Você sabe qual a melhor rede social para um empreendedor?

A presença na internet e o uso do marketing digital são essenciais para que os empreendedores possam obter sucesso, pois é assim que poderão conseguir chegar até um maior número de pessoas de forma mais rápida e com menos custos, o que aumenta exponencialmente as chances de sucesso de seu negócio.

Porém, não basta saber aplicar as técnicas de marketing digital e estar presente na internet, é preciso que o empreendedor esteja no mesmo ambiente que o seu público-alvo, de forma que possa levar seu conteúdo até as pessoas certas, que terão um maior interesse em adquirir seus produtos ou serviços.

Desta maneira, as redes sociais são plataformas indispensáveis para os empreendedores, pois é nestes sites que a maior parte do público passa o seu tempo quando conectado, seja para fins de informação ou entretenimento. Ao estar presente nas redes sociais, o contato com seus clientes será ainda mais direto, rápido e eficiente.

No entanto, é preciso que ter um bom planejamento para estar presente nas redes sociais em, para que seu marketing digital possa ser ainda mais eficaz. Isto não significa, porém, que não se possa estar em todas as redes sociais, mas sim que algumas delas devem receber maior atenção dos empreendedores, pois podem concentrar mais pessoas que compõem o público-alvo.

A presença na internet e o uso do marketing digital são essenciais para que os empreendedores possam obter sucesso, pois é assim que poderão conseguir chegar até um maior número de pessoas de forma mais rápida e com menos custos, o que aumenta e o seu público-alvo.


As redes sociais mais importantes para um empreendedor

Confira, a seguir, quais são as redes sociais mais importantes para que um empreendedor possa fazer uso de seu conhecimento de marketing digital e otimizar os resultados de sua empresa:


1 – Facebook

A principal rede social em todo o mundo, o Facebook é também a plataforma com maior número de usuários no Brasil, o que significa que esta rede social concentra a maior parte de seu público-alvo, ou em alguns casos até a sua totalidade.

Desta maneira, ao estar presente no Facebook, um empreendedor pode traçar estratégias muito eficientes de marketing digital, com a certeza de obter bons resultados pelo grande alcance que seu conteúdo terá nesta plataforma. Além disso, há a opção de segmentação de seu público, bem como a possibilidade de impulsionar suas publicações por meio de posts patrocinados, que permitem atingir um número ainda maior de pessoas na rede social.

Estas características do Facebook de concentrar muitas pessoas em uma mesma plataforma fazem com que esta rede social seja importante para todos os empreendedores, independente de seu segmento de mercado.


2 – Instagram

A rede social que mais cresceu nos últimos anos e que conta com o maior crescimento no número de usuários é o Instagram, de forma que assim como o Facebook, esta plataforma também pode concentrar uma grande parte do seu público-alvo, o que a torna muito importante para os empreendedores.

Porém, a utilização do Instagram é muito diferente, uma vez que a plataforma é voltada muito mais para as imagens e vídeos de curta duração. O conteúdo escrito é apenas um complemento de sua postagem, e não o foco principal de uma publicação. Assim, é fundamental que haja um trabalho voltado para que as suas imagens transmitam informações relevantes aos seguidores, ao mesmo tempo em que sejam atrativas, e os tornem leads de sua empresa.

É importante também ter um cuidado em adequar a utilização do Instagram ao foco de sua empresa, pois é uma rede social muito visual, mais indicada para alguns segmentos, como as empresas voltadas à moda, beleza, atividades fitness, entre outras que possuem maiores chances de sucesso nesta plataforma.


3 – LinkedIn

Todo empreendedor precisa conhecer a importância que o LinkedIn possui para a sua empresa, pois é uma rede social que reúne profissionais e empresas, com uma proposta de ser um ambiente profissional e de facilitar a troca de experiências e oferecer melhores oportunidades para ambos.

Desta maneira, um empreendedor deve estar presente na rede social tanto com o seu perfil profissional quanto com uma página para a sua empresa, pois isto irá trazer uma série de benefícios, inclusive a possibilidade de contratar novos funcionários para a sua empresa no futuro.

Com relação às empresas que melhor se adequam ao perfil do LinkedIn, aquelas que atuam com a venda de produtos ou serviços para outras empresas, podem encontrar melhores oportunidades nesta plataforma, o que significa uma necessidade de atenção especial para esta rede social, mesmo que estejam presentes nas demais.


4 – YouTube

Com uma importância cada vez maior dos conteúdos audiovisuais, estar presente em uma plataforma que trabalha essencialmente com a postagem de vídeos é uma maneira muito eficiente de atrair atenção para a sua empresa. Desta maneira, os empreendedores devem ter uma atenção especial com o YouTube, e analisar se seus clientes poderão estar mais próximos de sua marca com a postagem de vídeos.

Para que esta rede social gere bons resultados, no entanto, é importante que haja uma adequação dos vídeos para que atraia o seu público-alvo, pois apenas a postagem de vídeos aleatórios não produziria impacto algum para a sua geração de leads e melhor alcance de sua marca.

Algumas opções de vídeos que podem gerar bons resultados para os empreendedores no YouTube são vídeos de produção de seus produtos, depoimentos de clientes, entre outros, sempre com o intuito de gerar um conteúdo atrativo para o seu público-alvo.


5 – WhatsApp

Embora seja um aplicativo de mensagens, o WhatsApp também pode se encaixar na definição de redes sociais essenciais para um empreendedor, pois é uma excelente maneira de estar em contato diretamente com seus clientes, para que conheçam melhor seus serviços e produtos, de forma que possam optar por conhecer melhor a sua empresa. Isto faz o WhatsApp ainda mais importante para empreendedores que estão em início de trabalho e buscam conseguir uma melhor divulgação.

No entanto, é preciso ter um cuidado especial com o WhatsApp, pois por se tratar de uma plataforma mais pessoal e de contato direto, é preciso evitar ser muito invasivo. Assim, oferecer opções para que os clientes se cadastrem para receber mensagens ou entrar em grupos de sua empresa são maneiras de tornar esta plataforma mais efetiva para obter melhores resultados.

Para que você não tenha problemas em nenhuma das redes sociais nas quais esteja presente, é importante contar com um conteúdo que seja atraente, relevante e que tenha qualidade para oferecer aos seus seguidores. Para ter sempre o melhor conteúdo em suas páginas, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de produção de conteúdo disponíveis!