Organize seu planejamento para campanhas de marketing nas redes sociais

Devido ao crescimento do marketing digital em empresas de todos os portes, essa estratégia tem se mostrado cada vez mais requisitada junto às agências e assessorias de imprensa. Portanto, o investimento em tal segmento faz parte das ações de vendas e divulgação mais bem-sucedidas no mercado.

Contudo, ainda existem muitos que executam as campanhas de marketing em redes sociais sem um planejamento adequado, o que compromete a eficácia das medidas. Para funcionar, as ações devem ser analíticas e bem-estruturadas em suas diversas etapas. Com base no cenário descrito, explicaremos em detalhes como organizar uma campanha de marketing digital de maneira planejada e efetiva, melhorando os resultados e reduzindo os custos. Ficou interessado no assunto? Então, continue com a leitura!

Por que investir em marketing digital em redes sociais?

Em um primeiro momento, precisamos deixar clara a importância do planejamento no marketing para redes sociais. Sem uma organização, as marcas acabam por gastar mais com projetos que não trazem o retorno almejado, por vezes, dando a impressão de que as mídias digitais não são veículos ideais para o seu negócio. Porém, com medidas bem-estruturadas, essas plataformas ajudam a incrementar a performance da companhia e geram maior rentabilidade. Ou seja, quem ignora o marketing online desperdiça e abre mão de um grande potencial de vendas.

Condução de pesquisa de mercado

Agora que você já está familiarizado com o planejamento de marketing em redes sociais, provavelmente esteja se perguntando por onde começar. O primeiro passo é imprescindível para o desenvolvimento do plano: a pesquisa. Ela serve para orientar os próximos estágios, além de identificar o seu público-alvo e metas da campanha.

Recomenda-se ainda estudar quais são as metodologias e tendências utilizadas pelos competidores, não somente para entender o que está dando certo, como também para evitar as iniciativas infrutíferas.

Depois de levantar os dados relevantes, você estará habilitado para a fase seguinte, que consiste em decidir as abordagens de marketing mais apropriadas.

Delimitação de objetivos

O planejamento de marketing traça um caminho para que você alcance os seus propósitos. Com as redes sociais, esse elemento não poderia ser diferente.

Um dos erros mais recorrentes ao usar essas plataformas na estratégia de conteúdo é não pensar em um objetivo para os perfis. São esses objetivos que guiarão as suas leitura de métricas, como explicaremos mais adiante.

Tem dúvidas sobre qual deve ser o foco da sua estratégia? Não tem problema. Veja algumas abordagens possíveis abaixo:

  •  Posicionamento de marca;
  •  Suporte ao cliente;
  •  Vendas diretas;
  •  Aumento de tráfego no site;
  •  Alcance de público;
  •  Fidelização de clientes.

Esses pontos podem contribuir na reflexão acerca da realidade da sua empresa e na definição de um foco.

Determinação de orçamento

A criatividade do departamento de marketing é sempre bem-vinda, mas algumas ideias esbarram em limitações orçamentárias. O quanto você pode gastar nas ações para mídias digitais determina se as iniciativas são realistas e factíveis. Aproveite a publicidade espontânea oferecida pelo compartilhamento dos leitores para atingir um número significativo de indivíduos sem gastos adicionais.

Conhecimento das ferramentas

Atualmente, os profissionais de marketing contam com uma variedade de recursos disponíveis em todas as plataformas online. Sendo assim, é preciso entender quais são as principais ferramentas e as suas finalidades na divulgação de uma marca. Cabe salientar que cada mídia possui um de número de particularidades que devem ser levadas em consideração em qualquer proposta. O especialista tem de pensar em medidas distintas para cada mídia social, com foco nos canais de maior popularidade entre o público-alvo. Portanto, a pesquisa de mercado mencionada no ponto anterior é indispensável.

Nesse contexto, recomenda-se que os integrantes do time sejam adeptos das redes sociais de maior alcance e estejam conectados, para assimilar o comportamento dos demais usuários em relação às postagens corporativas.

Exemplos disso são: roupas, acessórios, gastronomia, turismo, entre outros. Negócios do modelo B2B costumam prosperar no LinkedIn. O planejamento das ações ajuda você usar bem o seu tempo para explorar as plataformas.

Estabelecimento de cronograma

Embora o planejamento tenha um papel indispensável no marketing, ele depende de um cronograma bastante claro. Esse calendário permite o acompanhamento do trabalho executado por cada setor da entidade, validando e averiguando as tarefas. Para o gestor, ter a visão de todo o projeto auxilia na tomada de decisões, entre vários outros benefícios administrativos. A equipe, por sua vez, mantém-se atualizada das atribuições e prazos dos colegas. Essa dinâmica busca garantir uma comunicação mais simples e rápida entre todos os indivíduos envolvidos no projeto, independentemente do tamanho da empresa.

Definição do estilo de comunicação

Conforme as características da sua persona, faz-se necessário escolher a linguagem correta (formal ou informal) para a comunicação. Você pode adotar um tratamento mais institucional ou pessoal, segundo o perfil de lead. Não se esqueça de combinar a frequência das atualizações e o tempo máximo de espera para responder às mensagens recebidas. A agilidade e a constância da comunicação servem para fidelizar os clientes, algo essencial em um mercado tão competitivo. Hoje, a maioria dos dispositivos viabiliza o agendamento prévio das postagens e deixa você com mais tempo para se dedicar a outras áreas do marketing.

Produção de conteúdo

Agora, é hora de colocar a mão na massa de verdade. O conteúdo de qualidade será o grande responsável pelo desempenho favorável do marketing em redes sociais. É ele que irá sustentar a campanha e posicionará a marca como uma autoridade no seu ramo. O objetivo aqui é se aproximar dos seguidores e gerar valor por meio de publicações pertinentes e informativas. Uma presença digital positiva indica que o empreendimento é dinâmico e atualizado.

Se o contratante não criou uma conta em alguma rede importante, é o momento de fazê-lo. Em geral, veículos como Instagram e Facebook são excelentes para organizações que fornecem produtos ou com serviços de apelo visual.

Um dos métodos sugeridos para se prender a atenção do lead é diversificar os formatos das ações, isto é, desenvolver vídeos, textos de tamanhos variados e fotografias.

Mensuração de resultados

No fim, é fundamental aproveitar os recursos tecnológicos para verificar os resultados alcançados com as ações de marketing digital. Alguns dos parâmetros a serem observados são a quantidade e a qualidade dos leads cultivados, bem como o chamada ROI (Retorno sobre Investimento). Dessa forma, fica fácil identificar que tipo de conteúdo repercute melhor com a sua audiência. Afinal, não adianta orientar dinheiro e pessoal para táticas que não se convertem em vendas.

A partir das informações oferecidas pelo artigo, esperamos ter mostrado de modo satisfatório o valor do planejamento para as campanhas de marketing nas redes sociais. Para encerrar, convidamos você a acessar o site da RedaWeb ou entrar em contato conosco no telefone 0800 750 5564, caso queira contratar um plano de produção de conteúdo para o seu negócio.