e divulgue nas redes sociais.

O marketing está consolidado como um meio forte e eficiente para estabelecer a ligação entre produto e consumidor. Não importa se você está começando agora ou se já tem experiência larga no mercado. Adotar estratégias de marketing é uma atitude correta e essencial para todos. 

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