Blog Planejamento de postagens: saiba o melhor horário para usar as redes sociais

Planejamento de postagens: saiba o melhor horário para usar as redes sociais

Planejamento de postagens: saiba o melhor horário para usar as redes sociais

A todo momento as empresas buscam um melhor posicionamento nas redes sociais. Destacar-se em meio a tanto conteúdo e algoritmos que priorizam certos tipos de postagem faz com que seja possível ser estratégico na hora de publicar. O aumento do engajamento é um resultado de pesquisas mas também de saber o melhor horário para postar.

A qualidade das publicações pode ser elogiada, mas se for postada no momento errado do dia, de nada adianta. Saber o melhor horário de entrada do post é essencial para conseguir se comunicar com mais pessoas, gerando likes, comentários e conversão de clientes. Monitorar e programar as postagens são ferramentas prioritárias para o sucesso. 

Tudo começa por conhecer o produto que será vendido e o público-alvo ao qual ele se destina. Os benefícios e as potencialidades do produto devem ser destacados e diretamente comunicados ao público. Este, por sua vez, precisa ser o alvo de estudos, monitoramento e entendimento das preferências. 

E então surge algo muito importante: o comportamento do público é diferente em cada rede social. A afirmação nos leva a concluir que deve haver um engajamento e direcionamento diferente para cada uma delas. Nada de um texto único aplicado a todas as plataformas, pois isso não dá certo. Nem mesmo publicar no mesmo horário em todas elas. 

Antes de conhecer o comportamento e o melhor horário de publicação das principais redes sociais, é preciso lembrar que todas elas utilizam algoritmos. A aplicação desses códigos define o que os usuários veem com preferência em seus feeds, definindo a organização deles. Usualmente, as postagens em destaque são sempre de amigos ou familiares, sendo necessário quebrar essa barreira.  


Facebook

Mesmo perdendo um pouco de seu fôlego, o Facebook permanece sendo a principal rede social do mundo. O que leva a concluir que a sua empresa precisa ter uma conta nela, uma vez que o cliente está lá. Todavia, é preciso estar atento aos melhores momentos de movimentação nela, assim é possível direcionar os principais posts para os horários de pico. 

A janela de horários para postar no Facebook está compreendida entre 9h e 17h. Neste período mais pessoas estão logadas nele. A tarde é ainda mais interessante, encontrando o seu pico de movimentação às 15 horas. Quanto aos dias, os melhores são terça-feira e quinta-feira, principalmente esta última. 

Fuja de postagens importantes depois das 17 horas, pois essa é uma janela de tempo em que as pessoas se desinteressam do que está acontecendo por lá. E o menor engajamento compreende a madrugada, até às 08h. Além disso, o sábado é o pior dia para as empresas, pois há um decréscimo de curtidas e visualizações. 

Tudo isso pode ser acompanhado através do próprio Facebook, que disponibiliza uma ferramenta de monitoramento dos seus clientes quando estão logados na rede. Basta acessar o painel na aba de Publicações. O único período noturno vantajoso para postagem de empresas é o domingo à noite, uma vez que as pessoas tendem a se preparar para a semana que se inicia. 


Instagram

O crescimento do Instagram nos últimos anos reforça o fato de que, hoje, essa é a rede social preferida de milhões de pessoas. Não dá mais para subestimá-lo. A ideia de postagens de vídeos curtos e fotos deu muito certo e pode ser um excelente caminho para as empresas se comunicarem com os seus clientes. 

Assim como o Facebook, o Instagram também utiliza um algoritmo em que se dá preferência a visualizações de postagens de família e amigos, não favorecendo o alcance orgânico. Portanto, é preciso usar de estratégias para furar o bloqueio, fazendo os posts em horários certos.  

O horário da tarde é o melhor para mobilizar e engajar no Instagram. Logo, direcione as principais postagens, sobretudo entre 15h e 18h. O único horário pela manhã que é interessante é às 11h, bem próximo ao horário do almoço, uma janela que as pessoas costumam usar para se informar. 

Quarta, quinta e sexta-feira são os melhores dias para o Instagram, que mais geram movimentações. Cabe destacar uma particularidade desta rede social: ela consegue manter o engajamento durante o fim de semana. Não no mesmo volume que um dia de semana, mas ainda assim apresenta resultados muito bons. E sempre no período da tarde.

Fuja de postagens noturnas, uma vez que o tráfego é bem mais reduzido nessa faixa de horários. Procure utilizar ferramentas de monitoramento das redes para conhecer e estudar a movimentação de cada postagem. O seu público-alvo reage a aquilo que gosta, no momento adequado, portanto, é preciso ficar de olho. 


Twitter

O Twitter é uma rede social bastante diferente quando comparada com o Instagram e Facebook. Há limitação de caracteres, o engajamento é medido por quantidade de menções por segundos e tudo parece acontecer de maneira rápida. A vida é curta por lá e o tempo passa rápido, mas dá para aproveitar muito bem as suas características.  

Quer causar nas redes sociais? Então o Twitter é a chance de fazer a diferença e ganhar a notoriedade que a empresa está procurando. Ele é tão diferente que os melhores horários de engajamento estão no período noturno, principalmente entre 19h e 22h durante a semana. Todos querem comentar sobre os assuntos do momento. 

Dê preferência para postagens especiais na sexta, que é o melhor dia. Além disso, fuja do domingo, sobretudo pela manhã. Hoje é possível escrever postagens de até 280 caracteres, no entanto, aquelas inferiores a 100 caracteres encontram maior engajamento por lá. Saber ser conciso e direto nas mensagens é um trunfo para as empresas.  

Empresas que praticam o Business to Business (B2B) devem explorar o período diurno para as suas postagens, enquanto aquelas que trabalham o Business to Commerce (B2C) encontram retornos positivos durante a noite também. Tudo é uma questão de entender o cliente e o que espera encontrar para, então, se comunicar diretamente com ele. 


As demais redes sociais

O LinkedIn é uma rede social voltada para o trabalho e emprego, tendo uma característica mais formal. O que leva a concluir que o melhor período para postagem nela está imediatamente antes e depois do horário do expediente. É neste momento que os recrutadores e executivos a acessam para conhecer novos perfis. 

O Tumblr trabalha em pequenos blogs customizáveis que se reúnem em torno de preferências. É uma rede social ainda em busca de maior espaço no Brasil, mas que atrai bastante a juventude. O seu melhor período de engajamento é o noturno ou períodos de descanso, como os fins de semana. Muito bom para investir enquanto as outras redes sociais estão com baixa movimentação. 

Precisa de ajuda com seu conteúdo? Então, assine um plano de produção de conteúdo e aumente o engajamento da sua empresa. Acesse o site da RedaWeb ou ligue para 0800 750 5564.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-marketing-digital dicas-para-adaptar-o-seu-conteudo-para-as-redes-sociais saiba-como-fazer-a-analise-de-dados-das-suas-redes-sociais
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564