O social selling e o social media marketing podem te ajudar na estratégia de inboud - entenda como

Conseguir aumentar as vendas da sua empresa sem gastar muito, atingindo o seu público-alvo, parece uma missão impossível? Pois saiba que não é. Existem canais específicos para realizar essa tarefa. Entre eles, estão o Social Selling (as vendas pelas redes sociais) e o Social Media Marketing (Marketing de Mídia Social).

Pois é, as redes sociais têm sido a sensação do entretenimento digital entre públicos de diferentes e variados perfis. Segundo pesquisa de 2019 da GlobalWebIndex, o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking entre 45 países, quando o assunto é tempo gasto em mídias sociais. São 225 minutos por dia.

Com essa predileção pela tecnologia e com as mudanças de comportamento do consumidor, os adeptos do Marketing Digital já perceberam que, além do lazer, as redes sociais podem ser uma fonte de receita para as empresas, através de anúncios e vendas de produtos ou serviços. 

Quando o objetivo é a venda direta, pura e simplesmente, estamos falando do Social Selling, ou venda social.

O que é o Social Selling?

Esse termo é atribuído à venda por meio das redes sociais. Ele consiste em fazer textos ou anúncios que atraiam a atenção do consumidor para levá-lo diretamente à venda de seu produto ou à contratação de seus serviços.

A solução parece fácil quando definida. Porém, não basta colocar os anúncios ou textos de maneira aleatória nas redes sociais e esperar pelo milagre do aumento em suas vendas ou contratações. Há uma série de variáveis que precisam ser analisadas e planejadas com muita atenção.

A manutenção da interação com o seu público-alvo é essencial. Pois, quando alguém acessa sua rede social, espera, como o próprio nome diz, socializar, e não fazer compras. Por isso, o Social Selling deve ser muito bem pensado. 

Especialistas do Marketing Digital apontam que os posts de Social Selling devem ser minoria se comparados com os outros conteúdos da empresa: 80% do conteúdo deve ser de entretenimento ou educação, por exemplo, e apenas 20%, de vendas. Ou seja, esses 20% precisam ser assertivos e eficazes.

O foco deve ser sempre saber qual a melhor estratégia a ser adotada para o aumento das vendas via rede sociais. Para isso, é necessário levantar, por exemplo, onde o seu público-alvo está mais ativo: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outros. 

Esse dado é importante e primário, pois nos ajuda a escolher se a ação será pulverizada ou direcionada a uma ou outra mídia social e qual o investimento será feito em cada uma.

São cálculos de métricas básicos do Marketing Digital que precisam ser executados e que interferem diretamente no negócio, independente do tamanho ou nicho que for.  

Se saber em qual rede o seu potencial cliente está é essencial, também é básico saber como se fala com ele e em que situação. 

Como fazer o Social Selling decolar

Como já foi apresentado acima, vender por meio de anúncios e textos nas redes sociais parece uma coisa simples, mas requer muita estratégia e pensamento rápido para mudar as táticas quando necessário.

Algumas perguntas básicas precisam ser respondidas para que suas vendas aconteçam e aumentem:

  • Em que redes eu encontro meu público-alvo? A vantagem de saber em que mídia eles estão gera, além de economia, uma maior assertividade, pois é característica das redes sociais a especificação do perfil do público em diversos aspectos;
  • Qual o engajamento que esse público tem com a minha empresa? Isso pode ser medido pelo número de visualizações, reações (curtidas e comentários), entre outros;
  • O que essas pessoas estão procurando dentro do seu segmento e quais suas vontades, paixões e dores? 

Esses questionamentos nem sempre são fáceis de serem respondidos. Mas, para isso, podemos contar com o trabalho de especialistas e o auxílio de ferramentas de monitoramento, como o Quintly, Iconosquare, Cyfe, Followerwonk, Google Analytics, entre tantos outros disponíveis no mercado, inclusive de maneira gratuita. 

A solução, então, é com esse acompanhamento em mãos, irmos avaliando cada ação e seus efeitos, bem como planejando novas estratégias de vendas dentro das várias mídias sociais.

E entre essas estratégias que podem acarretar em vendas por meio das redes sociais está o Social Media Marketing. Mas o que é isso e no que pode ajudar na estratégia de Inbound da sua empresa, ou seja, na atração de views e novos clientes? É o que vamos entender agora.

O Social Media Marketing

Se o Social Selling visa a ação propriamente de vender nas mídias sociais, o Social Media Marketing é a estratégia, o planejamento. O Social Media Marketing é o conjunto de ações de marketing voltadas especificamente para as redes sociais. Esse conjunto de ações vai muito além da venda em si. 

Na verdade, no Social Media Marketing, a venda pode ser até considerada uma consequência natural, pois ele visa fixar e posicionar sua marca, além de manter contato, aumentar e estreitar relações com os clientes. Ou seja, o Social Media Marketing é uma ferramenta essencial para aumentar a credibilidade e a visibilidade da sua empresa na Web. E, consequentemente, é essencial para a sua estratégia de Inbound.

Como no Social Selling, o texto e o conteúdo do Social Media Marketing devem ser primorosos, humanos e certeiros. Com um texto mais cativante, a chance de atrair novos leitores só aumenta, o que se reflete positivamente no interesse na compra de seu produto ou na contratação do serviço oferecido.

Mas como já foi dito no caso do Social Selling, no Social Media Marketing, também se faz necessário o monitoramento e a resposta rápida. Uma vez aberto o canal de comunicação com o público, é primordial a verificação rotineira de comentários, bem como dar respostas eficazes.

Tendo em mãos um Social Media Marketing eficaz e ativo, a imagem e o bom relacionamento de sua empresa com seu público-alvo, bem como as suas vendas pelas mídias sociais têm tudo para decolar.

A escolha é sua

Para realizar ou fomentar o Inbound de sua empresa, você pode escolher entre qual dos dois métodos quer seguir, de acordo com suas necessidades e expectativas.

Tanto o Social Selling (método mais específico, voltado diretamente para a venda em si) ou o Social Media Marketing (processo estratégico de ações que consequentemente acarreta na venda) são extremamente eficazes. Cabe somente a você e ao seu plano de Marketing Digital essa escolha.

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