Social Media Marketing
Introdução

Quando falamos de marketing digital, o termo mídias sociais desponta como uma das grandes promessas e apostas neste universo. Que o marketing digital já conquistou o seu espaço na estratégia de empresas de todos os tamanhos, todo mundo já sabe. Porém, o universo das mídias sociais ainda é um desafio para muitos profissionais. Neste contexto, o termo Social Media Marketing vem ganhando cada vez mais força ao redor do mundo.

Vamos começar pensando no seu comportamento na Internet e nos dispositivos móveis. Quantas mídias sociais você conhece? Em quais delas você está presente? Quanto tempo por dia você costuma passar conectado às mídias sociais? Essa rápida reflexão já nos dá fortes indícios da importância destas ferramentas para todos os planos de marketing. Afinal, a sua audiência, independentemente do porte e da área de atuação da sua organização, também se encontra ali.

O Social Media Marketing também chegou para ficar e você, profissional de marketing e comunicação, precisa estar preparado. São muitas as possibilidades e oportunidades neste universo: relacionamento com o cliente, posicionamento de marca, construção de imagem, venda de produtos, etc. Neste texto, vamos explorar todos esses assuntos, trazer as principais redes sociais e a finalidade de cada uma, com várias dicas para tirar o melhor proveito delas.

Várias pesquisas e estudos foram realizados nos últimos anos para reforçar a importância das mídias sociais para uma estratégia de marketing de sucesso. Antes de mergulharmos neste universo, vamos conferir alguns números.

De acordo com o estudo chamado “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, realizado pela comScore Consultoria, o brasileiro é o povo que passa mais tempo nas mídias sociais, com uma média 60% superior aos demais países. Nós gastamos, em média, 650 horas por mês nesses canais. Ainda segundo a comScore, o Facebook é a rede mais acessada, onde quase 90% dos usuários de internet possuem um perfil.

Quase 70% das pessoas pesquisam informações a respeito de uma empresa ou produto nas mídias sociais antes de tomar uma decisão de compra. Interessante, não? Some-se a isso o fato de que receber conteúdo de qualidade e personalizado é um dos principais motivos que leva consumidores a acompanhar páginas de empresas nas mídias sociais.


Boa leitura!


Vantagens do Social Media Marketing


Vamos começar entendendo melhor as possibilidades e benefícios oferecidos por esse universo. As mídias sociais podem ser exploradas de diferentes formas pela sua empresa, tudo depende dos seus objetivos. Claro que o ideal seria trabalhar uma estratégia casada, mas em alguns casos isso não é possível e o ideal é entender exatamente como essas ferramentas podem ajudar.

Relacionamento e comunicação com o cliente: Uma coisa é fato: muitas pessoas procuram primeiro as mídias sociais quando têm algum problema com o seu produto e/ou serviço. E você precisa estar preparado para atendê-las no menor intervalo de tempo possível. As redes sociais tornaram-se um importante ponto de contato com os seus consumidores e possíveis clientes.

Entenda que no Social Media Marketing, a comunicação é a chave para o sucesso. Escute o que as pessoas têm a dizer, interaja com elas, promova o diálogo e tenha uma equipe preparada para tratar casos mais complicados com empatia e educação. Claro que ninguém gosta de receber uma reclamação, mas o segredo para se sair bem nesse tipo de situação é ser rápido e focar na solução.

Além disso, esse relacionamento que as mídias sociais permitem possibilita conhecer melhor a sua audiência as suas necessidades. Isso traz ideias e insights para você se diferenciar da sua concorrência e trazer conteúdos realmente relevantes para o seu público-alvo.

Construção de marca: como vimos na introdução desse artigo, muitas pessoas pesquisam nas mídias sociais sobre a sua marca, produto ou serviço antes de tomar uma decisão de compra. E aqui a imagem que você transmite e a marca que está construindo são determinantes.

Antes de postar qualquer coisa, pense bem se aquela mensagem está alinhada com a imagem que você quer que a sua audiência tenha da sua empresa. Seja coerente nos seus discursos e cumpra aquilo que você promete. Para isso, poste com frequência, cuide da gramática e das normas de português nos seus conteúdos, e dedique uma atenção especial as suas imagens e fotos. Todos esses pontos, quando bem executados, são diferenciais importantes na sua estratégia de Social Media Marketing.

Custo-benefício: quando comparado com outras estratégias de marketing, sejam elas online ou offline, o Social Media Marketing tem um custo mais baixo e um retorno excelente. Ele aceita investimentos baixos e você consegue acompanhar os seus resultados em tempo real, o que agiliza muito a tomada de decisão e permite alinhar a estratégia rapidamente.

 Além disso, caso você não possua dinheiro para investir, os resultados orgânicos, quando o plano de ação é bem desenhado, podem ajudar muito o seu negócio a crescer.

Oportunidade de conversão: como já falamos, as possibilidades nas mídias sociais são inúmeras. Além de toda a parte de relacionamento com o cliente e construção de marca, o Social Media Marketing, quando casado com toda a estratégia de marketing digital da sua empresa, pode ser decisivo para a venda dos seus produtos e/ou serviços.

 Muito além daquilo que vemos na timeline das principais mídias sociais, a maior parte delas fornece uma série de recursos para trabalhar anúncios diferenciados e bem segmentados de acordo com os seus interesses e objetivos, principalmente focando na conversão. Claro que isso requer um investimento, mas os resultados podem ser muito positivos.

 Aqui, a nossa dica é contratar um profissional capacitado ou contar com o apoio de uma agência para desenhar e executar o seu plano da melhor forma possível. Assim, o foco na conversão é garantido e a sua empresa explorará todas as possibilidades a seu dispor.

Benchmarking para uma estratégia campeã


Você já ouviu falar em benchmarking? Já aplica esse recurso nas estratégias de marketing da sua empresa? Essa prática é bastante conhecida no universo empresarial e pode ser definida como uma série de processos que buscam comparar e analisar o que é feito por outras companhias, sejam elas concorrentes ou não. Atenção! A ideia aqui não é copiar o que os outros estão fazendo, mas sim aprender novas técnicas e melhorar o que for possível na sua empresa.

 Neste universo do Social Media Marketing, o benchmarking pode ajudar muito e ser um grande diferencial. Você já segue os seus concorrentes nas mídias sociais? E as empresas apontadas como referência quando o assunto é marketing? É sempre muito importante estar por dentro do que outras empresas estão fazendo, como elas se comportam nas mídias sociais, como elas engajam com a sua audiência, que tipos de conteúdo estão gerando, como elas posicionam a sua marca, etc. Todos esses pontos são fundamentais no momento de pensar na sua estratégia.

 Que tal começar agora a realizar um levantamento de empresas que se destacam no Social Media Marketing e seguir as suas páginas? De repente a inspiração que você precisa está ali a apenas um clique.

 Conheça as principais mídias sociais


Agora que você já está por dentro dos principais objetivos do Social Media Marketing, vamos explorar as principais redes sociais que temos hoje no Brasil e como elas podem ser aproveitadas pela sua empresa.

Uma dica muito importante aqui é sempre estar atualizado sobre este universo, lendo blogs e sites sobre o tema, pois as mudanças acontecem muito rapidamente e novos recursos são lançados toda semana.

Facebook


O queridinho dos brasileiros, hoje ter uma página no Facebook é praticamente obrigatório para todas as empresas. Afinal, muitas pessoas procuram a página do seu negócio nessa rede social antes de decidir comprar o seu produto, visitar o seu estabelecimento ou adquirir o seu serviço.

O Facebook também é o queridinho dos brasileiros quando falamos de relacionamento nas mídias sociais. As pessoas comentam nos seus posts, marcam a sua empresa, enviam mensagens privadas, etc., e você precisa estar preparado para interagir e responder.

O segredo aqui é colocar-se no lugar da sua audiência e conhecer o seu público-alvo: o que ele deseja ver? Que tipo de conteúdo é relevante para ele? Claro que posts que geram engajamento são legais, mas não é só disso que a sua página vive. Traga conteúdos relevantes, dicas, artigos, vídeos informativos, etc. E nada de falar somente da sua empresa, hein?

 As imagens desempenham um papel muito importante e você deve dar uma atenção especial a este recurso. Capriche nas suas imagens e fotos, e nada de usar imagens de terceiros de forma irregular, isso é muito feio e pode trazer grandes prejuízos para a sua empresa.

 Dentro da sua estratégia de Social Media Marketing, o Facebook permite explorar uma série de recursos e segmentações, impactando exatamente as pessoas que você deseja. Além disso, dentro do Gerenciador de Anúncios e do Power Editor existe uma gama de possibilidades de formatos de publicidade que podem ser explorados.

 

Instagram


O Instagram chegou e conquistou o seu espaço rapidamente. Aqui o destaque fica por conta das fotos, mas muitos novos recursos foram agregados a essa plataforma. Se a sua empresa possui boas imagens para mostrar, estar presente neste canal é muito importante. Claro que a atenção com a qualidade das fotos deve ser redobrada por aqui.

Um dos segredos do Instagram é explorar as hashtags, pois isso facilita para que os usuários encontrem o seu conteúdo de acordo com uma temática especial dentro da rede, o que amplia e muito o seu tráfego orgânico. Capriche também no conteúdo que acompanha as suas imagens, transmitindo todas as informações que são importantes para a sua audiência de forma direta.

Por exemplo: se você possui um restaurante, além de apenas postar fotos lindas e apetitosas dos pratos, que tal colocar uma descrição para as pessoas saberem os ingredientes? Se você possui uma loja de roupas, que tal acrescentar as medidas de cada peça? Isso ajuda muito o seu público-alvo na hora de tomar uma decisão.

Há algum tempo, o Instagram passou a permitir anúncios e a segmentação aqui é muito rica, aumentando a assertividade das suas estratégias. E o Instagram Stories também chegou para ficar e permite várias brincadeiras e interações com a sua audiência. Mostre o dia a dia da sua empresa em tempo real, deixe que as pessoas façam parte da sua rotina e se sintam envolvidas com o seu negócio.

 
Twitter


Mesmo perdendo força no Brasil, o Twitter ainda é uma rede social explorada de forma interessante por diversas empresas. O foco deste canal em qualquer estratégia de Social Media Marketing está no real time, ou seja, tempo real. O Twitter está aqui para interagir com as pessoas sobre assuntos do momento na hora em que eles acontecem. Se a sua empresa encontrar uma forma interessante de tirar proveito disso, você tem muito a plantar e colher com essa ferramenta.

Aqui, as hashtags também desempenham um papel muito importante, pois facilitam a localização do conteúdo e permitem iniciar conversas com a sua audiência. Além disso, o Twitter também possui um gerenciador de anúncios, com mais recursos e formatos, que pode ser explorado pela sua empresa com um investimento baixo.

LinkedIn


Considerado uma mídia social para relações profissionais, o LinkedIn é explorado, principalmente, por empresas do universo B2B, ou seja, aquelas que fazem negócios com outras organizações. E para essas empresas, incluir o LinkedIn na sua estratégia de Social Media Marketing é muito importante.

Claro que as postagens por aqui precisam ser mais sérias e focadas em conteúdo de qualidade e na construção da imagem da sua companhia, mas também há espaço para descontração, quando na medida certa. Procure interagir e provocar discussões interessantes para a sua empresa, posicionando os seus executivos dentro das suas áreas de atuação como referência no mercado.

O LinkedIn possui ainda uma plataforma de anúncios que possibilita impactar as pessoas que são interessantes para a sua empresa, selecionando, por exemplo, o cargo e o campo de atuação dos profissionais que serão impactados pelos seus conteúdos. Quando utilizado de forma correta, mesmo exigindo um investimento maior que as demais mídias sociais, os resultados podem ser muito positivos.

YouTube


A famosa plataforma de vídeos se tornou uma queridinha entre pessoas de todas as faixas etárias. Afinal, uma coisa é fato: os vídeos conquistaram o seu espaço quando falamos de consumo de informação e a sua empresa não pode ficar para trás. Claro que produzir um vídeo de qualidade exige mais tempo e recursos, mas o resultado pode ser interessante.

Antes de começar a produção dos seus materiais, faça uma boa pesquisa para entender que tipo de conteúdo a sua audiência gosta de consumir, em qual formato e estilo, utilizando qual dispositivo, etc. Essas perguntas são muito importantes para definir o seu plano de ação.

Além disso, os seus vídeos hospedados no YouTube podem casar com a sua estratégia de marketing digital e ser utilizados em outros meios, como sites, blogs e newsletters. Isso direciona o seu público-alvo para essa mídia social.

No YouTube, não produza vídeos falando apenas da sua empresa, conte uma história, envolva o espectador, emocione…. E traga também vídeos úteis, com dicas e informações relevantes que realmente ajudarão no seu dia a dia. Um bom SEO no YouTube também faz toda a diferença, entenda as possibilidades e capriche na sua legenda, títulos, palavras-chaves, etc.

Mensuração dos resultados


Como em qualquer plano de ação de marketing, mensurar os resultados é muito importante. Não basta apenas ter uma página bonita nos principais canais de mídias sociais se isso não está trazendo números relevantes para a sua organização.

As mídias sociais fornecem uma série de dados que ajudam o profissional a avaliar os resultados das suas ações. E o melhor: esses dados podem ser acompanhados diariamente e em tempo real, o que facilita na hora de tomar uma decisão, alterar uma campanha ou mudar as estratégias de investimento.

Além disso, outra possibilidade interessante é a realização de testes. Muitas vezes, mudando apenas a cor ou o texto de uma peça, o resultado no Social Media Marketing já é totalmente diferente. Faça testes com a sua audiência e entenda em qual formato ela se comporta melhor.

Ao casar as suas ações de Social Media Marketing com os planos de marketing digital, fica muito mais fácil mensurar os resultados e justificar os investimentos. Analise quantas pessoas estão indo para o seu site ou blog a partir das suas campanhas sociais e qual o caminho que estão percorrendo até se tornarem um lead ou cliente. Coloque pixel nas suas páginas para avaliar se o comportamento das pessoas condiz com o esperado.

Claro que quando falamos de construção de marca é mais difícil mensurar os resultados, mas observando as taxas de engajamento e os comentários que você recebe já é possível ver se a sua empresa está no caminho certo.

 

Social Media Marketing e o papel dos influenciadores


Se você é um profissional de marketing ou comunicação, você provavelmente já ouviu falar sobre o Marketing de Influência, não é mesmo? A verdade é que essa nova ferramenta à disposição destes profissionais é uma grande aliada do Social Media Marketing e quando os dois são utilizados em conjunto, os resultados são muito expressivos.

Afinal, vamos pensar no nosso comportamento: quantas “celebridades da internet” você segue e consome conteúdo? Com que frequência? Dos micro aos grandes influenciadores, o fato é que essas pessoas conquistaram o seu espaço e hoje influenciam a opinião e ajudam na tomada de decisão de milhares de seguidores diariamente.

Desenhar uma estratégia com influenciadores pode ser muito positivo, mas, para isso, conheça a fundo este universo, as suas possibilidades e o perfil do influenciador que você irá se relacionar. O alcance dessas pessoas nas mídias sociais é muito alto e isso pode trazer um impacto positivo para a sua empresa. Hoje, diversas agências desenvolvem ações com influenciadores e auxiliam, inclusive, na hora de achar aqueles que mais atendem as suas necessidades de acordo com o serviço e/ou produto que você oferece.

Mais do que apenas enviar um mimo ou um convite para um influenciador, pense em uma ação maior para ampliar o seu alcance, seja a nível nacional ou apenas na sua região. O Marketing de Influência precisa andar de mãos dadas com o Social Media Marketing.


Conclusão


Com os números e as possibilidades que apresentamos ao longo desse artigo, ficou clara a importância do Social Media Marketing para todas as empresas. Conhecer a fundo todas as oportunidades que esse universo oferece permite desenhar um plano de ação consistente. Entenda o perfil da sua audiência e os objetivos da sua companhia, assim fica mais fácil tomar as decisões e começar a colocar as suas estratégias em prática.

Antes de criar perfis em todos os canais disponíveis, entenda em qual deles a sua audiência está presente e conte com um time de profissionais preparado para zelar pela imagem da sua empresa nas mídias sociais. O Social Media Marketing precisa ser desenvolvido com excelência para que os resultados sejam positivos, independentemente de quais sejam os seus objetivos.

 O bom do Social Media Marketing é que ele está ali disponível e acessível para empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação. Entenda como usar as suas vantagens a favor do seu negócio.

E nunca se esqueça do poder do consumidor nas mídias sociais. Escute o que as pessoas têm a dizer, interaja com elas, responda no menor intervalo de tempo possível e esteja preparado e aberto para receber críticas e sugestões. Esse canal de relacionamento com o cliente pode ser muito bem aproveitado se a sua empresa estiver preparada e consciente disso.

 Aqui, como em vários outros campos do marketing digital, o conteúdo desempenha papel fundamental. Portanto, pense direitinho a respeito das mensagens que você compartilhará nas suas mídias sociais. Elas precisam estar alinhadas com o posicionamento da sua marca. No relacionamento com o cliente, um bom conteúdo também é diferencial.

 Nós, da Redaweb, estamos prontos para ajudá-lo nessa missão. Conte com os nossos profissionais, com ampla experiência na produção de conteúdo sobre os mais variados assuntos, para desenhar uma estratégia de Social Media Marketing campeã.

 Boa sorte e muito sucesso nas mídias sociais!