Saiba as ferramentas essenciais para o marketing digital
Existem várias ferramentas de marketing digital no mercado, com cada uma delas contendo seu diferencial em relação às outras. São diversas as funcionalidades disponíveis, e por isso, é impossível dizer qual é a melhor ou pior para o seu negócio.
Isso porque cada empresa tem as suas próprias necessidades, e o que pode ser bom para você, pode ser ruim para outra marca. Por isso, não seria certo dizer que uma ferramenta é essencial enquanto que outra, que faz um serviço parecido, não é.
Contudo, ainda assim, é possível destacar algumas ferramentas do mercado, que contam com funcionalidades mais úteis para seus usuários. Seja emitindo relatórios, ou ainda otimizando o ranqueamento dos sites, são muitas as opções a serem analisadas.
E se você está interessado em conhecer as ferramentas mais especiais para quem trabalha com marketing digital, não deixe de ler o artigo a seguir!
SEMRush
O SEMRush é uma ferramenta essencial para quem está investindo no mercado de marketing digital. Por meio dele, é possível ter análises detalhadas dos resultados que seu portal está tendo em comparação com os concorrentes no Google.
Na ferramenta, é possível conferir o volume de buscas de palavras-chave, além de permitir conferir quais são as keywords que mais geram visitas ao seu site. O interessante é que também é possível fazer o mesmo em relação à sua concorrência.
O site é pago, porém, é possível fazer uso dele de forma gratuita, durante um pequeno período de testes. São várias as funcionalidades presentes na ferramenta, o que permite uma análise aprofundada dos seus esforços na internet.
Google Analytics
Outra ferramenta essencial para o marketing digital é o Google Analytics, uma das mais populares do mercado atual. Por meio dele, é possível contar com números relacionados às visitas em seus sites e blogs, para auxiliar em sua estratégia.
Além de conferir o número de visitas, é possível verificar o tempo de permanência nas páginas, e outras informações valiosas. A própria ferramenta emite relatórios sobre isso, além de permitir visualizar os dados de mais um portal em um único software.
Para seu uso ser efetivo é necessário instalar sua extensão nos sites a serem vistoriados, e apenas isso. A boa notícia para quem está pretendendo contar com esses serviços, é que o Analytics é totalmente gratuito, diferente do SEMRush.
RD Station
Ferramenta básica na estratégia de marketing digital de diferentes empresas, a RD Station é uma plataforma completa de automação. Por meio dela, é possível fazer com que as estratégias do seu time sejam feitas de forma automática, poupando tempo dos envolvidos.
A RD Station, sozinha, consegue atrair visitantes, transformar eles em leads, e fazer com que as visitas se convertam em venda. Além disso, também é possível analisar quanto é necessário investir para que o seu negócio consiga fechar uma venda.
Com inteligência de negócios como seu maior ponto forte, além de automação de marketing, a RD Station é perfeita para várias empresas. A emissão de relatórios detalhados, mostrando dados essenciais para suas estratégias, também são outras funcionalidades da plataforma.
WordPress
Nenhuma estratégia de marketing digital é efetiva sem a produção de conteúdo para o seu público. E por essa razão, é muito importante contar com um plataforma de CMS que seja simples de ser manuseada, além de contar com diversas funcionalidades.
A principal entre todas elas é o WordPress, que permite a escrita de textos para serem publicados. Além disso, existem diversos plug-ins que podem ser instalados na ferramenta, para otimizar as práticas de SEO, entre outras funcionalidades.
É possível fazer portfólios, sites, blogs, entre outros domínios da internet, apenas ao utilizar o WordPress. A ferramenta é totalmente gratuita, porém, alguns plug-ins podem cobrar para serem instalados, sendo necessário estar atento para esse ponto.
Headline Analyzer
Essa ferramenta é mais voltada para quem está interessado em alinhar os títulos dos blogs posts com o seu material. O seu intuito é fazer com que as chamadas se tornem mais atrativas para visitantes, o que acaba gerando mais cliques.
Ou seja, é uma ferramenta que altera o título dos seus textos, para fazer com que ele seja mais impactante para sua audiência. Por mais que não pareça muito, esse aspecto é essencial durante o momento de conseguir captar novos usuários.
A ferramenta analisa, sozinha, os textos que estão presentes no Google, fazendo uma chamada única para o seu texto. O seu uso é totalmente gratuito, e pode ser interessante para quem está procurando por formas de aumentar o seu alcance na internet.
MailChimp
Para quem investe em e-mail marketing, o MailChimp pode ser a ferramenta perfeita para o seu empreendimento. Por meio deles, é possível programar disparos, de forma automática, para garantir que sua audiência tenha contato com o seu material.
Além disso, é interessante destacar que, caso você ainda não tenha uma lista de e-mails montada, o MailChimp realiza esse trabalho para a empresa. Além disso, como dissemos, ele realiza os disparos, para facilitar a comunicação entre as duas partes.
O e-mail marketing é uma estratégia extremamente importante para muitas empresas e não pode ser deixado de lado. Se sua marca ainda não investe no meio, começar pelo MailChimp pode ser uma forma interessante de colocar o negócio nos eixos.
Buffer
O uso das redes sociais é extremamente importante dentro de estratégias de marketing digital, e por isso, essas plataformas merecem atenção especial. Porém, gerenciar todas elas pode ser trabalhoso, o que desanima muitas empresas.
Porém, com o Buffer, é possível fazer a gestão das plataformas de maneira simples e prática. Na plataforma, existe a possibilidade de programar posts para o Twitter, LinkedIn e Facebook, facilitando com que sua marca consiga aumentar o alcance.
No entanto, é claro, é preciso montar os posts, e definir quais os melhores horários para que as postagens aconteçam em cada plataforma. No mais, o serviço do Buffer é pago, contudo, também conta com sua versão gratuita para vários usuários.
Facebook Ads
Por último, entre as principais ferramentas de marketing digital, deixamos o Facebook Ads, que conta com grande valor para várias empresas. Por meio dele, é possível pagar para que o seu anúncio apareça no feed de notícias de vários usuários.
Isso aumenta o alcance da marca, e por isso, é tão importante para quem quer que o cliente crie familiaridade com a sua empresa. Os valores são acessíveis, o que torna o uso da ferramenta útil até mesmo para empreendimentos que não tenham muitos recursos.
O lado bom do uso do Facebook Ads, é que os anúncios são segmentados, para usuários que, de fato, vão se interessar pelo material. Sendo assim, é possível atingir um bom número de possíveis clientes, sem a necessidade de investir muito na estratégia.
No mais, nosso artigo acaba aqui, mas se você quer ter uma estratégia de produção de conteúdo eficiente, para o marketing digital da sua empresa, não deixe de acessar o site da RedaWeb ou entrar em contato conosco pelo número 0800 750 5564!