Post certo no momento certo: saiba qual o horário de maior acesso nas redes sociais
Depois de uma boa pesquisa e planejamento, os conteúdos foram criados com material relevante para o leitor. Porém, poucos foram os engajamentos com a publicação, o que prejudicou toda a estratégia do marketing digital. Mas o motivo é simples: desconhecer a melhor hora para publicar seu post. Mesmo que as redes sociais permaneçam ativas por 24 horas, há horários de pico em visualizações, especialmente do seu público alvo.
Se detalhes como esse passam despercebidos, a tarefa de captar novos leads fica ainda mais desafiadora e complexa. Para captar mais cliques e interações, é preciso saber a hora certa para pescar essas pessoas. Mesmo que o rio esteja repleto de peixes, aproveitar a concentração deles num mesmo ambiente permite pesca-los de forma certeira e em maior quantidade.
Quando tudo está conectado positivamente
O principal objetivo do uso das redes sociais é gerar receita para a empresa, mesmo que isso demore mais tempo do que o desejado. E a forma com que esse crescimento acontece é exatamente captando novos possíveis clientes, encantá-lo com bons conteúdos e tornar o seu produto ou serviço essencial para eles. Parece simples, mas o resultado depende de uma série de ações feitas com muito cuidado e rigor.
Cada detalhe faz parte de um conjunto focado para ser bem sucedido e deve ser construído com uma boa pesquisa. Nela é preciso se avaliar a concorrência e como ela se comporta diante do público alvo, onde é possível encontrar diferenciais, o tipo de conteúdo que pode ser mais interessante para esse público e onde ele está.
A última questão é fundamental. De nada adianta realizar um belo trabalho de conteúdo, para postar em redes sociais que não são procuradas pelo seu público alvo. Por exemplo, mesmo que o Instaram esteja sendo muito procurado pelas pessoas e se destacando como um dos mais visualizados, é preciso conferir se o seu público está nele e se a linguagem do seu conteúdo será adequada a essa rede.
Ciente das redes mais adequadas é a hora de saber qual momento é mais assertivo ao seu público. Isso garante que sua publicação não se perca no meio de tantas outras e chegue até quem interessa, de forma orgânica.
Aparentemente, é fácil escolher um horário para fazer publicação. Quem está sempre conectado as redes, percebe que o período do fim da manhã e toda a tarde, há mais publicações. Porém, mesmo sendo importante aproveitar a intuição e criatividade para fazer ações no meio digital, eficaz mesmo é saber os momentos mais indicados.
Não é possível ter cem por cento de certeza, de que determinado horário vai atingir certeiramente o seu público alvo e provocar mais engajamentos. Mas sem dúvida, ao conhecer todos os horários e os motivos que o fazem ser interessantes, é fundamental para torna-la mais acessível e viável.
Portanto, vale sempre a pena planejar, executar e medir sua estratégia para as redes sociais. Saber os horários de maior e melhor tráfego acaba se tornando um trunfo diante da concorrência. É como se conseguisse um atalho para passar à frente dos outros e ir direto para seu futuro cliente.
Há ainda a questão do tipo de conteúdo mais adequado para determinado horário. Ao encontrar os melhores períodos para publicar seus posts, é preciso entender que nem todos atendem aquela gama de público do momento. Há publicações muito mais adequadas para os períodos noturnos ou de início da manhã, que poderão dar uma resposta mais satisfatória.
A compatibilidade entre o conteúdo de qualidade e a melhor hora para publicá-lo, é fundamental para a estratégia de marketing. Essa questão deve ser o ponto-chave do planejamento, ao considerar os horários e a adequação do tema para trazer uma melhor resposta do público.
Naturalmente, os ajustes são naturais no decorrer do processo. Quando se posta um conteúdo dentro do horário mais adequado, serão mensurados a hora, o dia da semana e a quantidade de interação que foi conseguida. Com isso, dá para fazer comparações entre outros períodos também encontrados como produtivos.
Como descobrir o melhor horário da sua rede social?
O Facebook é a rede social mais popular do mundo, com mais de 1,18 bilhões de usuários ativos no mês. Mesmo com outras despontando em visibilidade e com alterações profundas em sua estrutura e até nome, ele continua sendo o caminho mais procurado pelas empresas para a mídia digital.
O maior problema do Facebook é que os seus algoritmos não param de mudar, o que torna as postagens orgânicas ainda mais difíceis de chegarem ao seu público. Por isso, é fundamental estar sempre atento as nuances de mudanças e não ter medo de mudar as estratégias para melhorar a interação das postagens.
Ativo todos os dias da semana, mais do que as outras redes sociais com picos de audiência voltados aos dias úteis, o Facebook acaba se tornando mais difícil de encontrar os melhores horários para sua audiência. Mas há padrões significativos que foram notados, tais como:
- As quartas e quintas são os dias mais recomendados a postagens, já que tendem a obter maior número de visualização e interação;
- Nesses dias em especial, o período do começo da tarde, a partir das 13h, é o de maior concentração de atividades;
- Nos outros dias da semana, os horários de 9h às 15h são mais seguros de obterem engajamento do que os outros;
- Do meio para o fim de semana, há uma maior busca pela rede social.
O Facebook é tão importante para o marketing digital, quanto sua dificuldade em garantir um engajamento. Programe sempre suas postagens de acordo com os horários mais indicados, buscando usar vídeos no lugar de fotos, já que eles ainda dominam a audiência e possuem um alcance orgânico de cerca de 8,71% a mais. Mas cuidado com a sua origem, já que alguns vídeos de outros canais são reproduzidos sem som. Foque nos vídeos mais envolventes, com legendas e que não precisem de áudio para se comunicar.
Nunca poste conteúdos aleatórios no Facebook, ao contrário, mantenha sempre os olhos voltados a sua relevância, monitorando cada movimento da sua postagem. A rede social possui ótimas ferramentas para mensuração. Outro ponto importante para se dar bem no Facebook é fazer posts curtos, agradáveis de serem lidos, que causem algum tipo de impacto positivo. Textões são ótimas formas de afugentar sua audiência.
Já o Twiitter, rede social de mensagens curtas e dinâmicas, tem seu horário nobre para postagens de 13h às 15h, de segunda a quinta. Pela própria dinâmica da rede social, as mensagens mais curtas e objetivas são mais bem aceitas pela audiência.
Diariamente, a partir das 16h já começa a diminuir a audiência, principalmente de segunda a quinta. Inclusive, o período de meio-dia de quinta é o de maior atividade da semana na rede social. Já o período da noite e madrugada que são os piores para publicações no Twitter. Seu tráfego cai significativamente, assim como postagens às sextas-feiras.
Como há engajamentos diferenciados entre as categorias, como clientes corporativos do B2B e B2C, a estratégia precisa ficar atenta a esses detalhes. Os dias de semana na parte da manhã, para esse perfil, é o mais adequado às postagens. O Twitter valoriza ainda mais a qualidade e não quantidade de postagens, para criar um hábito de publicações. Siga os líderes de sua área, para criar possíveis envolvimentos com eles. Os usuários dessa rede também preferem quando a marca propõe um engajamento com menos promoções do seu nome.
O Instagram vem ganhando muito destaque dentre as redes sociais, especialmente após sua compra pelo Facebook. Se antes as marcas investiam timidamente nele, hoje elas descobriram o poder desta rede social especializada em imagens.
Segundo a Forrester, o Instagram hoje tem a maior taxa de interação por seguidor, pela sua própria estrutura dinâmica e envolvente, que estimula a pesquisa. A rede também possui algoritmos complexos de se alcançar organicamente, mas o principal estímulo é que há maior flexibilidade de horários para suas postagens mais efetivas e a adesão de novos usuários não para!
Durante a semana, de segunda a sexta, as publicações são mais bem-vindas na audiência. Especialmente na segunda, o Instagram recebe um volume bem maior de materiais postados e que, curiosamente, não são indicados dentro do horário de 15h. Os melhores horários são de 8h às 14h e de 16h às 17h.
O Instagram se tornou o queridinho das marcas. Ele atrai mais empresas do que o Twitter e se posiciona em segundo lugar, só perdendo para o Facebook, mas não sem tirar boas fatias de sua audiência. Por haver um elo que permite as publicações de ambos serem feitas simultaneamente, uma rede acaba ajudando a outra quando as postagens possuem uma linguagem em comum.
Ao observar as contas com maior destaque no Instagram, se deparam com cores consistentes e agradáveis, com um padrão comum entre as postagens. Essa coesão ajuda a identificar a marca. As postagens também usam hashtags e emojis, para reforçar a sua notoriedade, inclusive de si mesmo. Como a linguagem é mais jovial, as postagens podem ser um pouco mais pessoais, para se conectar melhor com seus usuários.
Mas fique atento que os usuários do Instagram, mais do que as outras redes sociais, fogem de marcas que se promovem excessivamente. Para não errar, mantenha o Princípio de Pareto com o uso de 80% mais conteúdos educativos e informáticos, com 20% de promoção.
Os melhores horários de outras redes são:
- Pinterest – entre 14h e 16h e de 20h às 23h;
- Tumblr – O período da noite, especialmente de 19h às 22h;
- Google – O ideal são dias úteis de 9h às 11h.
- LinkedIn – De terça a quinta, de 12h às 17.
Agora que já conhece os melhores horários para publicações, capriche no seu conteúdo e comece a colocar em prática sua estratégia. Mas procure nosso site para obter mais dicas e também contratar os nossos serviços de marketing digital.